Qual óleo devo usar?

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Victor Ferdias
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 06 Fev 2009, 12:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por Victor Ferdias »

Fala galera!! Boa tarde
Aproveitando o tópico...
Fiz a retífica do motor completo do Monza a 8 meses +/- , e depois que fiz a primeira troca após a retifica(com 1000km) coloquei óleo Mineral Mobil SN 20w50.O motor começou a fazer barulho de tucho quando está frio ainda depois que esquenta ele para com o barulho. Estava conversando com um mecânico hj e ele me disse que esse óleo está muito grosso pro motor que já foi retificado.
Bom, lendo sobre óleo percebi que o sintético é melhor do que o mineral, pois não dá tanta borra quanto um óleo mineral, etc...
Então... terei que usar um óleo mais fino realmente? Poderia ser um óleo sintético? O que devo fazer ?
Motor 2.0, gasolina, com total de 174000+/- rodados e 2000 depois da retífica.
Vlw!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Use os óleos recomendados no manual do proprietário do seu Monza, mas com API superior (mais moderno).

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Victor Ferdias
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 06 Fev 2009, 12:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por Victor Ferdias »

Carlos obrigado por responder!
Já fiz a mudança de API, antigamente eu usava SJ e o que está no carro atualmente é o SN 20w50.
O óleo especificado no manual é: SAE 10w30, 15w40, 20w40 e 20w50. Como uso o óleo 20w50 já estou dentro do padrão manual!
Li algumas matérias que mostra o primeiro número antes do W (20) indica a viscosidade quando o óleo está frio e o segundo número(50) indica a viscosidade depois de quente a 100°C. Bom, se o barulho acontece quando está frio, deduzi que pode ser que o óleo esteja grosso e demore a lubrificar as peças, logo pensei em colocar um óleo com o primeiro número mais baixo, ou 15w ou 10w e o segundo 40 (15w40), certo ou errado? Lembrando que quanto mais alto o número, mais espesso (grosso) o óleo.
Voltando ao assunto se sintético ou não, segundo uma matéria sobre o assunto o óleo sintético se mostra mais eficiente que o mineral, pois é mais resistente a oxidação e à contaminação fazendo com que prolongue a vida útil dos motores. Mesmo se mostrando melhor, fica sempre aquele dilema "óleo mineral pra carro antigo e sintético para carro novo."
Já que é melhor, poderia usar um sintético 15w40 ou até mesmo um semissintético no motor do carro?
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

meu motor,depois de retificado fazia do mesmo jeito e eu resolvi colocando o 15w40.
quando retifiquei coloquei 20w50 e na troca de 1000 km eu troquei para 15w40 e ficou show de bola.
vou continuar com este oleo e todos eles mineral.
O óleo especificado no manual é: SAE 10w30, 15w40, 20w40 e 20w50.
nao sabia que no manual do monza indicava 10w30.
depois vou conferir para acabar a minha duvida :smt023
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1736
Registrado em: 06 Jun 2013, 16:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por RBMartins »

logo após a retifica do meu carro foi colocado óleo da Castrol 20w40 (logo após e depois de 1000 km que tem que ser feita a troca obrigatória), mas quando deu o prazo da troca coloquei o Shew 15w50 hx5 api SL e gostei muito, o motor dele ficou mais liso com esse óleo principalmente quando frio, já estou na segunda troca com ele e até agora só alegrias 8)
Com relação as viscosidades recomendadas pelo manual do MONZA, lá estão: 15w40, 20w40 e 20w50; não menciona 10w30, que deve estar mencionado nos carros mais modernos como o Vectra B, Astra, etc...
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Victor Ferdias
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 06 Fev 2009, 12:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por Victor Ferdias »

Boa noite!!
Então galera o óleo 10w30 está especificado no manual do 500EF que é o manual que eu tenho, confesso que tbm fiquei impressionado quando vi.
No momento não estou com manual em mãos, mas assim que puder postarei uma foto da página do manual que cita o 10w30.
Vlw.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim, o manual do Monza 90 especifica esse óleo. Não sei se erraram pois os demais ou Monza mais novos não tem essa indicação.
Quem tiver dúvidas dessa indicação pode verificar baixando o manual do Monza 90 no site do Monza Clube.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por pablopttm »

Victor Ferdias escreveu:Fala galera!! Boa tarde
Aproveitando o tópico...
Fiz a retífica do motor completo do Monza a 8 meses +/- , e depois que fiz a primeira troca após a retifica(com 1000km) coloquei óleo Mineral Mobil SN 20w50.
Bom dia , Victor.
Gostaria de saber qual o valor em média que vc pagou no litro desse óleo. Pois está na hora de eu trocar o óleo e sempre coloquei o 20w50 SJ pois só achava esse , e estou procurando algum de API superior .

Abraço
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Responder