Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

pessoal, vou fechar o pedido da nafil, por favor, vcs podem me dizer se está correto esse kit de mangueiras que vou comprar?

https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=9389
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=15288
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=13304
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=13310
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=15876
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=3939
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=6636

eu pretendo ligar o aquecimento interno, e substituir as mangueiras do coletor que estão rachadas. as mangueiras grandes do radiador eu vou fazer depois.

jesuino conseguiu as medidas dos selos? ou entao se alguém souber, já incluo no pedido.

edit: outra coisa, que óleo vou usar, 15w40?
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

jesuino conseguiu as medidas dos selos?
tem 01 abaixo do distribuidor e ao lado do sensor de temperatura de 27mm.
e 02 de 24mm na parte traseira do coletor de admissao.

edit-tinha me esquecido,coletor de admissao do EFI.
cabeçote sao iguais

desculpe a demora,estava na correria :mrgreen:
Imagem
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

Rafaelo escreveu:se achar o hall do kadett otimo, senao vai de HEI mesmo, existe o hall distribuidor do corsa EFI so nao confirmo se entra sem adaptaçao ao familia 2. era de ir num desmanche e comparar com qualquer distribuidor monza que achar.
dá nada, ja ta no inferno abraça o capeta. o do corsa EFI não serve, foi o cara do ML que disse, mas.... pode ter dito isso pra eu pagar o triplo em um de kadett que ele vende.

falando nisso, pq MS? fueltech e as outras que tem por ai, são capetinhas?

--------------------------------------
Rafaelo escreveu: nada, MPFI nao necessitas aquecer o ar. é oco, passa apenas o ar. antigamente(TB mecanica) dos antigos C20NE MPFI a TB era aquecido, mais aquilo foi um fracasso total, tanto de vazamento como de entupimento quanto de funcionabilidade. nao esquenta o ar, e quando aquece, aquece o ar onde nao precisa(aquece o ar com o motor quente e nao para de aquecer) :smt005 ou seja se torna um estorvo.

tanto é que logo foi abandonado em meados de 97 ate os dias de hoje aquecimento de TB em MPFI. acho que o cara que projetou viajou total, se esqueceu da transferencia termica do cabeçote ao coletor de aluminio que tem o mesmo papel, sei la uma coisa muito estranha isso. tanto é que arranquei da minha TB nova isso heheheh
fooooda!!!!

entendi tudo! depois de atingir a temperatura de funcionamento do motor, no caso um MPFI F3, alcool, 14:1, em um dia frio, mas frio mesmo, quase abaixo de zero, muito úmido e chuvoso, como fica isso?

aqui em londrina teve tempos que já fez -2 até -7, com chuva!

mas não é esse ponto que eu quero perguntar, a dúvida é, a própria injeção, sentindo esse frio entrando pelo coletor, ela vai corrigir isso injetando mais combustivel? ou menos, pra aquecer mais o motor?

esse documento que vc falou, tem como disponibilizar pra gente baixar ou entao, mandar no email??

Rafaelo escreveu: um coletor é mais que um simples cano dobrado, o coletor grande é pra manter vacuo(vide sala de plenum) isso deixa o motor melhor em baixa pq estoca vacuo, se notar ITB(aquelas cornetinha de moto e motor e alta rotaçao) nao tem estocagem de vacuo em baixa, uma bost-a com ele frio e em baixa rpm, nunca um carro de passeio vai ter isso vai contras as regras de economia e torque em baixa, o torque se evapora rsrsrsrs assim. entao quanto "maior" coletor mais estável fica.

a mistura no MPFI é como te falei, so vai ocorrer ao abrir a adm ainda dentro da porta e outra parte no cilindro ao ser puxado, ou seja nao a perdas no MPFI como no EFI. ja que logo é a compressao. no EFI a mistura tem que passar pelo caminho mais longo(coletor) é mais demorado.... dae perde a eficiência com esse atraso.

pelo contrario, se fizer isso se perde a mistura pq ela fica ociosa no coletor ou demora pra ser sugada... ou ainda pode condensar quando frio especialmente o coletor aluminio que gela. tenta desativar o aquecedor e o ar quente do EFI no dia frio mesmo na gasolina ele fica falhando ou oscilando e nao deixa a RPM lisa estaqueada no alvo, é pq o coletor nao aqueceu e esta sugando gota em vez de vapor.

por isso que o MPFI nao precisa de aquecimento e isso explica tua pergunta anterior. ja que a mistura é dentro do cilindro evapora e mistura tudo la rapidamente.

no MPFI a valvula adm ta quente(mesmo com o motor frio, o overlap,compressao,explosao aquece ele em 1min de motor ligado) ao enguiçar cai na cabeça e evapora. se tu ver o funcionamento do meu motor E100 em dias de 13° tu fica espantado tamanha estabilidade da RPM, nao oscilada nada parece que esta a 100°. quando chegar o inverno faço um video. ano passado tava montando ainda.
muito bom cara, explicou muito bem.

isso explica aquela caixona de ar gigante do 4.1 mpfi, correto?

