TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
lucasdaniel88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 185
Registrado em: 27 Out 2013, 19:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por lucasdaniel88 »

waldir escreveu:
lucasdaniel88 escreveu:Muito legal o teste o meu está em 0.23

Lucas fique de ôlho, meça a condutividade a cada 15 dias. Quando chegar no 0,30VDC ou 300 milivolts comece a se planejar para adquirir o aditivo, + água deionizada ou filtrar água para ser colocada junto com o aditivo, ou torneiral se preferir.

Se vc medir na escala 2000m vai mostrar mais preciso. Por exemplo o valor que vc encontrou 0,23 pode ser 228 ou 234 milivolts. A terceira casa não é importante é só um preciosismo.

Abs

waldir
Bom ter tocado no assunto, quando eu fiz o teste o carro estava frio sem liga uns 2 dias, ai ligue ele hj e deixei ligar o radiador umas 3 vezes ai fiz o teste novamente,
no topo do fluido deu 0.25 0.26 mas ai eu peguei e joguei o cabo la em baixo e deu 0.30 a 0.33, uma coisa que eu notei no carro é que o radiador liga o motor aquece e eu não vejo
a água voltar do motor por aquela mangueira de retorno que fica em cima, parece que a água fica parada no motor.......
Eu até deixei a tampa aberta todo o tempo....
Pequena Reforma viewtopic.php?f=43&t=28647.

Monza 87/88 Sedan Classic 2.0
Imagem
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por frfavoreto »

Parece que nos motores de monza e kadett a água não retorna mesmo por essa mangueira fina, nem mesmo na ausência da válvula termostática.

Em vários outros carros eu já reparei que retorna bastante água por ela.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
lucasdaniel88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 185
Registrado em: 27 Out 2013, 19:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por lucasdaniel88 »

frfavoreto escreveu:Parece que nos motores de monza e kadett a água não retorna mesmo por essa mangueira fina, nem mesmo na ausência da válvula termostática.

Em vários outros carros eu já reparei que retorna bastante água por ela.
Mas desde de fabrica que acontece isso ? para que serve aquela mangueira então ?
não sei sair pressão de dentro do motor...isso ? :smt017 :smt017
o ruim é que a agua não circula completamente então se o teste fosse perto da bomba d'agua daria um valor diferente não ?
Pequena Reforma viewtopic.php?f=43&t=28647.

Monza 87/88 Sedan Classic 2.0
Imagem
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por waldir »

Lucas,

O reservatório é de expansão e não de circulação de água.

vide o diagrama do tópico viewtopic.php?f=9&t=28578#p352358

Em algum momento que o volume de liquido aumentar por aquecimento ou em função da VT fechando pode haver um refluxo do radiador e o reservatório de expansão está lá para preservar mangueiras. Eu já vi o refluxo no meu.

Tanto é verdade que o liquido expande para o reservatório pelas duas mangueiras que aqueles que não usam aditivo teriam seus reservatórios branquinhos e não amarronzados pela oxidação do liquido.

Quanto a medição da condutividade, a caneta negativa deve tocar o fundo do reservatório, ou pelo menos cobrir a ponta metálica.

O reservatório está em contato com a grande massa de água, tanto é que deve-se manter o nível médio no reservatório de expansão,
e os elétrons circulam no meio liquido com cargas negativas e ou positivas agregadas a óxidos. Então tanto faz medir ali ou na galeria do motor que a leitura será a mesma.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
ronan marcos
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 29 Mai 2009, 19:16
Cidade: Lagoa santa
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por ronan marcos »

waldir, uma pergunta... eu medi com o carro ligado e marcou 0,55 e foi subindo 0,60... isso é normal??? logo depois medi com o carro desligado e quente, marcou 0,31 e foi descendo 0,28... seria por causa do alternador???
Ronan Marcos...
quem nao tem ,morre de vontade de ter um...rsrsrsrs
ImagemImagemImagemImagemImagem
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por waldir »

ronan marcos escreveu:waldir, uma pergunta... eu medi com o carro ligado e marcou 0,55 e foi subindo 0,60... isso é normal??? logo depois medi com o carro desligado e quente, marcou 0,31 e foi descendo 0,28... seria por causa do alternador???
ronan,

não deve medir com ele quente ou com a chave ligada.

1º Meça a bateria deverá estar acima de 12,3VDC
2º Caneta vermelha no polo positivo e a negativa no cabeçote. Deve acusar os mesmos 12,3V Se não acusar a mesma medida da bateria que mediu antes, o teste não será válido, por que há problema no aterramento.

Medir com ele quente as moléculas de óxidos carregadas eletricamente estarão circulando mais rapidamente.
Com ele frio, desligado, as partículas metálicas/óxidos estarão assentadas e a medida será da condutividade "silenciosa".
Embora o ideal é que não ultrapasse 0,3VDC mesmo quente quando o pH varia de 7,5~8,0 para 8,1 a 9,0, isto é já alcalino, agindo sobre o alumínio em efeito galvânico.

Se mantiver o pH 7,0 não há condutividade (significativa) e a medição deverá ser de 0,0 a 0,09VDC. A partir de 250 milivolts (0,25V) já é um sinal amarelo para abóbora.

Se estiver com 0,28 VDC não espere muito, se programe, lave o sistema e coloque o aditivo na proporção 60 água e 40 aditivo ou na indicação do rotulo do aditivo escolhido.

No meu caso que uso o HiTech eu coloco 1 litro do aditivo e completo com água filtrada para redução do cloro (faço isto desde 2010) tem durado quase 1 ano. Nas reposições intermediárias quando abaixa o nível do reservatório eu completo os 30 ou 50 ml com aditivo preparado.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: TESTE DE CONDUTIVIDADE DO LIQ/ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por luiz sle »

Fiz o teste hoje no meu Monza, deu 0,16V. Tô usando o Delphi verde, de dois anos.

O reservatório de expansão está com uma fuligem de ferrugem no fundo, achei que o mesmo não estivesse cumprindo seu papel, já estava preparando pra trocar pelo Delphi rosa de 5 anos.

Pelo jeito, o aditivo está limpando a sujeira de anos sem aditivo hehehe

Apesar de eu ter desmontado e lavado TUDO! Todas as mangueiras, selos, etc.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Responder