VELHO GUERREIRO

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Rosberg
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

VELHO GUERREIRO

Mensagem não lida por Rosberg »

Digitalizei essa reportagem da Revista SS e espero que curtam. Especialmente quando cita, ligeiramente, o Monza.

VELHO GUERREIRO

Comercializado durante duas décadas a acumulando mais de um milhão de unidades vendidas no planeta, o Chavette até hoje é reverenciado

909. Esses foram os números de um projeto da General Motors que anos mais tarde ficou conhecido como Chevrolet Chevette. A idéia de construir esse automóvel, segundo a GIVI um "veículo de passageiros de médio pequeno porte", partiu ainda cedo, em 1962. Porém, somente três anos depois, após uma forte pesquisa de mercado, foi que a GM anunciou o lançamento do carro, que obrigou a montadora a investir US$ 102 milhões no desenvolvimento de uma nova fábrica de motores em São José dos Campos (SP), na duplicação da fundição, em novo setor de estamparia e também numa moderna linha de montagem.

Baseado no Opel Kadett, o Chevette foi um sucesso de vendas no seu segmento graças ao design moderno, durabilidade, eficiência e rapidez no trânsito. Contava também a seu favor o espaço interno.

As primeiras unidades do Chevette vinham com motor de 1.400 cm3 (especialmente desenvolvido para o modelo) cuja potência máxima,rendia bons 68 cv a partir das 5.800 rpm.

Além da mecânica ideal para o modelo, o peso de 870 kg, na prática, também ajudava no desempenho, fazendo com que o carro atingisse uma velocidade máxima de 140,62 km/h e aceleração de 0 a 100 Km/h em 19 segundos.

Durante sua trajetória, o modelo ganhou diversas opções de configurações da carroceria: hatch, sedan, perua (Marajó) e picape (Chevy 500), esta última fabricada até 1995. 0 Sedan, porém, foi comercializado de 1973 a 1993, acumulando vinte anos de sucesso no mercado brasileiro.

INOVAÇAO MECANICA

Considerado o primeiro carro nacional com comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o Chevette foi comercializado inicialmente nas versões Standard e Si (Super Luxo), apresentadas à imprensa no dia 24 de abril de 1973. Logo depois viriam as demais opções como a GP (Grand Prix), uma série especial fabricada em 1976, em homenagem ao Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 daquele ano. 0 modelo possuía
faixas pretas no capô e laterais, faróis de neblina e sobre aros nas rodas. Um ano depois surgiu a GID li, com mudanças no motor, tornando se, assim, mais econômico graças às mudanças no comando de válvulas, distribuidor e carburador aperfeiçoado. A inovação mais significativa ocorreria em 1978, ano em que o Chevette ganhou um visual baseado no Pontiac Firebirci norte americano.

No ano seguinte, a novidade ficava por conta da edição Jeans, diferenciada das outras versões pelas exclusivas padronagens dos tecidos na cor azul, além de um adesivo lateral frontal. Outra novidade foi a configuração de quatro portas para o Chevette, uma carroceria difícil de comercializar naquela época, quando somente os taxistas a consideravam um bom negócio.

Em 1980 a General Motors trouxe a série Ouro Preto para o público. A novidade, além da cor dourada, é claro, contava com ignição eletrônica nas versões a álcool tecnologia que só surgiria a partir de 1982 para as outras versões, sendo opcional nos modelos movidos a gasolina.

SUCESSO ABSOLUTO

Com a comemoração de 500.000 unidades produzidas, a fábrica apostava em outros modelos, caso da versão hatch e uma perua, denominada Marajó, lançados em 1981.

Curiosamente, uma versão automá¬tica de três velocidades chegou a ser oferecida em 1984, um ano depois da segunda reestilização da linha Chevette. Porém, o Chevette automático durou apenas até o ano de 1990, devido à pouca procura dessa versão.

Em 1987 foi a vez de chegar ao mercado a luxuosa versão SE que continha um acabamento mais primoroso e painel mais completo com conta giros e luzes de controle do consumo de combustível. Um ano depois, a versão SE passou a ser chamada de SUE, como forma de unificar o padrão de toda a gama Chevrolet que já tinha essa no

Com a chegada dos carros populares, a GM aproveitou o momento para lançar o Chevette Júnior, como estratégia de aproximar o Consumidor do sonho de ter um carro 0 Km. No entanto, a versão veio com ausência de acessórios e acabamento, caso do tecido das portas, vidros mais finos e um motor capaz de render apenas 50 cv, o que contribuiu para quero carro fosse um fracasso.

No dia 12 de novembro de 1993, um Chevette L de 1,6 litro na cor branca se despedia da linha de montagem da GM acumulando um total de 1,6 milhão de unidades comercial izadas.

PAIXAO A PRIMEIRA VISTA

0 Chevette SL/E que você vê nas fotos pertence a um empresário de Curitiba (PR) que prefere não revelar sua identidade. A preciosidade está com apenas, acreditem, 54 km rodados originais! Trata se de um modelo 0 Km adquirido há dois anos, graças à dedicação de seu atual dono e da empresa que o mantém, a Totty's Hot Toys.