é tipo um "reservatório de vácuo" na boca do cabeçote, pra não precisar puxar o ar pelo filtro fazendo certa "força", isso?

agora, qual a diferença de um coletor normal, no caso igual o teu, pra um coletor variável, igual o DECO disse?

não na mecânica, mas na teoria, se é uma caixa de vácuo pro motor aspirar ar pronto e filtrado dali, pra que precisa ser variavel, se é só ar puro que tem ali?
jesuino b ferreira escreveu:
jesuino conseguiu as medidas dos selos?
tem 01 abaixo do distribuidor e ao lado do sensor de temperatura de 27mm.
e 02 de 24mm na parte traseira do coletor de admissao.

edit-tinha me esquecido,coletor de admissao do EFI.
cabeçote sao iguais

desculpe a demora,estava na correria :mrgreen:
Imagem
perfeito Jesuino! mas vou ter que comprar elas aqui mesmo, não tem essas medidas na nafil, só tem 34.5mm, e as do cabeçote de 27 e 24mm também não tem.

obrigado por isso!

-----------------------------

bem, ninguém me disse se as mangueiras estavam corretas, então comprei, se não servir nóis corta e entorta.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Vou responder algumas coisas de maneira superficial o Rafaelo sabe muito mais que eu... mas vou exercitar minha mente também... kkkk

Centrais de injeção programável...

Existe as centrais OEM que são as padrões dos carros de fábrica.. não dá pra mexer em nada delas, a não ser trocando a memória, porém para reprogramar a mesma é muito complicado, é preciso ter muito conhecimento para saber interpretar os gráficos extraídos da injeção.

Centrais de COMPETIÇÃO tipo, Pandoo, Fueltech entre outras... São injeções com a finalidade de, acertar a lenta, gerenciar bicos suplementares para carro turbo, gerenciar pressão de turbina, e possuem poucos recursos para um motor de uso geral...
Veja bem, são centrais desenvolvidas para carros de pista, ou sendo mais crítico ainda, para carros de arrancada, pois colocou em pista de TrackDay só as mais tops que são capazes, e como estamos no brasil, você paga bem carinho pra isso...

MegaSquirt.... Considere ela o sistema Android dos celulares hoje, ou o Linux nos computadores (o sistema Android é na verdade um linux, não falem pra ninguém)... O que isso quer dizer?
Que alguém teve a ideia de criar uma central de injeção programável para o carro dele, e desenvolveu tudo de maneira MUITO aberta, e ainda deixou ao alcance de todos, GRATUITAMENTE...
Se você quiser comprar os componentes e montar a sua em casa, fabricar a placa PCB soldar os componentes, você pode... claro que tem muita coisa que não acha nesse lixo de país... Mas é possível...
Ou ainda comprar já montada, ou kit para montagem, e não custam caro não...

E veja aí o que ela pode oferecer... O Rafaelo pode explicar TUDO que ela faz... E sempre estão desenvolvendo coisas novas para ela, módulos melhores, e muitas vezes não é preciso você trocar a central, um módulo externo já possibilita...

