BOM AMIGOS TIVE UMA EXPERIÊNCIA MUITO CHATA COM ESSE POTENCIÔMETRO:
Meu Tbi estava preto de sujeira, resolví limpa_lo efetuei a troca do kit do mesmo junto com o kit do bico injetor, então pensei agora é so alegria. No outro dia pela manhã liguei o carro e depois de 2 minutos ligado começou a falhar em um cilindro e depois em 2 cilindros aí o carro ficou trepidando mas não morria, se eu acelerasse, ele rateava e trepidava mais ainda, deixei ele em marcha lenta para ver se estabilizava, depois de alguns minutos começou um terrível barulho de válvulas batendo e um cheiro de gasolina muito forte desliguei o carro, Tirei as velas do 2 e 3 cilindros que estavam falhando elas estavam pretas por causa de mistura rica provavelmente, e molhadas de gasolina. Então pensei cabos ruis efetuei a medição de todos, o que tinha resistência mais baixa estava com 39K, comprei cabos e velas novas pois os mesmos já estavam há 2 anos no carro.
Liguei o carro e aconteceu tudo de novo fiquei louco, tirei as velas novamente e já estavam todas pretas e molhadas de gasolina e o que me assustava era o barulho de válvulas batendo. Chamei um mecânico amigo meu, quando ele ouviu as válvulas disse logo ¨válvulas com guias empenadas¨, ele disse o seguinte também ,seu carro está trabalhando com excesso de gasolina por isso afogou 2 cilindros o motor continuou trabalhando e empenou as guias de válvulas destes 2 cilindros tem que abrir o motor.
Então a noite eu li todo esse tópico sobre o potenciômetro por acaso é claro, no outro dia liguei o carro de novo e tudo se repetia na mesma ordem: o carro funcionava bem por 2 minutos depois começava a falhar em 2 cilindros e por final batia as malditas válvulas, com cheiro muito forte de gasolina, resolvi olhar dentro do tbi com o carro funcionando jorrava muita gasolina, então pensei, limpei o bico aumentou a quantidade de gasolina injetada por ele, fui olhar o potenciômetro e ví que todos os fios estavam intactos ou seja sem nenhum descascado, então pensei nunca foi regulado esse potenciômetro será esse o problema? Peguei o multímetro descasquei o fio e medi somente com a chave ligada acreditem 3.9v.
Liguei o carro com cilindro falhando , válvulas batendo e fui baixando até 1,9v, depois desliguei o carro retirei as velas limpei ,sequei e regulei as mesmas recoloquei no carro dei novamente a partida o carro funcionou normalmente até ligar a ventoinha sem dar nenhum problema, medi novamente deu 2,0v, puxei de novo para 1,9v . ACREDITEM não é história de pescador NÃO DEU MAIS PROBLEMA

. Espero que o meu depoimento se é que posso chamar assim ajude alguém no presente ou no futuro :smt020 :smt030 :smt023
MONZEIRO DESDE 1996 . ALMA DE AÇO , ÓLEO NAS VEIAS .
MONZA- SL/E PRETO 87 GAS/GNV DE 1996 ATÉ 2010 -SÓ ALEGRIA!
MONZA- GLS VERDE 94 GAS/GNV DE 2010 ATÉ ......?