Motor grila após arrumar aquecimento do coletor de admissão
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Motor grila após arrumar aquecimento do coletor de admissão
Meu monza esses tempos atrás estava grilando muito, levei no mecânico e o problema estava no distribuidor, troquei por um novo e o problema foi "resolvido".
Desde isso, sentia que o carro estava amarrado demais e ontem levei em uma oficina que dá para confiar.
Ele olhou, deu uma volta no carro e colocou a mão no coletor de admissão e viu que não estava passando água quente pelo mesmo.
Deixei o carro lá e a tarde voltei para pegar, ele deu uma geral no carburador, trocou canetas e gicles e deu uma regulada boa, conferiu o ponto com pistola e deu uma geral no carro. Até o ronco mudou e ficou mais "macio".
Quando fomos dar uma volta ele colocou em terceira pra ver a retomada e o carro começou a grilar, foi uma bateção daquelas.
Voltamos pra oficina, ele conferiu o ponto do distribuidor e estava correto, questionei sobre o sincronismo da correia dentada, abriu a capa de proteção e tudo certo.
Foi feito teste com um equipamento no lugar da vela pra medir a compressão, a partir disso a resposta foi firme: o problema esta na alta taxa de compressão, devido ao cabeçote já ter sido aplainado várias vezes.
De fato, o cabeçote já está na ultima medida, contudo, ele não grilava quando o coletor não esquentava da forma correta.
Agora fiquei encucado, pois o carro desenvolve bem melhor, mas sentando o chinelo da pra escutar o "grilo" bem alto.
Troco o cabeçote ou ainda faço algum outro teste antes?
PS: Difícil encontrar cabeçote de carburado fase 2 por aqui.
Desde isso, sentia que o carro estava amarrado demais e ontem levei em uma oficina que dá para confiar.
Ele olhou, deu uma volta no carro e colocou a mão no coletor de admissão e viu que não estava passando água quente pelo mesmo.
Deixei o carro lá e a tarde voltei para pegar, ele deu uma geral no carburador, trocou canetas e gicles e deu uma regulada boa, conferiu o ponto com pistola e deu uma geral no carro. Até o ronco mudou e ficou mais "macio".
Quando fomos dar uma volta ele colocou em terceira pra ver a retomada e o carro começou a grilar, foi uma bateção daquelas.
Voltamos pra oficina, ele conferiu o ponto do distribuidor e estava correto, questionei sobre o sincronismo da correia dentada, abriu a capa de proteção e tudo certo.
Foi feito teste com um equipamento no lugar da vela pra medir a compressão, a partir disso a resposta foi firme: o problema esta na alta taxa de compressão, devido ao cabeçote já ter sido aplainado várias vezes.
De fato, o cabeçote já está na ultima medida, contudo, ele não grilava quando o coletor não esquentava da forma correta.
Agora fiquei encucado, pois o carro desenvolve bem melhor, mas sentando o chinelo da pra escutar o "grilo" bem alto.
Troco o cabeçote ou ainda faço algum outro teste antes?
PS: Difícil encontrar cabeçote de carburado fase 2 por aqui.
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Re: Motor grila após arrumar aquecimento do coletor de admis
.
Olha só, nosso carro é bem parecido (a diferença é que o seu é 2.0)
talvez por antes nao estar aquecendo, o combustivel c perdia no coletor de admissao e nao criava a combinaçao ar+combustivel correta, e agora sim, "mostrando" um problema pré existente (folga de aneis, ovalizaçao da camiza).
O cabeçote estar muito "rebaixado" mas ainda dentro dos padroes, nao deveria, hipoteticamente, causar este problema, afinal seu carro é a alcool e pelo que eu saiba,
comporta uma taxa de compressao muito alta (bem acima dos padroes de medidas maximas do cabeçote).
Estou te dizendo isto porque quando comprei meu carro ele tava com cabeçote 2.0 que em sua medida minima,STD, é a maxima do 1.8 e o meu estava com cabeçote 2.0 na medida maxima
, super taxado, era uma junta atraz da outra mas "grilar" ele nao grilava.
