legalizar motor de vectra 2000 em monza classic 86 no detran

Discussões sobre Legislação, IPVA, Política, etc, relacionados a automóveis.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: legalizar motor de vectra 2000 em monza classic 86 no de

Mensagem não lida por vrsilva »

Peças de reposição... Esse motor é muito famoso no Brasil, mas pra quem pode trazer peças de fora, pois lá na Europa ele é um motor Ap aqui no Brasil, tudo que é carro GM antigo que é fuçado recebe este motor lá.
Sem dúvidas que é um motor de grande porte, tem margem pra muita coisa, dá pra levar ele pra 200cv aspirado sem muita difículdade.
O bloco dele acredito ser o mesmo do bloco 2.0 dos vectras, quanto isso sem problemas.

Seilá... eu não faria isso... Colocaria um 8v confiável mesmo... O Rafaelo está terminando o projeto dele, o motor dele tem no mínimo 160cv sem turbo nenhum, aspirdadinho e SEM FUÇAR nada no motor, está original de fábrica, isso é graças a acertos finos e precisos que as injeções MegaSquirt proporcionam. O motor que ele está usando é os 2.0 de 2009 pra cá que equipou os Vectras, Zafiras e Astras, o que ele tem de diferente é o escape 4x1 em inox sem catalisadores, e um filtro de ar de alto fluxo, só... O resto é acerto nos mapas da injeção e o que o próprio motor pode oferecer que a GM não entrega de mão beijada aos consumidores... Original nesses carros esse motor tem 145cv no álcool, de 145 pra 160cv é MUITA coisa, e tudo isso só na programação da central de injeção, se apelar para rebaixamento de cabeçote, comando mais bravo, módulo de ignição mais forte e mapas na injeção mais nervosos, acho que esse motor 8v passa dos 180cv senão beirar os 200cv que de fábrica só vemos em carros top e muitos com turbina..

Seilá, o dinheiro é seu... instalar o motor é fácil, a parte elétrica é que é difícil e isso cairá em adaptação... O motor está completo com coletores? Já viu isso?

O gasto que irá ter na compra de um motor desses completo com o gerenciamento original dele, tudo vai sair na casa dos 10 mil reais fácil... só que é motor usado e/ou retíficado...

Com essa grana, compra o parcial do flex NOVO ZERO KM.
Compra um cabeçote roletado com coletores que tem no máximo 4 anos de uso, lembrando que o coletor de admissão deste cabeçote é plástico MUITO MELHOR que o fundido do C20XE, por ter as paredes lisas, não causa turbulência interna, o que ajuda muito no fluxo de ar dentro do coletor.
Da pra comprar todo o resto do sistema.
Colocar a MegaSquirt.

E curtir o Monzão com pelo menos 160cv.... Digo pelo menos porque ainda não sabemos exatamente o que vai resultar essa receita, já que, ninguém terminou esse projeto definitivamente e colocou o carro num dinamômetro para a medição.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por RBMartins »

só corrigindo uma coisa: os motores 2.0 com cabeçote roletado não rendem 145 cv no álcool mas sim 140 cv e 133 cv rodando com gasolina... o torque deles é de 19,7 kgfm no álcool e 18,6 kgfm na gasolina
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Mário Mannis
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por Mário Mannis »

vrsilva escreveu:Peças de reposição... Esse motor é muito famoso no Brasil, mas pra quem pode trazer peças de fora, pois lá na Europa ele é um motor Ap aqui no Brasil, tudo que é carro GM antigo que é fuçado recebe este motor lá.
Sem dúvidas que é um motor de grande porte, tem margem pra muita coisa, dá pra levar ele pra 200cv aspirado sem muita difículdade.
O bloco dele acredito ser o mesmo do bloco 2.0 dos vectras, quanto isso sem problemas.

