BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Mensagem não lida por vrsilva »

Será que seria possível num EFI... fico em dúvidas por conta do módulo HEI....
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Mensagem não lida por DÉCO »

vrsilva escreveu:Será que seria possível num EFI... fico em dúvidas por conta do módulo HEI....
.
Nao entendi sua pergunta, amigo, vc ta c referindo ao modulo de igniçao ou a bobina MI ?
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
monzinha88
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 32
Registrado em: 09 Abr 2013, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Mensagem não lida por monzinha88 »

Deco,
Me da uma força por favor...

Fui procurar o fio resistor, mas não consegui identificar ele. Aparentemente são todos do mesmo tipo de plástico, não achei nenhum mais "mole".

Ai não sei se o meu esta sem... Tirei umas fotos:

Imagem


Imagem

Ele vem dai mesmo né?!

O vermelho é que, aparentemente, vai para o painel ou pós chave... Era esse que deveria ser diferente?

Um pouco mais para frente ele passa para um outro fio através de um plug:

Imagem

Mas parece ser fio comum também...

O meu esta sem será?

Valew

abraços
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Na primeira e na segunda foto (de cima para baixo) ele parece este preto mesmo, em todos os carros que vi, ele era preto mesmo, ele é um pouco mais mole.
Agora, de repente, ficou uma dúvida: existe alguns anos de monza que este fio possue uma "resistencia" acho que la dentro do painel (nao esta visivel) que "abaixa" a voltagem fazendo o mesmo serviço que no do meu ano o fio resistivo executa, e no caso de carros que usam resistencia este fio obviamente nao é resistivo.
Pra vc ter uma ideia, quando fiz a "CAGA... :oops: de tirar o meu (quase queimei meu módulo) joguei ele fora e tive que "improvisar" com uma resistencia de ventoinha de monza com ar condicionado como essa (veja a foto abaixo) para "abaixar" a voltagem.:
Imagem

C tiver com o modulo e o motor ligado fica facil de identifica-lo, é só conectar o multimetro nele e na lata e ver c a voltagem que chega nele é menor que a que chega na bateria (em torno de 13,5 a 14,5 com o motor ligado (alternador alimentando)) e nele (módulo) em torno de entre 8 e 11 volts.
Explicando melhor: O modulo tem que ser alimentado pós chave, com uma voltagem abaixo de 11 volts, por isso existe esta resistencia ou fio resistivo entendeu ?

NAO FAÇAM CONFUSAO HEIN ! a BOBINA MI precisa receber a voltagem total que o alternador gera quando ligado (em torno de 13,5v, 14,5v) de um fio pós chave, que pode ser utilizado antes do fio resistivo, ou antes da "resistencia" no caso de veiculos que a possuam.

Espero nao ter confundido ninguem :smt017 :D
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
monzinha88
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 32
Registrado em: 09 Abr 2013, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Mensagem não lida por monzinha88 »

Oi Deco,

Vou acabar precisando medir então para confirmar, pois o fio preto da 1ª e 2ª fotos, vai do módulo para a bobina.
O que vem do painel é o vermelho que vira preto depois da conexão da 3ª foto.

Mas agradeço essa dica ai da resistência, medindo eu posto aqui novamente.

Valew
Abraços
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Mas é isso mesmo, quando tem resistivo normalmente ele vem da bobina até o modulo, faça a leitura neste fio bem perto do módulo.
Como expliquei ai em cima, a bobina tem que ser alimentada com o maximo de Volts, depois disso o fio resistivo "baixa" a voltagem pra alimentar o módulo, que nao pode ser alimentado com a mesma voltagem que deve chegar na bobina.
A açao do tempo e temperatura pode até fazer o fio resistivo deixar de ser "mole" e parecer com os outros. continuo acreditando que é este preto mesmo,(ele é o unico fio preto que chega no modulo) mas um teste simples com multimetro, mata a charada (tem que ser feito com o motor ligado para o alternador estar "rodando" e enviando a voltagem maxima).
Puxa vida amigo, queria tar aí, matava a charada de primeira (nao por ser melhor que voce, mas por ja ter passado por isso !)
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 509
Registrado em: 04 Jan 2010, 15:21
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Mensagem não lida por Jose JJ »

DÉCO escreveu:Que legal, isso vai facilitar muito a sua "empreitada"

C ver que ta tendo dificuldades, abre um tópico em "eletrica e iluminaçao" com nome tipo "ajuda para refazer chicotes" (só sugestao) que fora o Rafaelo, vai aparecer outras pessoas pra te ajudar. (gostaria te poder te ajudar mais, mas nao sei "ler" diagramas eletricos, que tem disponivel aqui e que mostram exatamente como fazer).
To torcendo pra dar tudo certo :smt023
boa sorte amigo !
Opa, tranquilo DECO. Sobre a troca desses chicotes é bem simples, só tirar um e colocar o outro, estou mexendo nessas partes da elétrica desde semana passada, poucas horas por dia por falta de tempo, mas devagar tá indo :D
Ah e um post anterior você disse sobre a possibilidade de haver diferença de tempo ou intensidade entre as marcas (GM, Volks, etc.) desse mesmo módulo. Se for isso mesmo até que é interessante esse fato né? :smt023
Abraço.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Entao José, na questao do chicote, o amigo ia refazer do zero, mas acabou encontrando, aí sim, é so tirar um e por outro, mas c tiver que refazer, nao é mto facil nao, afinal só no módulo vao 6 fios, c errar um, babau, vai dar problema.

Quanto a diferença dos módulos, acredito que nao foi eu quem disse, pois acabei de saber atravez de vc esta realidade, que pelo caso, me interessa tbm.

Tamu aí :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Trancado