Ele nos contou que esse SL/E foi comprado por acaso em uma concessionária da GIVI, quando foi levar seu outro automóvel para uma revisão.

Chegando lá, avistou o imaculado Chevette sem placas e brilhando como novo. Parecia que se tratava de um modelo recém saído da fábrica, mas não. Era um autêntico e genuíno SUE 1990. 0 vendedor, na época, disse que o modelo tinha sido comprado por um fiador que teve de se desfazer do carro depois de anos de processo judicial.

"Enquanto o processo rolava, já que o 'Chevettinho' não possuía documentação, esperou anos e anos sobre cavaletes na casa desse fiador unicamente por ter que pagar uma dívida de um amigo", comenta o empresario.

"Além do SL/E, hibernam em minha garagem um Ford Lanclau 1983, um Opala Coupé 1977 e um Fusca 1965. 0 carro não sai da garagem para a rua e anda uma vez por semana dentro do pátio de minha empresa, conforme recomendaram os mecânicos da Totty's Hot Toys", completa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Rosberg
Ex: Monza Classic 86/86
FOTOS: viewtopic.php?f=5&t=6210

Atual: Astra Sedan CD Bege Nevada 2003/2004
viewtopic.php?f=23&t=19003

Atual: Honda Biz 125CC Fuel Injection 2010/2010
viewtopic.php?f=23&t=12440
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Re: VELHO GUERREIRO

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Eu tenho a revista, muito boa por sinal. Realmente, o vette é um velho guerreiro, antes do monza, eu queria um vette pra mim. Pra botar um motor de monza ou de vectra hahaha. Dai surgiu o 500 EF e comprei. Temos que exemplificar a reportagen do opala também!
Alan Carlos

Mensagem não lida por Alan Carlos »

Gosto muito do Opala, sou simpático ao Kadet, mas nunca consegui gostar do Chevette. Sei lá, questão de gosto mesmo. Mas reconheço que realmente é um guerreiro. Já fui a um evento do Chevett Clube RJ e vi cada um que deixava todos de queixo caído.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Alan Carlos escreveu:Gosto muito do Opala, sou simpático ao Kadet, mas nunca consegui gostar do Chevette. Sei lá, questão de gosto mesmo. Mas reconheço que realmente é um guerreiro.
Somos 2, porém eu gosto muito do Kadett, simpatizo com o Opala.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rosberg

Mensagem não lida por Rosberg »

RicardoDS escreveu:
Alan Carlos escreveu:Gosto muito do Opala, sou simpático ao Kadet, mas nunca consegui gostar do Chevette. Sei lá, questão de gosto mesmo. Mas reconheço que realmente é um guerreiro.
Somos 2, porém eu gosto muito do Kadett, simpatizo com o Opala.

Somos 3 então. Antes de comprar o Monza, andei num chevette branco 89, não curti nada, até que vi o monzão, parado, olhando pra mim, como quem dizia: ME LEVA PRA CASA QUE SEI QUE VOCÊ VAI CUIDAR DE MIM. Foi amor a primeira vista.
Rosberg
Ex: Monza Classic 86/86
FOTOS: viewtopic.php?f=5&t=6210

Atual: Astra Sedan CD Bege Nevada 2003/2004
viewtopic.php?f=23&t=19003

Atual: Honda Biz 125CC Fuel Injection 2010/2010
viewtopic.php?f=23&t=12440
jr.glaucio
Estado: Maranhão-MA
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Injeção: EFi

Mensagem não lida por jr.glaucio »

agora deu ate saudades dos chevettes q tive, carro muito bom, o segredo é trocar o oleo certinho! grande materia :smt023
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

O chevette é um carrinho bom, econômico....mas tem um motor muito fraco, hehe... principalmente aquele chevette Jr. da agonia de andar.. 1.0, 50CV, 4 marchas... na estrada é terrível heheheh...Um colega meu tinha um... era 120 numa descida grande :lol: e o motor se esgoelando!!

Me lembro como se fosse hj... o dia que meu pai vendeu o monza que tivemos aqui em casa.. Compramos o monzão em 90, zero... e ficamos até 96~97... O cara que comprou o nosso monza, tinha um chevette... qd meu pai abriu o capuz do monza, pra mostrar o motor pro cara... ele fez assim :shock: e perguntou: isso tudo é o motor? :lol: :lol:
O motor do monza dava quase 2 do chevette hehehe... o cara se apaixonou pelo monzão e levou na hora, nem andou no carro....Nosso monza tinha só 50.000km na época.... zeradão... era usado só pra viajar...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
MonzaSC
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por MonzaSC »

Primeiro carro foi um Cheva 83. Gostei de cara ( da GM) . Foi um pulo pra um Kadett, depois um Opala, depois um Corsa, etc.....Até conhecer e casar com o Monza. conheço um monte que começaram com um Chevette...por isso tenho admiração pelo carrinho (mas não quero outro não).... :mrgreen:
Imagem

#MONZA GLS 1996#

----------------------------------
Responder