Seilá... eu não faria isso... Colocaria um 8v confiável mesmo... O Rafaelo está terminando o projeto dele, o motor dele tem no mínimo 160cv sem turbo nenhum, aspirdadinho e SEM FUÇAR nada no motor, está original de fábrica, isso é graças a acertos finos e precisos que as injeções MegaSquirt proporcionam. O motor que ele está usando é os 2.0 de 2009 pra cá que equipou os Vectras, Zafiras e Astras, o que ele tem de diferente é o escape 4x1 em inox sem catalisadores, e um filtro de ar de alto fluxo, só... O resto é acerto nos mapas da injeção e o que o próprio motor pode oferecer que a GM não entrega de mão beijada aos consumidores... Original nesses carros esse motor tem 145cv no álcool, de 145 pra 160cv é MUITA coisa, e tudo isso só na programação da central de injeção, se apelar para rebaixamento de cabeçote, comando mais bravo, módulo de ignição mais forte e mapas na injeção mais nervosos, acho que esse motor 8v passa dos 180cv senão beirar os 200cv que de fábrica só vemos em carros top e muitos com turbina..

Seilá, o dinheiro é seu... instalar o motor é fácil, a parte elétrica é que é difícil e isso cairá em adaptação... O motor está completo com coletores? Já viu isso?

O gasto que irá ter na compra de um motor desses completo com o gerenciamento original dele, tudo vai sair na casa dos 10 mil reais fácil... só que é motor usado e/ou retíficado...

Com essa grana, compra o parcial do flex NOVO ZERO KM.
Compra um cabeçote roletado com coletores que tem no máximo 4 anos de uso, lembrando que o coletor de admissão deste cabeçote é plástico MUITO MELHOR que o fundido do C20XE, por ter as paredes lisas, não causa turbulência interna, o que ajuda muito no fluxo de ar dentro do coletor.
Da pra comprar todo o resto do sistema.
Colocar a MegaSquirt.

E curtir o Monzão com pelo menos 160cv.... Digo pelo menos porque ainda não sabemos exatamente o que vai resultar essa receita, já que, ninguém terminou esse projeto definitivamente e colocou o carro num dinamômetro para a medição.

Vinicius meu camarada... muito obrigado, não sabia que na Europa era tão popular esse tipo de motor :smt023
Mas Vinicius, será mesmo que esse motor 16V é mesmo mais frágil como diz, estou optando por ele pois ele é mais girador e pela teoria, mais econômico, mas me explica o que sempre quiz saber e nunca consegui entender, a vantagem do 16V acaba quando ele estraga pois é muito caro de se arrumar? mas ele é mais fácil de dar problema? sei que deve ser um saco regular as válvulas, mas fora essas, algum outro contratempo?
Queria dar os parabéns ao Rafaelo e quero muito acompanhar também o projeto dele de perto, mas uma coisa que eu estava imaginando, se esse motor parte a partir de 150CV "ou 136CV dos GSI mais novos que seria a 2º opção", o que aconteceria se eu fizesse somente isso também? escapamento 4x1 feito completo e filtro, a central é um projeto também pra mim, assim que concluir a mecanica, será que ele chegaria fácil aos 200CV também quase sem nada motor original? esses motores turbo chegam a 500CV "(http://www.youtube.com/watch?v=BfJpDIlOVCs)
Não seria adaptação na injeção por que pegaria A MESMA, colocaria tudo, com TUDO ORIGINAL, o esqueleto que mudaria, teria toda essa tecnologia no corpinho 86, se eu tiver errado sobre algo por favor me corrija por que eu aqui sou mais um aluno curioso do que outra coisa rsrsrsrs,
Sim Vinicius meu brother, o motor ele me falou que entregava instalado, com o cambio f23, embreagem, TUDO dando na chave por menos de 5.000,00 com garantia total da mecânica por 4 meses, eu acredito que o preço está ótimo não? tirei do primeiro mecânico pois encontrei esse muito indicado rsrsrs :smt021
Pois é... esse coletor deve ficar bom mesmo heim... mas me fala Vinicius, mesmo com minha leiga visão, ainda acha que é um mal negócio, esquece um pouco o preço e foca no material e no resultado, o que voce acha?

