potenciometro de co, fatos e verdades

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: potenciometro de co, fatos e verdades

Mensagem não lida por waldir »

na linha de entrada de combustível no tbi esta gotejando alcool bem naquela porca grande que tem no tbi,tirei a mangueira e reapertei de novo e continuou do mesmo jeito.
Saul, está gotejando na entrada do TBI por que não foi ajustado antes de apertar a porca ( ou já amassou)

Desaperte a porca e tire fora e verá que existe um olhal 1/2 lua que precisa estar bem encaixado antes do aperto

mangueira ==( (== TBI

Se o distribuidor é original e nunca foi mexido, isto é, troca de eixo e mesa... é só ajustar nas marcações das flanges.

Há mexânicos que compensam a CD fora de sincronismo com o adiantamento ou atraso do distribuidor.

Lembrando que ao ajustar o avanço do distribuidor, deve-se fazer o jump no AeB após a ventoinha ter ligado pela 2ª vez e ajustar
com pistola estroboscópica.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993

Mensagem não lida por saul jorge »

Waldir,vou tentar fazer o procedimento.não sei se o distribuidor é original ou já foi trocado. Abraços
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

saul jorge escreveu:O conector do map é novo,as mangueiras também,e o tbi já foi limpo,juntas novas etc... quando o carro foi passado no scaner o mecânico disse que teria que trocar uma tal de CI do modulo,que por causa dela estava dando erro no map.A luz da injeção só acendeu quando coloquei o map novo pra testar,e deu erro de tensão alta no mesmo.Abraços
entao é facil , e isso na primeira vez que fui passar um scaner e que tambem o map tava ruim o cara trocou o map e me falou algo em concertar na uce , ate ai eu nao tinha conhecimento de nada no monza e isso aconteceu apos uns 8 meses que o adiquiri dai so troquei a peça e a central ta do mesmo jeito ,

entao ache alguem que tenha um monza efi a alcool de mesmo modelo que o seu ,um conhecido , amigo etc...., e peça pra fazer o teste pegando o modulo dele e colocando no seu ( isso se ele concordar ), fazendo mesmo com o seu no dele, e dai ira saber se o x da questao é a uce ou map , pois eu ja cansei de queimar fuzil, torrar fiaçao , regulador do alternador com tensao acima do ideal ate hoje , curtos etc... e a minha uce esta normal como sempre foi, assim como é mais facil se ganhar na mega sena sozinho do que travar ou queimar um bico de monza mono-ponto tambem é dificil uma central dessas ter problemas,
acho que dessa forma ira matar se realmente a sua central esta com problemas

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Ronie Barbosa
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Ronie Barbosa »

BOM AMIGOS TIVE UMA EXPERIÊNCIA MUITO CHATA COM ESSE POTENCIÔMETRO:
Meu Tbi estava preto de sujeira, resolví limpa_lo efetuei a troca do kit do mesmo junto com o kit do bico injetor, então pensei agora é so alegria. No outro dia pela manhã liguei o carro e depois de 2 minutos ligado começou a falhar em um cilindro e depois em 2 cilindros aí o carro ficou trepidando mas não morria, se eu acelerasse, ele rateava e trepidava mais ainda, deixei ele em marcha lenta para ver se estabilizava, depois de alguns minutos começou um terrível barulho de válvulas batendo e um cheiro de gasolina muito forte desliguei o carro, Tirei as velas do 2 e 3 cilindros que estavam falhando elas estavam pretas por causa de mistura rica provavelmente, e molhadas de gasolina. Então pensei cabos ruis efetuei a medição de todos, o que tinha resistência mais baixa estava com 39K, comprei cabos e velas novas pois os mesmos já estavam há 2 anos no carro.
Liguei o carro e aconteceu tudo de novo fiquei louco, tirei as velas novamente e já estavam todas pretas e molhadas de gasolina e o que me assustava era o barulho de válvulas batendo. Chamei um mecânico amigo meu, quando ele ouviu as válvulas disse logo ¨válvulas com guias empenadas¨, ele disse o seguinte também ,seu carro está trabalhando com excesso de gasolina por isso afogou 2 cilindros o motor continuou trabalhando e empenou as guias de válvulas destes 2 cilindros tem que abrir o motor.
Então a noite eu li todo esse tópico sobre o potenciômetro por acaso é claro, no outro dia liguei o carro de novo e tudo se repetia na mesma ordem: o carro funcionava bem por 2 minutos depois começava a falhar em 2 cilindros e por final batia as malditas válvulas, com cheiro muito forte de gasolina, resolvi olhar dentro do tbi com o carro funcionando jorrava muita gasolina, então pensei, limpei o bico aumentou a quantidade de gasolina injetada por ele, fui olhar o potenciômetro e ví que todos os fios estavam intactos ou seja sem nenhum descascado, então pensei nunca foi regulado esse potenciômetro será esse o problema? Peguei o multímetro descasquei o fio e medi somente com a chave ligada acreditem 3.9v.
Liguei o carro com cilindro falhando , válvulas batendo e fui baixando até 1,9v, depois desliguei o carro retirei as velas limpei ,sequei e regulei as mesmas recoloquei no carro dei novamente a partida o carro funcionou normalmente até ligar a ventoinha sem dar nenhum problema, medi novamente deu 2,0v, puxei de novo para 1,9v . ACREDITEM não é história de pescador NÃO DEU MAIS PROBLEMA :lol: :lol: . Espero que o meu depoimento se é que posso chamar assim ajude alguém no presente ou no futuro :smt020 :smt030 :smt023
MONZEIRO DESDE 1996 . ALMA DE AÇO , ÓLEO NAS VEIAS .
MONZA- SL/E PRETO 87 GAS/GNV DE 1996 ATÉ 2010 -SÓ ALEGRIA!
MONZA- GLS VERDE 94 GAS/GNV DE 2010 ATÉ ......?
dutra s a

