Semana passada trabalhei a semana toda com o Monza. Como o carro havia andado cerca de 250 km nos últimos 2 anos, os problemas de um carro muito parado começaram a acontecer, desde falhas e falta de marcha lenta até pneus ressecados e deslocados. O carro é 2.0 original e estava fazendo uma média de 3,8 km/l de álcool na cidade. Tudo isso motivou o internamento do Monzão por 10 dias para um pente fino. Registrei parte desta maratona nas fotos abaixo:

O carro chegou aos seus 80.000 km originais.

Jogo de pneus novos Pirelli P400 185 70 R13 fabricados em 2013.

Extração do câmbio para troca de embreagem. O friso do paralama direito está em casa. Apenas retirei para verificar o modelo do retentor interno.

Revisão da suspensão dianteira direita. Pivôs e rolamentos do cubo estão em perfeito estado. Foi colocado um novo amortecedor Monroe e novo batente de mola. Disco de freio, pinças, pastilhas e flexíveis estão em excelente estado, mas os discos e as pastilhas serão trocados na próxima revisão, para que tudo fique novo. Mas o óleo do freio já foi trocado nesta mesma revisão. O restante, tudo ok.

Na suspensão dianteira do lado esquerdo, mesmo disgnóstico e manutenção realizados no lado direito, porém, houve necessidade de trocar também a coifa da junta homocinética.

Troca de Embreagem: cabo novo Fânia, platô, disco e rolamento Sachs. A embreagem que estava no carro ainda era o original de fábrica. Os retentores do câmbio também foram trocados.

Motor: Trocados óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, junta da tampa de válvulas, velas e cabo de velas. Bobina e sistema de ignição ok.

Carburador 2E: Retirado para desmontagem e limpeza total. Foi constatada a perda do parafuso da marcha lenta. O carburador já foi montado, com a troca do filtro interno e aguarda reinstalação. As mangueiras de combustível e suas abraçadeiras foram todas trocadas após serem tiradas estas fotos.

Início do fechamento do câmbio e reinstalação dos componentes de tração e freio. Travessas inferiores e peito de aço devidamente lavados e encerados (o mecânico me zoou por ter encerado estas peças, que deverão estar sujas em breve rsrs).

Montagem do câmbio e do cabo de embreagem nos "finalmente".

Troca dos pneus dianteiros, bicos e balanceamento de rodas.

Em uma das rodas, o danado do pneu estava grudado. Parte da cinta do pneu só saiu da roda aos prantos, quer dizer, aos pedaços rsrs........

Desce a frente com o câmbio fechado e óleo do câmbio novo. Pneus dianteiros novos e calibrados.

Agora só falta instalar e regular o carburador. O radiador e o reservatório de expansão já estão limpos, aguardando a água do motor com o aditivo recomendado. O reservatório de gasolina de partida a frio e da água do lavador do parabrisa foram higienizados e estão ok. Como o carro não tem ar quente, ar condicionado e nem direção, paramos por aqui.

Troca dos pneus traseiros e bicos com o balanceamento das rodas. Constatamos que a roda traseira esquerda havia levado uma pancada na parte de trás, estando torta em 1 cm. Fizemos a manutenção necessária, que foi simples e barata e nem deixou marcas aparentes.

Rodas e pneus traseiros chegam à oficina. Ficou para a próxima semana chegar os tambores (campanas) que ainda estavam virgens e com muito pouco desgaste. Em razão de um pequeno vazamento de óleo de freio no cilindro de roda traseiro esquerdo, serão substituídos os cilindros e lonas de ambos os lados. No lado de fora, os tambores (campanas) receberão uma manutenção na pintura antes de serem montados. Amortecedores traseiros aguardam a troca e o cabo do freio de estacionamento aguarda lubrificação e ajuste.
Falta: instalar o rádio, revisar aperto do tabelier e revisar (ou trocar, se necessário) o motor do limpador do parabrisa. Depois, alinhamento das rodas dianteiras, uma boa limpeza interna e lavagem externa, com algumas demãos de cera.
Finalmente, na próxima terça-feira, se Deus quiser, poderei a andar com o carro na pista.
Espero que tenham gostado. Em breve, postarei mais fotos.
Abraço a todos!!! :smt023