A MegaSquirt é uma central de injeção programável à nível de central original, é possível funcionar qualquer motor de ciclo otto nela... seja de 1 até 12 cilindros... basta o cara ter conhecimento e tempo para se dedicar ao projeto...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu: Centrais de COMPETIÇÃO tipo, Pandoo, Fueltech entre outras... São injeções com a finalidade de, acertar a lenta, gerenciar bicos suplementares para carro turbo, gerenciar pressão de turbina, e possuem poucos recursos para um motor de uso geral...
Veja bem, são centrais desenvolvidas para carros de pista, ou sendo mais crítico ainda, para carros de arrancada, pois colocou em pista de TrackDay só as mais tops que são capazes, e como estamos no brasil, você paga bem carinho pra isso...
sim, também penso igual, pra isso elas cumprem muito bem o papel, problema que o pessoal usa carro de passeio e mistura as coisa e acaba limitando seu uso. e o preço é um show aparte.
vrsilva escreveu: MegaSquirt.... Considere ela o sistema Android dos celulares hoje, ou o Linux nos computadores (o sistema Android é na verdade um linux, não falem pra ninguém)... O que isso quer dizer?
Que alguém teve a ideia de criar uma central de injeção programável para o carro dele, e desenvolveu tudo de maneira MUITO aberta, e ainda deixou ao alcance de todos, GRATUITAMENTE...
exatamente Vinicius,abaixo explico para o Farias meu caso atual, que tive que modificar o codigo da CPU pra atender meu projeto original. senao fosse aberto eu taria ferrado pq o motor ta dando falta na aceleração fria <35° mais agora com o ajuste(fora do sofware) vou dar um jeito hehehe vou montar uma mapa manual la em forma de codigo C, junto com as variaveis. ja que o pessoal la fora ta cagand-o pra nos do alcool... la fora estao reclamando para os programadores Mestre que ta limitado o E100 pra bicos pequenos, mais eles nao dao bola, nada é perfeito nem as pessoas infelizmente. tomara que um dia melhorem algumas funçoes.

Fariaswolf escreveu:falando nisso, pq MS? fueltech e as outras que tem por ai, são capetinhas?
pq essas outras nao sao injeçao programeis aberta, todas elas sao fechadas, todas elas nao tem 1/5 que uma MS tem, o valor das outras é um abuso, nao tem atualizaçao de novas funçoes com o tempo, nao tem bost-a nenhuma, tudo nelas tem que comprar separado, na MS vem tudo de graça, vo resumir pra ti, nao vale nada as outras. se tu pega uma fuel treco da vida nao tem aplicaçao original pra tua EFI original, teria que adaptar, e vale o valor do teu monza uma injeçao dessa. pra pista ela é muito boa,acho que foi projetada pra isso, pra rua é uma calculadora de bolso sem pilha.

vo te fala uma coisa, esses dias to reprogramando o codigo fonte da MS da CPU pra poder usar nesse meu caso do N20XF alcool ja que a MS tava limitando a regulagem combustivel e aceleraçao rapida a frio, ela nao foi feita pra atender E100 em todos os casos especialmente quem tem bico pequeno como os meus, ou seja, to deixando o codigo do processador da ECU do jeito que é pra ser pra minha aplicaçao atual, motor tem que funcionar perfeitamente, nao é motor de pista, tenho acesso ao codigo e todos tem, alem do codigo do software tunner que é aberto, tudo ate o circuito. as outras nao tem, ou seja eu estaria lascado em outras ECU. estaria moldado oque eles programaram no hardware. nem preciso dizer que a MS é unica e incomparável agente poderia abrir um topico e falar de tanto benefícios dela. existe a MS e existe as outras, a diferença é brutal cara. ate GPS com dinamômetro/telemetria ela tem como opcional e injetando no logdata da injeçao, tu pode saber 0-100 e ter do lado a linha da queima de combustivel e ainda ter o tempo do 0-100 na cada dos Usec :D, parecido com F1 coisa de alto nivel. fora o resto dos opcionais e o stock dela.

nao vo me estender, mais se tu quer colocar turbo nao precisa de gerenciador externo, a mesma ECU que comando teu motor comanda o turbo hehehe, tudo mapeado, com sistema de segurança onbord, tudo integrado e o tempo de funcionamento runtime, coisa que no gerenciador externo tem atraso ja que usa outdata da ECU pra funcionar. esse nao... nas outras ECU prog tem que comprar um modulo a mais e pagar uma fortuna. fora o resto que nao vem o caso, Mega Squirt é incomparável, Ate A/C via ECU com dezenas de recusos ela tem agora, as outras tem uma merdinh-a de selenoide on-off pra mandar mais ar uahauahahauhuauhauhaua comedia total, bem coisa de adaptador e gambiarra. a MS é unica no seu ramo no mundo voltada pra carro de passeio e pista ao mesmo tempo, ja vendeu milhares de exemplares mundo a fora. nao é por menos tb...

