Parafusos encamisados no bloco? É isso mesmo?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Oigres
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Parafusos encamisados no bloco? É isso mesmo?

Mensagem não lida por Oigres »

Olá, meu cadastro é novo aqui mas já acompanho o fórum a algum tempo pois sempre venho tirar dúvidas a respeito do meu monza aqui.

Bem, meu monza está parado desde 21 de novembro e esse mês aproveitando o tempo de sobra que estou tendo por estar desempregado resolvi abrir o motor para trocar a junta pois ele estava com aquele problema que ao acelerar parece que está batendo biela mas é problema de vazamento de compressão.

Abri o motor e realmente, a junta estava partida do cilindro 1 para o 2 e ao tirar os parafusos do cabeçote dois não saíram e quando tirei o cabeçote do carro estavam assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bem, nunca havia visto isso antes... a minha dúvida é: esses parafusos estão encamisados ou o cara que montou esse motor antes fez isso aí só de graça?
110, 120... 160... só pra ver até quando o meu monza aguenta...
Jmncamargo
Membro SL (Ní­vel 1)

Re: Parafusos encamisados no bloco? É isso mesmo?

Mensagem não lida por Jmncamargo »

Amigo, alguém já tira sua dúvida ai rapidinho. No meu caso tive uma rosca de um dos parafusos que espanou.
Um torneiro aqui abriu o tamanho do buraco para alguns décimos de milímetro com um macho que faz roscas, ele usou um prisioneiro do motor da B*e*s*t*a, o serviço ficou excelente e não foi preciso fazer bucha.
Fica ai a dica para quem precisar. :D
Oigres
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Jmncamargo escreveu:Amigo, alguém já tira sua dúvida ai rapidinho. No meu caso tive uma rosca de um dos parafusos que espanou.
Um torneiro aqui abriu o tamanho do buraco para alguns décimos de milímetro com um macho que faz roscas, ele usou um prisioneiro do motor da B*e*s*t*a, o serviço ficou excelente e não foi preciso fazer bucha.
Fica ai a dica para quem precisar. :D
Estou achando que é assim mesmo. Vi o tópico de outro colega e no bloco dele tem umas peças de metal justamente onde eu tenho a dúvida, olhe:

Imagem

tópico: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =3&t=23008

essas peças devem ter enferrujado no lugar... todos os parafusos que tirei apresentavam um pouco de ferrugem e estavam MUITO duros para tirar. Quase quebrei minha chave de catraca.
Jmncamargo
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Jmncamargo »

Esses tubos cortados ao meio são chamados de guias para o encaixe do cabeçote no bloco. Achei que algum prisioneiro estivesse espanado e alguém tivesse feito uma espécie de bucha no bloco, agora se forem esses "caninhos" de metal eles servem, como disse anteriormente para alinhar e encaixar o cabeçote no lugar exato.
Se eles tem outra função eu desconheço.
:smt024
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

sao os 02 guias do cabeçote :smt023

estou achando eles meio compridos,talvez seja a posiçao das fotos :smt017
Oigres
Monzeiro Jr. (Nível 0)

São as guias mesmo... vou trocar os parafusos... a maioria tava com um pouco de ferrugem na rosca e esses dois chegaram a grudar as guias.

Obrigado aí.
Responder