cara obrigado mesmo por responder :smt023
Mário Mannis
Monzeiro Jr. (Nível 0)

RBMartins escreveu:só corrigindo uma coisa: os motores 2.0 com cabeçote roletado não rendem 145 cv no álcool mas sim 140 cv e 133 cv rodando com gasolina... o torque deles é de 19,7 kgfm no álcool e 18,6 kgfm na gasolina
valeu meu brother... mais uma que não sabia :smt023
vrsilva

Olha Mário... O C20XE é um motor sem igual... fez o que muitos não faziam... 150cv com restrições, enquanto a Audi colocava turbo pra mandar o A3 1.8 pra 180cv a GM fez o C20XE com 150 sem sobre alimentação, se colocar 0.4kg nele já deve passar fácil dos 200cv... Com um custo relativamente MUITO baixo em preparação, já que com essa pressão não precisa alterar nada no interior do motor.

Sim é um motor com MUITO potêncial, eu sou fãnzaço de carteirinha desses motores aí...

Probabilidade de dar problemas, é igual um 8V isso que 16v quebra fácil é mentira, coisa de taxista... só que quando quebra é o dobro de despesa... São duas vezes mais sedes para assentar, são duas vezes mais retentores, são duas vezes mais tuchos, são duas vezes mais balancins, e são dois comandos, e duas polias para por no ponto.
Claro que, mecânico capacitado faz manutenção nesse motor de letra, eu confiaria um motor desses ao meu mecânico. Que já ta fazendo revisão em A1... o cara é fera... mas não sei o seu caso... O meu além de mecânico é amigo, serviços que eu mesmo posso fazer ele me da instruções e dicas... não nega informação... além de mecânico, amigo é um professor....

Quando falei em adaptação falei justamente em colocar a injeção dele no seu carro... passar a fiação toda é BEM trabalhosa... como você mesmo disse, o motor é só sacar um e por outro... parte elétrica que complica...

Mas veja bem a parte de resfriamento do motor, precisa verificar os radiadores e ver se eles são compatíveis, se puder manter o do Monza mesmo ótimo... se não terá que adaptar o radiador original dele... Terá que ver também se o compressor do ar condicionado é compatível com o sistema do Monza, se for o mesmo, ou semelhante ótimo.
Outra coisa são os pontos de fixação dos coxins... Isso é certeza que dá certo pois os caixotes tem 4 pontos enquanto que os tubarões tiveram apenas 3, no máximo vai sobrar 1...
Também é preciso dar uma atenção ao sistema de direção hidráulica... e também A/C... E depois toda essa informação do motor deverá ir pro painel também, isso também precisa verificar como vai funcionar, eu não sei se é simples ou não... principalmente o conta giros... não sei se é só plug'n'play...

Agora por esse preço aí... acho que você deveria encarar mesmo... se está com garantia revisado, eu encararia de boa... e ainda com cambio f23...

Se você quer esse motor, pra deixar ele original, eu aconselho sim a pegar... se manter ele direitinho tudo na preventiva, nem precisa trocar o gerenciamento, pode manter o sistema original mesmo... Ou então, você poderia trocar por uma Mega e passar o motor pra álcool, da uma rebaixada no cabeçote, e manda álcool nele... com os mapas direitinho, é bem possível desse motor passar dos 170cv fácil como o Monza não teve catalisador pode manter 2 silenciosos mesmo, só que vai ter que refazer o escape, já que o original do Monza é MUITO restritivo, aí teria que fazer um 4x1...

O que esse motor tem de melhor que os novos 16v é que por ser 2.0 tem R/L muito melhor que os ásperos 2.2 e nem vou citar o 2.4...

O sistema de 16 válvulas foi desenvolvido para dar mais folego sim no motor, pois num cabeçote pequeno não tem muitas possibilidades de aumentar as válvulas sem afetar a câmara de combustão, então a adoção de mais válvulas menores resolve isso... E outra vantagem é a posição da vela de ignição que fica centrada, ela distribui melhor a queima, ou seja a queima acontece do centro para as extremidades, nos cabeçotes 8v comuns, a vela fica na lateral e a queima acontece de uma extremidade à outra, pode parecer bobagem, mas melhora a eficiência do motor sim...

Outra vantagem do sistema 16v é poder "personalizar" os comandos em separado... Ou adiantar e atrasar eles independentemente com auxílio de polias, ou seja é possível fazer o ajuste fino independente neles, num comando simples não é possível isso...

Outra vantagem, só que não está presente neste cabeçote é a variação de fase da admissão e escape... aí já é OUTRA história...

Faça uma cotação simples de peças básicas desse cabeçote, veja se encontra com facilidade as peças como, juntas, as velas, tuchos, coisas do tipo... Se você se sentir confortável com o retorno, vá em frente... o bloco é o mesmo 2.0 que saiu nos vectras A e B, e acho que é o mesmo do Monza também... só que tem roda fônica bem melhor...

E não deixe de nos deixar informado de como irá proceder e de toda a instalação... fica de registro e referencia para outros usuários...

Boa sorte....!
Mário Mannis
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Pô Vinicius, se você sabe tantos detalhes, fico imaginando seu mecânico que é "seu professor" affff rsrsrsrs

cara fico muito mais tranquilo de instalar esse motor, já tinha visto a parte do alternador e da direção com a bomba de água dá sim, mas não lembrei do radiador, se o do astra resfriar melhor, vou tentar trocar também se for ficar bom pois não gosto de " gambiarras " principalmente nessas partes assim, instalei o eixo inteiro do disco gigante do vectra na traseira só pra não ter a idéia de adaptação rsrsrs

Mais uma dúvida se não for abuso meu amigo, se tivesse a disposição os dois motores 2.0 16v do astra gsi, o antigo mas com 150cv e o mais novo com 136cv, escolheria qual e por que? O mecânico disse que seria melhor o mais novo pois as peças são melhores de encontrar e tudo, e um amigo tem um motor desses no astra e diz que é econômico pra caramba... sabendo que quero turbinar, o que você faria???

Muito obrigado a todos, estou tirando fotos de tudo e vou documentando aqui sim ou crio um topico pra isso... o estofamento em couro fica pronto na sexta feira agora e a teoria é que a pintura se inicie na segunda ou assim que o motor estiver pronto... vamos que vamos, dia abençoado a todos ;)
vrsilva

Olha não sei a diferença, realmente não posso lhe ajudar nesse sentido... O Vectra GSi tinha 150cv e acho que só usava um catalisador, o Astra GSi não sei se tinha 2 ou 1 só catalisador mesmo...
E não sei porque ambos 2.0 16v há essa diferença de potência, sendo ambos alimentados na gasolina... E ainda fica mais curioso o porque que o Astra GSi sendo mais novo tinha MENOS potência que o Vectra GSi de 95/96... Acho que o cabeçote do Astra GSi não seja TÃO preparado como o do Vectra, sei que NÃO SÃO o mesmo cabeçote, mas o porque de TANTA diferença na potência... Não sei dizer...
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por RBMartins »

a diferença entre o motor 2.0 16v que equipou a linha GM após abril de 1996 (C20NE ou Ecotec como alguns chamam) e o do Vectra GSI é que este usava pistões forjados e valvulas de escape refrigeradas a sódio, duplo comando com árvores ocas, corpo de injeção com duas borboletas e coletor de escapamento 4 em 2 de aço inoxidável além de resfriador de óleo, que no Vectra B e derivados não tinham.
Além disso o fluxo do cabeçote C20XE tem o fluxo muito melhor que o C20NE.
Em questão de escolha ambos são bons, porém o custo de reparo do C20NE acaba sendo menor por ter componentes não tão sofisticados quanto os do C20XE... ai que pese o bolso de cada um...
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Responder