Até faria essa medição em casa ,mas como foi o mecânico que deixou mal regulado,irei deixar este trabalhinho para ele consertar... No meu está dando 2v e a duvida que fiquei é: se colocar o medidor de gases e deixar o co no recomendado pelo manual o motor já estará em ajuste bem fino? Abraçoswaldir escreveu:Saul,
vide topico
viewtopic.php?f=50&t=18373&start=50#p335868
No seu caso eu reduziria a voltagem para 1,55V colocando o motor/UCE em modo de ajuste, isto é, aquecendo o motor até ligar a ventoinha e depois fazer o jump no conector ALDL no terminal A e B e reduzir a voltagem no potenciômetro.
A partir daí faça a medição de consumo.
Lembrando o ajuste fino é feito com o medidor de gases.
Abs
potenciometro de co, fatos e verdades
-
saul jorge
- Membro Class (Nível 5)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: potenciometro de co, fatos e verdades
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Só para constar, como já disse em vários tópicos sobre esse assunto, meu Monza GLS 96 gasolina nunca teve ajustado com 2v no potenciômetro. Sempre ficou entre 1,5 e 1,8v.
Hoje ( há alguns anos) está com 1,5v e na última medição deu 0,7% de CO.
Teve época que para dar o valor recomendado ficava em 1,8v.
Tenho o carro a 14 anos e sempre fiz verificação de índice de CO, mesmo quando não tínhamos a Controlar em São Paulo.
Abs,
Carlos Freire
Hoje ( há alguns anos) está com 1,5v e na última medição deu 0,7% de CO.
Teve época que para dar o valor recomendado ficava em 1,8v.
Tenho o carro a 14 anos e sempre fiz verificação de índice de CO, mesmo quando não tínhamos a Controlar em São Paulo.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
saul jorge
- Membro Class (Nível 5)
Entendido! Agora vejo que não é muito difícil está regulagem,pois já vi um amigo meu que tem um kadett quebrando a cabeça com isso.
Já liguei para o mecânico e segunda feira vou levar o carro la, e acompanhar o procedimento para ver como é...Abraços
Já liguei para o mecânico e segunda feira vou levar o carro la, e acompanhar o procedimento para ver como é...Abraços
- dutra s a
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Ano: 1994
tem uma coisa que tem de ressaltar , a regulagem só e apenas no potenciometro com voltimetro , nao é o correto
o fato de se fazer a regulagem com o analizador no escape nao é apenas por bom consumo e desempenho e poluiçao , é tambem sobre mistura , pois sendo muito pobre mesmo , cedo ou tarde dependendo de como se encontra o motor e sua manutençao pode causar transtornos como queima de junta , nao que eu queira dizer que a relatos sobre isso mas é uma possibilidade .
professor freire , umas duvidas que consegui lembrar rsrsrsrsrsr :
é possivel o motor emitir os indices dentro do manual e mesmo assim beber demais ou de menos ? seria muito relativo ao que se encontra a manutençao do carro ?
e tambem, estando dentro do que manda no manual pode ser possivel que mesmo assim essa porcentagem pode ainda estar com mistura pobre ou rica em demasia ou estando dentro da porcentagem do manual posso ficar em paz pois sei que esta queimando corretamente independente de como esta o motor .....? pois ate onde sei o potenciometro foi feito justamente pra isso nao importando sua voltagem e sim o que sai no escape , mas com esses valores fixos da controlar , acho que tem muito gente se perdendo com relaçao ao manual,
creio que pra estar dentro do manual ou da controlar pode ser que o potenciometro tem de estar a 2,50v ou a 1,80v ou a 1,50v .....seria muito relativo isso correto ?
abs estamos ai
o fato de se fazer a regulagem com o analizador no escape nao é apenas por bom consumo e desempenho e poluiçao , é tambem sobre mistura , pois sendo muito pobre mesmo , cedo ou tarde dependendo de como se encontra o motor e sua manutençao pode causar transtornos como queima de junta , nao que eu queira dizer que a relatos sobre isso mas é uma possibilidade .
professor freire , umas duvidas que consegui lembrar rsrsrsrsrsr :
é possivel o motor emitir os indices dentro do manual e mesmo assim beber demais ou de menos ? seria muito relativo ao que se encontra a manutençao do carro ?
e tambem, estando dentro do que manda no manual pode ser possivel que mesmo assim essa porcentagem pode ainda estar com mistura pobre ou rica em demasia ou estando dentro da porcentagem do manual posso ficar em paz pois sei que esta queimando corretamente independente de como esta o motor .....? pois ate onde sei o potenciometro foi feito justamente pra isso nao importando sua voltagem e sim o que sai no escape , mas com esses valores fixos da controlar , acho que tem muito gente se perdendo com relaçao ao manual,
creio que pra estar dentro do manual ou da controlar pode ser que o potenciometro tem de estar a 2,50v ou a 1,80v ou a 1,50v .....seria muito relativo isso correto ?
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Se o índice estiver dentro das recomendações, tensões do sensores e do CO estiverem de acordo o motor terá desempenho, consumo e vida útil otimizados.
Ao meu ver, se por exemplo conseguir um ajuste próximo de 1% de CO, com tensão acima de 2,0v há algo errado no carro e deve ser investigado. Esse é um exemplo.
Abs,
Carlos Freire
Ao meu ver, se por exemplo conseguir um ajuste próximo de 1% de CO, com tensão acima de 2,0v há algo errado no carro e deve ser investigado. Esse é um exemplo.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
saul jorge
- Membro Class (Nível 5)
Amigos levei o carro no mecânico e ele deixou o pontenciometro em 1,61 segundo ele ficou em 0,6 de co, eu não pude acompanhar o procedimento.Mas como teimoso e insatisfeito com o consumo do meu carro inventei de fuçar no potenciometro e abaixar para 1.4,só que quando faço o jump com um fuzivel (desses de carro mesmo) o carro logo em seguida morre! Na realidade logo que faço o jump a rotação começa a cair,ai eu tenho que ficar mantendo a aceleração em 1400 rpm, só nessa rotação que a luz da ie para de piscar e a ventoinha estabiliza funcionando, se a rotação cair ou passar de 1400 a luz de anomalia fica piscando e a ventoinha desligada.lembrando que antes de fazer o jump a ventoinha acionou umas 6 vezes,o carro estava bem aquecido mesmo. E fiz o jump no A e B do conector da ie. O que sera a causa do problema?
-
vrsilva
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Seu carro deve estar com problema em algum dos atuadores da TBI ou uma entrada falsa de ar muito grande que, ao jumpear a ECU para de atuar e estabilizar a lenta, dessa maneira o motor está morrendo...
É só suposição, posso estar enganado... os mais experientes podem dizer melhor e com mais precisão...
É só suposição, posso estar enganado... os mais experientes podem dizer melhor e com mais precisão...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
O jumper deve ser feito com motor funcionando.
Só não entendi o porque de mexer se os dados do mecânico está dentro dos parâmetros desse carro. Pior é mexer sem saber para onde colocar e como sem equipamentos para ver o que deu.
Mistura muito pobre e mistura muito rica, ambas são prejudiciais ao motor.
Abs,
Carlos Freire
Só não entendi o porque de mexer se os dados do mecânico está dentro dos parâmetros desse carro. Pior é mexer sem saber para onde colocar e como sem equipamentos para ver o que deu.
Mistura muito pobre e mistura muito rica, ambas são prejudiciais ao motor.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP