Monza morre do nada Monza Monza Classic MPFI 92

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17776
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza morre do nada Monza Monza Classic MPFI 92

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mabartol1967 escreveu:Lembrei, de que eu tive um kadett gl 98, que também deu dor de cabeça logo que comprei, e na época haviam condenado o modulo hei, mas na verdade era um dos conectores que ligados a ele, que estava ruim, trocou o chicote, e ficou beleza, mas no meu monza, não foi isso.

O Kadett 97 e 98 já usa IE MPFI digital e não tem módulo HEI como no Monza EFI. Esse tipo de IE, como no Vectra e Astra, tem uma bobina que é comandada diretamente pela central eletrônica.
No Monza MPFI, tem a central de injeção eletrônica Bosch Le Jetronic (analógica) e os modelos 92 e 93, conta com a ignição (não injeção) digital mapeada. Diferente do Monza e Kadett até 96 que a IE e ignição são digitais (Roscheter Multec 700).

Um defeito muito comum que ocorre com Monza Classic MPFI e Kadett GSI é de mau contato no relê de alimentação da bomba de combustível, que apresenta sintoma de forma intermitente.
Esse relê, no caso do Monza MPFI, fica no compartimento do motor, perto da bobina de ignição. É só remover e abrir o relê e verificar se há pontos de soldas trincadas e refazer as soldas.
Esse defeito, no momento em que ocorre o sintoma fazer o teste com manômetro e vazômetro, verá que a bomba não funciona ou tem pouca pressão na linha.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mabartol1967
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 47
Registrado em: 20 Out 2014, 11:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza morre do nada Monza Monza Classic MPFI 92

Mensagem não lida por mabartol1967 »

mabartol1967 escreveu:O meu, tem apresentando os mesmo sintomas, e já foram trocadas as velas a bobina, e testados diferentes módulos HEI.
Hoje deixei o tubarão no mecânico, para trocar uma bobina que fica dentro do distribuidor, acho que é bobina impulsora, espero de resolva.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17776
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza morre do nada Monza Monza Classic MPFI 92

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mabartol1967 escreveu:
mabartol1967 escreveu:O meu, tem apresentando os mesmo sintomas, e já foram trocadas as velas a bobina, e testados diferentes módulos HEI.
Hoje deixei o tubarão no mecânico, para trocar uma bobina que fica dentro do distribuidor, acho que é bobina impulsora, espero de resolva.

Já no seu caso, Monza EFI o defeito mais comum é de mau contato da bobina impulsora e mau contato no aterramento da bomba de combustível.

Na avaliação, o reparador verifica no momento em que ocorre o sintoma, se chega sinal de rotação do motor na central eletrônica e a pressão e vazão da linha de combustível.

Quando não temos equipamentos de diagnósticos, no caso de defeito na bobina impulsora, tem algumas características que podemos verificar, sempre quando ocorre o sintoma, que podemos dizer que a UCE não está recebendo sinal de rotação do motor.
- Não há faísca nas velas e na saída da bobina de ignição. Não há pulsos no bico injetor. A bomba de combustível não funciona quando ligamos o motor e o motor de arranque está girando, porém funciona por alguns segundos e para ao ligar o contato de ignição.

Se falta esse 3 itens o UCE não está recebendo sinal de rotação do motor e em geral o defeito é na bobina impulsora.

Temos muiiiiiitos tópicos sobre problemas na bobina impulsora do Monza EFI, pois é um defeito comum e muito discutido aqui. Tópicos com sintomas, defeitos, avaliações, soluções, com informações muito uteis para quem está com esse problema. Use a ferramenta de pesquisa deste fórum para encontrar essas informações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mabartol1967
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 47
Registrado em: 20 Out 2014, 11:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza morre do nada Monza Monza Classic MPFI 92

Mensagem não lida por mabartol1967 »

Primeiramente, quero corrigir, uma informação que passei anteriormente. e foi muito bem observado pelo Carlos Freire.
Num post, eu teclei que eu tive um kadett gl 98, mas na verdade era 95/96 à etanol, e ai o fato dele ter o bendito modulo HEI.

Agora sobre o a morte súbita do monza, o meu estava assim, a cada 2 dias (+/-) ele morria. Agora parou depois de trocar a bobina impulsora e o modulo hei.
Para terem uma ideia de como chegamos a conclusão de ter que trocar a bobina impulsora, na última vez que morreu, o rapaz da assistência mecânica que foi me socorrer, alegou que seria o modulo hei, e teríamos de guinchar, só que antes de chmar o guincho ele lembrou de fazer uma coisa. ele pediu para eu dar a partida, e ele ficou dando umas "batidinha" no copo do distribuidor, batidinhas leves, da direita para a esquerda, e não é que o carro pegou, ai pesquisei e descobri essa tal peça, bobina impulsora, foi trocada e já estou a 20 dias sem uma morte do tubarão.
Responder