ECU do Monza Gasolina serve no Monza a Alcool?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: ECU do Monza Gasolina serve no Monza a Alcool?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Mean_Machine escreveu:Ainda nao... comecei a fazer o serviço caiu uma chuva danada aki...rsrs uma ultima pergunta... pra eu trocar os chips. desligo a bateria? ou posso deixar ligado mesmo?
facil desplugar o plug da ECU :smt023

nunca faça qualquer removaçao de EPROM com ele energizado. mesmo nao tendo a igniçao ligada ja esta sendo energizado pelo fio 30.

a ECU multec 700 a memoria é removivel nos modelos mais novos é soldado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Mean_Machine
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ECU do Monza Gasolina serve no Monza a Alcool?

Mensagem não lida por Mean_Machine »

Mano Rafaelo,VRSILVA e 500EF, como disse tava chovendo muito desde aquela quinta aki em Angra. hoje deu uma aliviada tanto no frio/chuva e tempo que estava complicado pra arrumar. vamos lá. desmontei aquela lateral onde fica posta a ECU, soltei os parafusos 8 e quando fui puxar os fios dos plugs tive uma surpresa/espanto, descobri o que levou ao curto da outra ECU, ÁGUA, isso mesmo ÁGUA, parece que vinha do chicote que fica atrás do reservatório de água do radiador e como a chuva deu uma cessada aqui hj ainda estava úmido. quando puxei os plugs, estavam encharcados e com muito zinabre e os slots estavam afogados. Arranquei tudo e tambem desmontei a ecu completa com medo de ter molhado por dentro. desmontei tudo, mesmo sendo blindado não quis arriscar, procedi a limpeza com WD40 e limpa contato pra secar os bancos e sequei todos os fios. Impermeabilizei por cima com cola de Silicone como nas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

após a impermeabilização, fiz a troca dos chips e notei que a numeração, as letras e a cor do chip da ECU a gasolina é diferente.

Socket Chips:

Imagem

Gasolina AYMM 9652 COR PRETA:

Imagem

Imagem

Alcool AYMN 9642 Cor MARROM:

Imagem

Imagem

beleza feito fui repor tudo no lugar, e pra eu quase ter um novo infarto, um pino se quebrou com a ferrugem que já tinha na base do pino :smt010 , a unica coisa que vi próximo foi um fio de arame queimado, cortei um pouco maior que o tamanho do pino, e recoloquei no lugar e ja fui logo tentando ligar o carro. Eu ja estava suando frio. Pra minha felicidade, funcionou perfeitamente. e já está reposto :smt023 :smt028

E ao que constatei umas perguntas anteriores e algumas Novas...

O fio do pino que foi pro espaço foi o A11. sabem qual informação ele traz?

Sabe dizer o que significa essas letras e números que estão nos chips/módulos (só por curiosidade)?

e pra retificar o que comentaram, realmente o carro com o chip a gasolina estava muito xoxo, e não estava conseguindo dar uma regulagem correta com o GNV, foi eu trocar e ligar consegui dar uma excelente regulagem e o carro voltou a acionar a ventoinha na temperatura correta e o desempenho pelo pouco que andei na rua está excelente tanto no álcool, quanto no GNV.

e quanto a borracha do chicote. desmontei o reservatório puxei o cabo, taquei fita isolante e cola de silicone ali também. Agora vou ficar observando aquele lugar pra evitar novos curtos e entradas dágua...

abração amigos espero que esse pequeno Tuto, sirva pra salvar mais alguém que passou pela mesma picuinha... :smt020
EU QrO VeR o OCooOO!
menino doido, tu quebrou até os friso.
Tem noção do prejuízo? Acho que o teu véi vai te matar.
Os olhos dele esperando o carro do ano.Um modelo italiano.
Que acabaram de inventar Carrão da P....,
tu pisava ele voava Tu freava ele ancorava,E eu lá dentro a me debater
.
Responder