Procurei passar as informaçoes que possuo, mas nao tome nenhuma decisao antes de ouvir outras opinioes dos amigos monzeiros ok o que te falei foram "hipoteses" tem muita gente com muito mais conhecimento tecnico que eu para te informar melhor, aguarde :smt023
boa sorte
Olha só, nosso carro é bem parecido (a diferença é que o seu é 2.0)

talvez por antes nao estar aquecendo, o combustivel c perdia no coletor de admissao e nao criava a combinaçao ar+combustivel correta, e agora sim, "mostrando" um problema pré existente (folga de aneis, ovalizaçao da camiza).
O cabeçote estar muito "rebaixado" mas ainda dentro dos padroes, nao deveria, hipoteticamente, causar este problema, afinal seu carro é a alcool e pelo que eu saiba,
comporta uma taxa de compressao muito alta (bem acima dos padroes de medidas maximas do cabeçote).
Estou te dizendo isto porque quando comprei meu carro ele tava com cabeçote 2.0 que em sua medida minima,STD, é a maxima do 1.8 e o meu estava com cabeçote 2.0 na medida maxima

Procurei passar as informaçoes que possuo, mas nao tome nenhuma decisao antes de ouvir outras opinioes dos amigos monzeiros ok o que te falei foram "hipoteses" tem muita gente com muito mais conhecimento tecnico que eu para te informar melhor, aguarde :smt023
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Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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Re: Motor grila após arrumar aquecimento do coletor de admis
Qual foi a compressão encontrada no seu motor?
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Re: Motor grila após arrumar aquecimento do coletor de admis
Tente medir com paquimetro a altura deste cabeçote.
Por mais que ja tenha tomado passe, duvido que tiraram muita coisa.
E, se estiver com taxa alta realmente, acima de 14:1, tem como tentar alguns recursos para melhorar. Inclusive reduzir o ponto de ignicao inicial, instalar ignicao capacitiva, etc.
Lembrando que taxa alta aumenta a eficiencia do motor. Mais desempenho e menos consumo. Nao jogue isso fora assim tao facil... Eles vao tentar convence-lo, mas resista por enquanto.
Ate la, nao fique acelerando forte por ai para nao quebrar nada.
Por mais que ja tenha tomado passe, duvido que tiraram muita coisa.
E, se estiver com taxa alta realmente, acima de 14:1, tem como tentar alguns recursos para melhorar. Inclusive reduzir o ponto de ignicao inicial, instalar ignicao capacitiva, etc.
Lembrando que taxa alta aumenta a eficiencia do motor. Mais desempenho e menos consumo. Nao jogue isso fora assim tao facil... Eles vao tentar convence-lo, mas resista por enquanto.
Ate la, nao fique acelerando forte por ai para nao quebrar nada.
Eduardo Rettore
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Re: Motor grila após arrumar aquecimento do coletor de admis
Camargo
Alguns fatores podem causar a famosa batida de pino.
Eu tenho um carro novo que bate pino. A solução, segundo a Fiat, é misturar etanol à gasolina no tanque, isto é, não posso abastecer só com gasolina. Maldito motor Flex!*
Mas voltando ao Monza, uma mistura pobre demais faz bater pino.
Vc disse que o mecânico 'regulou' o carburador. Só se regula a mistura de marcha lenta. A mistura de funcionamento normal é misturada automaticamente. Ela depende dos giclês de passagem de combustível e de ar, e do nível da bóia
Como o problema no seu carro começou quando a mistura foi aquecida, com o desentupimento das galerias do coletor, acho que seria interessante subir um tiquinho o nível da bóia, para experiência. Tenho quase certeza de que resolverá o problema.
Eu já tive batida de pino em um motor a 2 tempos e a causa era simplesmente excesso de carbonização na cabeça dos cilindros e na câmara de combustão, coisa muito comum em motores onde o óleo é queimado junto com o combustível.
Como está a carbonização no seu motor?