ronie, qualquer informaçao é sempre bem vinda,

vamos por partes, vou considerar como se nao houvesse gnv pra melhor dar e obter informaçoes parcialmente

falha no cilindro pode ter relaçao á
falta de faisca ou fulga , tambem é relacionado a falta de sinal de rotaçao , hei, bobina impulsora ou bobina eletrica fulga e ate alarme com curto e o sintoma mais comum em falhas nas velas e o famoso estouro ou essa trepidação

bateçao no cabeçote quando aparece dificilmente some ,e a tendencia é piorar se nao fazer o reparo , pois é a primeira vez que vejo um caso desses como o seu sendo relacionando ao potenciometro de có ,

valvula ruim,séde, guia, retentor , pastilha,balancis, tuchos ,comando e falta de pressao de oleo tem mais relaçao com bateçoes de vavula, derrepente ao remontar o tbi, voce deixou cair algo na admissao que ocasionou problemas nas vavulas e que nao as deixou fecharem bem enquanto a de escape estava aberta e nisso sendo criado o aumento de combustivel no cilindro , quem sabe foi isso , ou nao.
dessa forma faça a mediçao de pressao dos cilindros e de bomba de oleo pra ter mais certeza de que há valvulas ruins .

o cheiro forte é proveniente do acumulo nao queimado no cilcindro e ate um pequeno acumulo no escape, isso sim pode ser relacionando a má regulagem do potenciometro e nisso acaba que apagando as velas de tao encharcadas que ficam.

para o caso de se jorrar gasolina pra fora o tbi , ou esta fora de ponto ou de ordem de inguiniçao ou problemas nas vavulas , ( esta dando contra fluxo/pressao) e é muito perigoso ao dar partida dessa forma.

3,9v é muita coisa, aja gasolina , e como leu todo o topico , entao deve saber que o mais correto seria fazer o ajuste do potenciometro com um analizador de gases no escape pra ter melhor resultado de consumo, desempenho e emissao de gases poluentes e mistura ar+combustivel.

alterar o potenciometro , muita coisa tambem é alterada pela uce (central)

e lembre-se, todos o sistemas de injeçao eletronica e seus componentes seja de qualquer carro , foi projetado pra trabalhar direto , com poucos intervalos de descanso , portanto nao se esqueça que voce usa gnv e de verificar se há alguma possivel influencia sobre tais transtornos.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Ano: 1996

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Só uma dica... pra regular o CO NÃO precisa descascar os fios! Acho muito feio um carro com o chicote cheio de fios descascados e/ou fita isolante. Eu pego a ponta de prova do multímetro e coloco na entrada da tomada, por trás dela... dai a ponta encosta no terminal e pronto... não precisa cortar fio, fica tudo originalzinho... :wink:
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
pablopttm
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por pablopttm »

Diego Paiva escreveu:Só uma dica... pra regular o CO NÃO precisa descascar os fios! Acho muito feio um carro com o chicote cheio de fios descascados e/ou fita isolante. Eu pego a ponta de prova do multímetro e coloco na entrada da tomada, por trás dela... dai a ponta encosta no terminal e pronto... não precisa cortar fio, fica tudo originalzinho... :wink:

Ba, isso me dá uma agonia quando vejo isso. Sai mais em conta compra aqueles multimetro aqueles amarelo de 10pila (eu tenho um desses) do que compra pedaços de fio e isolante .E o teste é mais efetivo !
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
dutra s a