Consumo

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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avvsilva
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Re: Consumo

Mensagem não lida por avvsilva »

teste escreveu:Acontece que seu e carburado. entao seu econometro não e igual a do Injeção Visto que o Injeção se vc pisar pra ganhar velocidade. mantendo o pe no acelerador o econometro vai descendo lentamente....
No meu carburado, o comportamento é esse aí, o ponteiro desce a medida que a rotação aumenta, mantendo-se o acelerador sempre na mesma posição.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
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avvsilva
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Re: Consumo

Mensagem não lida por avvsilva »

jose geraldo escreveu: voces pode até pensar que sou louco,fiz vários testes de consumo,e em 2 testes enchi um galão de alcool daquele que tem marcação de litro(de oleo de motor),furei a tampa,coloquei uma mangueira,liguei no filtro antes da bomba,fiz um buraquinho do lado pra entrar ar(aqui agente chama de chupeta).consegui no asfalto a media de 12,5km/l e depois na cidade 8,9km/l,é incrível,pretendo tirar a contra prova e filmar tudo.já fiz este teste noutros carros carburados que tive.tive um escort1.6 que dava 4,5km/lna cidade e 7km/l no asfalto.isso depende de vários fatores,do mecânico,do carro ,da estrada e do motorista.
Quando os testes de consumo são feitos em uma só "andada" com o carro, quero dizer, você liga o carro, anda 100Km e só depois faz os cálculos, a média dá muito maior do que no dia-a-dia. É diferente de andar 100 Km em 20 vezes de 5 Km, entende? Observe esse teste que fiz aqui em Poços:

Tópico: Variações de consumo na cidade
Olá amigos Monzeiros,

Confirmando o que o nosso amigo "MonzaClub20EFICHZ" disse sobre as variações de consumo na cidade, tive a oportunidade de constatar o mesmo: elaborei um percurso em avenidas planas aqui na minha cidade, Poços de Caldas (Minas Gerais), que tem mais ou menos 44 Km e o percorri 2 vezes, dando um total de 94,2 Km (na segunda vez foi mais longo). Antes enchi o tanque até a bomba desarmar e depois do trajeto fiz o mesmo no mesmo posto e na mesma bomba. Durante o percurso não coloquei 5ª nenhuma vez e não passei de 70 Km/h, sendo que passa pelo centro da cidade, onde o trânsito é lento e apresenta muitos semáforos. E para minha surpresa o resultado foi este, sendo meu Monza um SL/E 1989 à gasolina:

94,2 Km / 8,31 litros = 11,3 Km/litro ( :D :D :D )

Alguém sabe se alguma coisa poderia fazer com que este teste desse o resultado errado?
Para quem quiser conferir o percurso é este aqui, visto no Google Maps:

http://maps.google.com/maps?f=d&source= ... 51562&z=12
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
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Carlos A. Freire
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Re: Consumo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos (Monza Club 2.0EFICHZ) acho que não entendeu o que quis dizer.

Não estamos discutindo recomendações e sim situações em que o carro fica mais econômico (velocidade X consumo).

Como já disse antes, se manter o carro embalado, não vai aumentar o aquecimento, pois, por estar embalado vai fazer pouca força para vencer a subida e com a força do vento já estará bem refrigerado. Essa situação não se aplica em serra, onde a subida é muito grande e em geral cheia de curvas.

Aqui no estado de São Paulo, temos várias rodovias que o limite de velocidade é de 120km/h, como a Castelo Branco, Bandeirantes, Airton Senna e Imigrantes, por exemplo. As demais rodovias são de 110km/h, salvo alguma situações onde a velocidade é limitada para baixo contando com a placa indicativa e em alguns casos fiscalizado por radar fotográfico.

Se não estiver embalado e tiver que vencer a subida acelerando, é certo que vai consumir mais e colocar um 5ª marcha nessa condição, pode não ser uma boa ideia.

Eu ando a 120km/h nessas rodovias que citei, pois há muitos radares fotográficos fixos e móveis para fiscalização de velocidade, se andando a essa velocidade vem uma subida, mantenho 5ª marcha até a velocidade cair para 100km/h, onde passo para 4ª marcha e o meu Monza vence com facilidade a subida. Se baixar para menos de 100km/h e manter a 5ª marcha, vai aumentar muito o consumo, vai forçar o motor e perderá velocidade rapidamente. Ou seja, o embalo da velocidade não foi aproveitado. É mais ou menos isso que quero explicar.

