filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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jesuino b ferreira
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Aproveitando o topico, como vcs fazem para tirar o filtro e nao derramar oleo no motor?
no meu carro nao derrama no motor,ele derrama na suspençao.
ai eu coloco um papelao,fazendo uma bica e jogando para fora dela.
quando termino nao fica nada de mancha de oleo no carro.

EDIT: nao jogo o oleo no chao,jogo na bacia que esta com o oleo usado.
do jeito que respondi,deu a impressao que jogava o oleo no chao. :mrgreen:
Editado pela última vez por jesuino b ferreira em 17 Abr 2012, 19:01, em um total de 1 vez.
jose geraldo
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por jose geraldo »

eu nunca vi falar sobre isso, é vivendo e aprendendo, em todas as trocas de oleo feitas foi sempre com o filtro seco.nesse caso eu dei sorte ou não é nescessário.de qualquer forma não vou arriscar na proxima vez.
Rafaelo
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por Rafaelo »

nao achei nos manuais tecnico do omega nem do vectra C. foi no proprio filtro GM original quando eu troquei no 1.6

a imagem diz tudo. senao me engano tem ate na embalagem original a instrução.
1º limpe borda
2º enche de oleo
3º encoste na borda
4º 3/4 de volta
Imagem


encher o filtro antes, livra a bomba de ter que perder tempo pra encher 250ml e esses segundos que leva na lenta nao é interessante ja que a pressao é baixa. e pra quem tem duvidas nao vira no momento de se colocar na bomba. é bem simples de fazer

quanto a filtros horizontais(familia 1 GM) nao tem como fazer isso, porem o sistema de lubrificaçao é totalmente diferente do familia 2 GM.

na questao do filtro explodir ou nao é basicamente impossivel... a nao ser que aumentem a pressao original da bomba bem no limite.
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dutra s a
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por dutra s a »

timm_65 escreveu:Aproveitando o topico, como vcs fazem para tirar o filtro e nao derramar oleo no motor?
repassando ao colega o que ja foi citado :

um toque aos amigos, meu mecanico alem de usar luvas cirurgicas que nao é o caso ,ao rosquear o parafuso de retençao do carter pra retirar o oleo velho ele pega a propria embalagem de papel do filtro ou um papelao ou funil apropriado e aloja ele em direçao do parafuso pra quando saca-lo nao resbalar oleo no protetor de carter da mesma forma no filtro quando retira-lo e no fim ta tudo limpinho rsrsrs

abs estamos ai
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por dutra s a »

pergunta :

trocando com ele vazio ,aquele espaço que nao há nada nele,nao sera empurrado pra algum lugar gerando a pressao alem do que se pode ter devido a temperatura de oleo estando frio ou quente pela a razao da circulaçao devido ao trabalho da bomba ?

sendo qualquer motor com o filtro na vertical ?

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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por Rafaelo »

o filtro tem a entrada e a saida, é sugado entrando pela lateral do filtro, saindo no canal de central. todo o filtro é preenchido por oleo nao existe espaço vazio nele quando cheio. temperatura nao tem relação com isso é apenas uma função normal do filtro. a entrada e a saida dele assim todo ele é preenchido de oleo.
Editado pela última vez por Rafaelo em 17 Abr 2012, 01:01, em um total de 1 vez.
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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por dutra s a »

entao amigao , é ai que quero chegar,
de que forma mais obvia poderia haver uma possivel explosao ou vazamento na borda devido a alguma pressao ? quando na sucçao pelo meio ( rosca) ao chegar o oleo nao se tem nada e entao a demora ao ser preenchido ?
tipo , coloquei o filtro vazio, a bomba vai girar nisso se tem a circulaçao devido ao seu trabalho e entao a sucçao, e por diante ao chegar ao filtro vazio com uma boa pressao da circulaçao do oleo ,o filtro nao estaria em risco de ser danificado ?

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Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!

Mensagem não lida por Rafaelo »

cara nunca vi filtro explodir e desconheço isso e talvez nunca veja isso, existe a valvula bypass no corpo da bomba evitando sobrepressao.

falta de lubrificaçao sim, por intupimento(valvula de alivio do filtro fazendo seu papel evitando uma sobrepressao tb). o vazamento da borda é por causa de uma má instalaçao(sujeira, falta de lubrificante no labio, ou excesso ou falta de aperto) fora isso nao vaza. minhas trocas nunca vazaram ou deram falta de oleo.

só editei ali pra deixar correto a explicaçao, o oleo desce pelo canal lateral(passa via furos lateral do filtro) e sai limpo pelo meio(rosca) ok.

é bem isso, vamos imaginar o seguinte é bem simples de compreender. trocou o filtro vazio, o motor vai girar e vai usar so o filme de oleo que ficou no motor todo o oleo se foi na troca. os tuchos iram descarregar pq o oleo nao vai subir pra preencher o uso deles, os cames do vira nao vao ser lubrificados, apenas contando com o filme(os cames do virabrequim sao lubrificados por gravidade vem da gaiola pra baixo)... os cames do comando vao roda so no filme... entre outros veja o mal que isso dá. tudo isso pode ser evitado enchendo o filtro antes é simples,rapido, e garantido.

existe uma nota da Mann onde afirma que o motor leva 5 a 8 seg pra estabilizar. existe uma valvula no filtro que impede o oleo descer pro carter esvaziando a bomba/filtro evitando "ar falso" na proxima partida. usamos a logica filtro vazio = 8 segundo rodando no filme de oleo, e 8 seg na lenta é uma eternidade.
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