Finalmente, já ouvi dizer que existem juntas de cabeçote especiais para reduzir a taxa de compressão. São mais espessas que as normais. Alguém aqui pode saber mais sobre isso e esclarecer pra gente.
* Aqui no Rio de Janeiro o etanol é muito caro, não compensa usar. Então, se eu sou obrigado a usar um combustível mais caro para não ter batida de pino, pra mim o Flex é maldito. Isso sem falar no trabalhão que dá parar no posto e precisar calcular quanto vai de etanol e gasolina. E haja tempo disponível!. Para quem tem etanol mais barato é o contrário, é uma bênção, pois se faltar etanol ou ele subir demais de preço, a gasolina pode ser usada.
Abs e boa sorte.
Alguns fatores podem causar a famosa batida de pino.
Eu tenho um carro novo que bate pino. A solução, segundo a Fiat, é misturar etanol à gasolina no tanque, isto é, não posso abastecer só com gasolina. Maldito motor Flex!*
Mas voltando ao Monza, uma mistura pobre demais faz bater pino.
Vc disse que o mecânico 'regulou' o carburador. Só se regula a mistura de marcha lenta. A mistura de funcionamento normal é misturada automaticamente. Ela depende dos giclês de passagem de combustível e de ar, e do nível da bóia
Como o problema no seu carro começou quando a mistura foi aquecida, com o desentupimento das galerias do coletor, acho que seria interessante subir um tiquinho o nível da bóia, para experiência. Tenho quase certeza de que resolverá o problema.
Eu já tive batida de pino em um motor a 2 tempos e a causa era simplesmente excesso de carbonização na cabeça dos cilindros e na câmara de combustão, coisa muito comum em motores onde o óleo é queimado junto com o combustível.
Como está a carbonização no seu motor?
Finalmente, já ouvi dizer que existem juntas de cabeçote especiais para reduzir a taxa de compressão. São mais espessas que as normais. Alguém aqui pode saber mais sobre isso e esclarecer pra gente.
* Aqui no Rio de Janeiro o etanol é muito caro, não compensa usar. Então, se eu sou obrigado a usar um combustível mais caro para não ter batida de pino, pra mim o Flex é maldito. Isso sem falar no trabalhão que dá parar no posto e precisar calcular quanto vai de etanol e gasolina. E haja tempo disponível!. Para quem tem etanol mais barato é o contrário, é uma bênção, pois se faltar etanol ou ele subir demais de preço, a gasolina pode ser usada.
Abs e boa sorte.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Motor grila após arrumar aquecimento do coletor de admis
Concordo com o Luiz, pode ser mistura pobre.
Não acho confiável.
(utilizei para deixar a compressão do motor a álcool adequada para queimar gasolina)
Já tive esse problema em um outro flex... quandootanque estava vazio, mandava R$15,00 de álcool e completava com gasolina.
Se o tanque estava mais cheio, era R$5~10,00 de alcool e o resto com gasolina.
Já usei uma vez, queimou a junta em uns 15 mil km de uso.Luiz Carlos (Rio) escreveu: Finalmente, já ouvi dizer que existem juntas de cabeçote especiais para reduzir a taxa de compressão. São mais espessas que as normais. Alguém aqui pode saber mais sobre isso e esclarecer pra gente.
Não acho confiável.
(utilizei para deixar a compressão do motor a álcool adequada para queimar gasolina)
Flex é horrível.Luiz Carlos (Rio) escreveu:* Aqui no Rio de Janeiro o etanol é muito caro, não compensa usar. Então, se eu sou obrigado a usar um combustível mais caro para não ter batida de pino, pra mim o Flex é maldito. Isso sem falar no trabalhão que dá parar no posto e precisar calcular quanto vai de etanol e gasolina. E haja tempo disponível!. Para quem tem etanol mais barato é o contrário, é uma bênção, pois se faltar etanol ou ele subir demais de preço, a gasolina pode ser usada.
Já tive esse problema em um outro flex... quandootanque estava vazio, mandava R$15,00 de álcool e completava com gasolina.