Abs,

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Re: Consumo

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Agora entendi o que estava falando, e é isso exatamente que eu faço.
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Re: Consumo

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

dutra s a escreveu:meu colega da ciencia kkkkkk

sua resposta com a relaçao á retas nos carros 1.0 e 2.0 pra mais, seria entao uma possivel confirmaçao de que um carro de baixa cilindrada pode entao ser menos economicos que os de maior cilindradas ?

abs estamos ai
Seria possível se o câmbio fosse ainda mais longo no 2.0, mas não esqueça, a cada giro do motor o 1.0 suga 1 litro de ar, enquanto que o 2.0 suga 2 litros de ar, e portanto como a relação ar/combustível não muda muito, o 2.0 deve necessitar o dobro o combustível do 1.0, como a relação de marchas não é 2 vezes mais longa, o 2.0 gasta mais do que um 1.0, mas não exatamente o dobro, por causa da diferença do câmbio, além de óbvio, peso, aerodinâmica, ar, etc ...
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Re: Consumo

Mensagem não lida por vrsilva »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:
dutra s a escreveu:meu colega da ciencia kkkkkk

sua resposta com a relaçao á retas nos carros 1.0 e 2.0 pra mais, seria entao uma possivel confirmaçao de que um carro de baixa cilindrada pode entao ser menos economicos que os de maior cilindradas ?

abs estamos ai
Seria possível se o câmbio fosse ainda mais longo no 2.0, mas não esqueça, a cada giro do motor o 1.0 suga 1 litro de ar, enquanto que o 2.0 suga 2 litros de ar, e portanto como a relação ar/combustível não muda muito, o 2.0 deve necessitar o dobro o combustível do 1.0, como a relação de marchas não é 2 vezes mais longa, o 2.0 gasta mais do que um 1.0, mas não exatamente o dobro, por causa da diferença do câmbio, além de óbvio, peso, aerodinâmica, ar, etc ...
Porém em determinadas situações onde exigem mais do motor, um carro 1.0 precisa fazer mais força para vencer, já o 2.0 por ser mais forte, ter mais torque não precisa de muita coisa... além do que ambos em mesma velocidade e mesma marcha estarão com o giro do motor diferente, portanto usando o exemplo do Carlos Freire, ele sobe a 100km/h em 4ª o monza vai estar com o giro perto dos 3500rpm, num 1.0 pode ter certeza que vai estar muito mais que isso, fazendo o motor gastar mais, se esquentar mais... ou seja o 1.0 só perde...

Quanto ta fazendo um carro 1.0 flex hoje...?? Na gasolina eles devem estar na casa dos 15 até 18 na estrada, meu pai calculava com o monza a gasolina 14 até 14,5 ele já fez... no alcool eu já fiz 10 andando a 140km/h com o motor ruim, com o motor bom da para levar proximo dos 11,5... quanto um carro 1.0 flex a alcool faz, 12, 13???
A diferença de consumo não é tão grande que valha a perda de potencia, segurança em ultrapassagens, estabilidade, conforto que o monza oferece, não tem como comparar um monza com um carro 1.0...
Consumo na cidade é muito relativo e não é uma medida precisa para comparação, eu já fiz 6,5km/l como também já fiz 9km/l... na cidade... geralmente faço 7,5 até 8....
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Philipi15
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Re: Consumo

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teste escreveu:ah entao sei la. rs.. o meu e assim da pra anda com ele la em baixo sem mexe... mas cutudo ja sobe tudo rs...
O meu é a msm coisa
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Vectra C o l l e c t i o n 2.0
jose geraldo
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Re: Consumo

Mensagem não lida por jose geraldo »

Quando os testes de consumo são feitos em uma só "andada" com o carro, quero dizer, você liga o carro, anda 100Km e só depois faz os cálculos, a média dá muito maior do que no dia-a-dia. É diferente de andar 100 Km em 20 vezes de 5 Km, entende?
por isso que nas mensagens anteriores citei que é dificil fazer médias,depende de várias condições,subidas curtas ,médias ,longas,trânsito lento ,rápido,etc...a média pra ser exata tem quer ser nas mesmas condições para todos carros,colocando lado a lado.eu posso conseguir média boa hoje,mas amanhã posso não conseguir a mesma média.
eu não tiro base por essas médias que as revistas,progamas de tv fazem e nem confio nelas.
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