é so ver meu caso, tenho um motor atual instalado de forma original sem adaptaçao no projeto, tirando o regulador da lenta que foi a unica coisa, de resto é tudo plug and play. sem a MS seria impossivel, com outras ECU teria que fazer o que a maioria faz, adaptar. por isso que sempre corrijo o pessoal que fala "como foi feita a adaptaçao" pessoal mal sabe oque é injeçao programavel, e nao sabem diferenciar adaptaçao de instalaçao pra esses leigos é tudo igual, nao é. alguns sao ignorante mesmo, mais sao poucos rsrsrsr tomara que um dia na vida estudem pra nao falar merd-a, quem duvida esta convidado a vim em casa e ver como é limpa a instalaçao do N20XF a ECU MS no monza :smt023 so precisa de um motor e uma ECU MS, se fosse outras ECU prog nao falaria o mesmo. acho que isso te responde pq a MS
Fariaswolf escreveu:entendi tudo! depois de atingir a temperatura de funcionamento do motor, no caso um MPFI F3, alcool, 14:1, em um dia frio, mas frio mesmo, quase abaixo de zero, muito úmido e chuvoso, como fica isso?
normal, lenta sem variaçao, sem engasgo, nada mesmo. o mesmo liga o injetor gasolina abaixo dos <18° dae depois de uns 10 segundos que queimou a gasolina o alcool vem entrando, pode ter 0° que pega na boa, alcool puro abaixo de 20° ja nao pega mais facil, abaixo de 16° é impossivel sem ajuda, poder ter 20:1 de taxa e uma raio na ponta da vela, o problema é um so(vaporizar o combustivel) alcool nao evapora no injetor abaixo dos 13° ele sai liquido como agua e nao forma nuvem de vapor, oque acontece que "faisca no ar" nao faz dar igniçao heheheeh sai em gota em temp muito baixa no alcool, entao é a mesma coisa que um monza nesse aspecto, é problema químico/físico mesmo. oque muda é depois que pegou ae sim faz a diferença a injeçao e motor atual, ae sao outros recusos como centelha dupla,leitura do ar frio,wideband entre outros.

obs: o Fase 3 originalmente tem 11.5:1

Fariaswolf escreveu:mas não é esse ponto que eu quero perguntar, a dúvida é, a própria injeção, sentindo esse frio entrando pelo coletor, ela vai corrigir isso injetando mais combustivel? ou menos, pra aquecer mais o motor?
boa pergunta essa, o N20XF como outros GM familia 2 MPFI/SFI tem o sensor MAT(sensor temp do coletor admissao) ele mede a temp do ar admitido, se o motor esta na inercia por exemplo 13° motor e 13° do ambiente, ao dar a partida o motor pega normal, eae a central lê a temperatura do ar na admissao, e conforme a escala ela injeta mais ou menos combustivel conforme a temperatura ar admitida, isso se chama "lei de gases" ar mais frio precisa de mais combustivel, mais quente menos... a MS faz tudo automatico pra ti, como outras ECU fariam digitais. o MAT é fundamental na qualidade de um motor, infelizmente a multec 700 nao tem. depois tem o tradicional, temp da agua, fase aquecimento, mais combustivel, mais rpm , mais dwell(faisca mais grossa), mais avanço, a medida que a temp aumenta os recursos vao diminuindo de intensidade. tudo isso resulta em um motor de lenta lisa lisa, e funcionamento.

tabela da "lei do gas ideal" da MS. o ponto de equilibrio é aos 16°, acima disso menos combustivel, abaixo mais combustivel. bem legal isso. um benefícios do MAT, a eficiência sobe assim.
air temp = temp do ar admitido
% correction = % de correçao em cima do pulso da injeçao, pra + ou pra menos -. vejam no mapa, esse mapa nao se mexe, muito raro alguem mexer nele... cade as outras ECU prog kkkkkkkk
Imagem
Fariaswolf escreveu:esse documento que vc falou, tem como disponibilizar pra gente baixar ou entao, mandar no email??
ele esta no manual da MS, leiam oque cada mapa diz sobre a temperatura,rotaçao,pressao do motor precisa de combustivel menos ou mais em cada situação do motor. esse tipo de regulagem é a "cereja do bolo" muito dificil ate pra experientes. seria um ajuste fino. cade as outras ECU prog kkkkkkkk fuel treco pra pista nao importa lembrei :D

EAE Tuning guide
http://www.pftuning.com/megasquirt/docs ... draft.html

é uma otima fonte de estudo essa, dificilmente vao ter material tao didático como esse. so precisa por o ingles pra funfa, o meu é um pouco fraco mais da pra sacar oque esta ali. senao agente da uma ajuda.

