Monza EFI não pega nem jogando combustivel direto.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 20
- Registrado em: 09 Jan 2013, 23:52
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza EFI não pega nem jogando combustivel direto.
Acredito não ser erro de sincronismo, pois já vi este motor funcionando (mesmo que precariamente por conta do injetor vomitando etanol direto), mas ficou funcionando algo em torno de uns 20 min.... quanto a quebra de comando, ai já não sei. Só sei que não percebi nenhum barulho anormal. O único sinal de vida foi um espirro na tbi logo que soltei a chave, típico de quando ocorre a queima com a válvula de admissão aberta. Amanhã vou quebrar a cabeça, verificar o sincronismo e outras "cositas mas".
Amante incondicional de Monza
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza EFI não pega nem jogando combustivel direto.
entao, isso pode ser sintoma de falta de sincronismo tb, ou ligação errada dos cabos de vela. verifique esses itensJoão Paulo Karaguá escreveu:O único sinal de vida foi um espirro na tbi logo que soltei a chave, típico de quando ocorre a queima com a válvula de admissão aberta.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 20
- Registrado em: 09 Jan 2013, 23:52
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza EFI não pega nem jogando combustivel direto.
Galera, nesta quarta fui mexer no motor um tanto que desanimado pelas tentativas frustadas e após a vergonha do Brasil na copa :smt010 :smt011 . Como o Rafaelo sugeriu, verifiquei todos os pontos possíveis e vi que estava td ok, verifiquei tampa de distribuidor quanto a trincas e fuga de corrente, velas, cabos, revisei o coletor de admissão quanto a entradas falsas de ar, etc etc etc... investi em uma nova tentativa e nd.... o danado só virava e não dava nem sinal de vida. Só que desta vez fui determinado a fazer o bicho funcionar, conectei um carregador de baterias c/ função auxiliar de partida que peguei emprestado. A partir dai, a história mudou. Apesar de a bateria ser "nova" (acredito ser recon) e do motor estar girando bem, não tinha poder de fogo suficiente, e após a conexão do carregador o motor deu sinal de vida. Mais algumas tentativas fui percebendo que os cilindros começaram a queimar, um a um, e Aleluia, o motor urrou..... funcionou chacoalhando a principio, pois estava jogando combustível direto, (o sistema de alimentação está desativado pelo defeito já mencionado acima). Ao firmar a marcha lenta, a ventoinha acionou na 1ª velocidade e ao chegar na temperatura normal de trabalho, acionou a 2ª velocidade. A luz de anomalia do sistema apagou após a partida, como deve ser. Acredito que estava faltando "potencia" na partida
. Só não entendo o pq da bomba e do bico ficarem acionados direto com o motor parado :smt017 ..... mas é isto, já está funcionando. Agradeço aos amigos Rafaelo e freisleben2005 pelo suporte :smt023 .

Amante incondicional de Monza
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza EFI não pega nem jogando combustivel direto.
Joao, ficou ativado injetor/bomba/rele como se estivesse funcionando o motor devido o bug da ECU, provavelmente o CPU travou com ele em modo "Run". dentro da rotina do bloco de programação da ECU tem um negocio chamado de sincronismo o mesmo capta o sinal de rotaçao e faz um conta pra saber que esta em funcionamento o motor, porem esse tem que pulsar em um ritmo correto pra ativar o modo Run. se o sincronismo falhar pode acontecer de a ECU achar(gravar) que esta com o motor em modo (Run - rodando) e dar esse probleminha. isso pode acontecer, especialmente nos casos de bateria fraca como foi o teu a ECU ativa e desativa por causa da tensao baixa ao arrancar. por isso que sugestionei pra tirar da bateria ate apagar da memoria volátil qualquer erro que tenha ficado. infelizmente esqueci de falar da tensao baixa, como faz tempo que nao mexo mais com esse sistema efi nao lembrava que essa ECU desativa a mesma abaixo dos 9.8V esse tipo de ECU tem esse defeito. as atuais operam em 9V ou ate menos sem desativar ou bugar, sao mais modernas com microcontrolador e regulador de tensao que operam com tensão baixa, diferente da multec 700 que precisa de um mínimo pra funcionar que é de 10v.
ja a questao dos erros de anomalia sao tudo fruto da ECU com tensao fraca e falta de sincronismo virtual,tensao fora do padrao dos sensores, falta de sincronismo dos pulsos, e tudo mais. depois que o motor funciona corretamente é so resetar os erros que vai voltar tudo ao normal.
como tinha dito antes, o HEI funciona sem a interferência da ECU por isso tinha centelha, mesmo com a ECU inoperante.
pena que nao lembrei da tensao, senao iria direto no problema
tenho que atualizar tempos em tempos heheheh é tanta coisa que acabo esquecendo.
ja a questao dos erros de anomalia sao tudo fruto da ECU com tensao fraca e falta de sincronismo virtual,tensao fora do padrao dos sensores, falta de sincronismo dos pulsos, e tudo mais. depois que o motor funciona corretamente é so resetar os erros que vai voltar tudo ao normal.
como tinha dito antes, o HEI funciona sem a interferência da ECU por isso tinha centelha, mesmo com a ECU inoperante.
pena que nao lembrei da tensao, senao iria direto no problema

PROecu - Injeções eletronica para monzas.