Se o tanque estava mais cheio, era R$5~10,00 de alcool e o resto com gasolina.
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Re: Motor grila após arrumar aquecimento do coletor de admis
pre detonar alcool é dificil, faça um teste estático com ele frio na lenta em primeira partida dia. so acontece quando esquenta?
outra coisa que poucos se dao conta disso. a pre detonaçao acontece por diversas maneiras, uma delas e especialmente pra quem sistema antigo carburador é a sucção de ar quente. ar quente cria pre detonaçao facilmente, se a tua valvula que controla o fluxo de ar quente vinda do coletor escape estiver danificada, vai aspirar ar quente e pre detona mesmo em um motor de taxa mansa 12:1 pro alcool. faça o teste e desligue essa conecçao :smt023
como eu ia colocar no topico anterior porem tive que trancar, acho que agora posso postar novamente a dica de como verificar a taxa de compressao sem desmontar o motor. como passei essa dica pro julio, vou compartilhar com quem queira ter conhecimento.
o projetista que fez esse cabeçote familia 2, colocou uma medida fisica de desbaste de face, essa medida foi feita justamente pra essa finalidade, verificar a taxa de compressao sem ter que desmontar o cabeçote. retire o coletor de escape e procure por essa meia lua no meio do cabeçote. o meu é um motor N20XF novo original STD e tem 1.3mm de margem de segurança. o cabeçote de voces mais antigo tem 1.5mm STD, se nao tiver essa margem ae sim, ele estaria com -1.5mm, porem ainda é a margem de segurança dita pelo fabricante e nao faria isso que fez. especialmente no alcool que tem muita octanagem e tolera muito pre detonaçao.
faça o analise visual que mencionei e veja se tem marca la, se tem passe pra nos a medida restante. dica: pegue uma lamina de calibraçao, e vai enfiando ali ate ver qual a medida mais proxima. mediaçao de "compressao" por manometro nem sempre é confiavel. tem as variaveis(calor,pressao,força,vedação,etc) que geram muita anomalia... ou seja nao é confiavel. nao prova nada.

outra coisa que poucos se dao conta disso. a pre detonaçao acontece por diversas maneiras, uma delas e especialmente pra quem sistema antigo carburador é a sucção de ar quente. ar quente cria pre detonaçao facilmente, se a tua valvula que controla o fluxo de ar quente vinda do coletor escape estiver danificada, vai aspirar ar quente e pre detona mesmo em um motor de taxa mansa 12:1 pro alcool. faça o teste e desligue essa conecçao :smt023
como eu ia colocar no topico anterior porem tive que trancar, acho que agora posso postar novamente a dica de como verificar a taxa de compressao sem desmontar o motor. como passei essa dica pro julio, vou compartilhar com quem queira ter conhecimento.
o projetista que fez esse cabeçote familia 2, colocou uma medida fisica de desbaste de face, essa medida foi feita justamente pra essa finalidade, verificar a taxa de compressao sem ter que desmontar o cabeçote. retire o coletor de escape e procure por essa meia lua no meio do cabeçote. o meu é um motor N20XF novo original STD e tem 1.3mm de margem de segurança. o cabeçote de voces mais antigo tem 1.5mm STD, se nao tiver essa margem ae sim, ele estaria com -1.5mm, porem ainda é a margem de segurança dita pelo fabricante e nao faria isso que fez. especialmente no alcool que tem muita octanagem e tolera muito pre detonaçao.
faça o analise visual que mencionei e veja se tem marca la, se tem passe pra nos a medida restante. dica: pegue uma lamina de calibraçao, e vai enfiando ali ate ver qual a medida mais proxima. mediaçao de "compressao" por manometro nem sempre é confiavel. tem as variaveis(calor,pressao,força,vedação,etc) que geram muita anomalia... ou seja nao é confiavel. nao prova nada.

PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Re: Motor grila após arrumar aquecimento do coletor de admis
Ou isso ou tenta pegar a altura do cabecote com paquimetro.
O que achar mais facil... :smt023
O que achar mais facil... :smt023
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