Fariaswolf escreveu: isso explica aquela caixona de ar gigante do 4.1 mpfi, correto?

é tipo um "reservatório de vácuo" na boca do cabeçote, pra não precisar puxar o ar pelo filtro fazendo certa "força", isso?
exato, se fosse curtinho, cornetinha o motor nao teria torque em baixa e media, uma pessima "aceleraçao rapida" de baixa e media velocidade (TPSdot), por isso que motores originais tem coletores maiores, e motor de pista e motos tem coletores minúsculos, esse sao visado a alta rotaçao e potencia. diferente do carro de passeio.
Fariaswolf escreveu: agora, qual a diferença de um coletor normal, no caso igual o teu, pra um coletor variável, igual o DECO disse?, não na mecânica, mas na teoria, se é uma caixa de vácuo pro motor aspirar ar pronto e filtrado dali, pra que precisa ser variavel, se é só ar puro que tem ali?
veja que recebi hoje, na parte coletor variável te explica.
http://www.flatout.com.br/vinte-tecnolo ... s-velozes/

nao é simples como esta imaginando, é muito complexo fluidos e termodinâmica. o ar quente flui de uma maneira, frio de outra, alta rotaçao de uma, baixa de outra, dutos e coletor de outra, dae agente entraria num campo muito complexo heheheh.

acho que isso explica oque o Deco falou e o que falei, na diferença do comprimento dos dutos... coletor mais curto sao perfeito pra alta rotaçao porem nao em baixa, longo pra baixa rotaçao, curto pra alta potencia, longo pra alto torque em baixa, longo pra motor frio, e assim por diante. ele literalmente é um coletor que varia seu comprimento. uma hora ele é carro de passeio, uma hora ele é carro de pista... tudo via a ECU dizendo se ta quente ou frio o motor, motor frio nao vai encurtar. mais motor quente e pedal no fundo vai ficar curtinho o coletor hehehe legal ne?

foi mal pelo texto gigante mais tem coisa que nao da pra resumir em uma frase :lol:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Até ali perto dos 8 graus ambiente eu já liguei a Blazer, com 100% álcool no tanque, sem tanquinho de gasolina.

Confesso que tive medo, mas pegou até fácil e logo já saí com ela numa boa.

Edit: Achei o meu relato da época:

Blazer 2.4 8v + taxa +álcool
Mensagem por rettore » Seg Jul 11, 2011 8:49 pm

Esqueci de comentar que fui a uma festa de formatura e sai as 05:00 da manha.

A temperatura era de 9 graus neste horario.

Ando com 100% de alcool e nao tenho partida a frio nos carros. Fiquei com medo de dar problema... hehehe
Mas felizmente, ela pegou na terceira batida na chave (aqui em BH esta pegando de primeira na maioria das vezes, depois da igniçao).

E foi ligar sair andando normalmente... Sem esperar esquentar nem nada...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

O Eduardo é O NINJA do álcool... acho que tu adora mais o álcool do que eu... fui muito influenciado pelo meu pai nesse quesito, sempre teve carro álcool. até o FIT dele que tem até hoje... sendo gasolina porém não fréquis....

Rafaelo...

O que eu ouvi dizer do coletor variável é exatamente isso...

Coletor com volumetria variável, quando em regime de passeio, rotações baixas, ele tem volumetria maior, beneficiando o torque em baixa e grande quantidade de ar disponível, como um pulmão...

Já em alta RPM além de diminuir a volumetria diminui o caminho que o ar passa, pois em alta RPM o motor precisa de respirar mais rápido, e o coletor muito grande prejudica de certa forma por formar turbulência internamente ao próprio coletor, prejudicando a fluidez do ar... Com ele mais curto e direto como quase que um tubo, o ar vai direto onde deve ir.

Um exemplo de carro que tem isso é o Marea... O ADG já explicou sobre ele em um vídeo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Um exemplo de fiat que tem isso pode até ser o marea...

Mas um exemplo de carro que tem isso é o chevrolet cruze. hahahahaha

E os dois comandos dele também possuem variadores.

Com isso, o 1.8 família 1 consegue empurrar 18,9 kgfm de torque (com 90% disponíveis a partir de 2200rpm) e 144cv a 6300rpm (corte da injeção em 6500rpm).

Nada mal... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder