David, achei o aditivo fosqueante que vc falou.... ele é misturado com o verniz, reduzindo o brilho em até 40% BEM interessante!
Veja:
http://www.sherwin-auto.com.br/fichas_t ... versal.pdf
Abs!

nao é bem assim Diego. partes internas nao sao aplicado verniz por causa de redução custo, é algo desnecessario ja que a poliester seca sem verniz, demora um pouco mais e fica menos resistente mas é assim feito quando sai da montagem. quem tem carro com pintura original(poliester) faça um teste com algodao e thinner e esfrega onde esta opaco(interior), se sair a tinta no algodao(tingir) é pq so tem o monocomponente(tinta poliester) oque ja era esperado..Diego Paiva escreveu: ele me disse, que se colocasse somente o poliester dentro do cofre do motor, a pintura ficaria sem proteção nenhuma! Pois na montadora o precesso de pintura é diferente do de repintura (esse que conhecemos)... e se eu aplicar somente o poliester, a pintura irá se desgastar rapidamente!

Diegão,Diego Paiva escreveu:Não é medo de nada.. To pesquisando as diferentes formas de fazer isso... e ver qual é a melhor. O funileiro falou isso de testar, pegar uma chapa... e testar de todas as formas possíveis, para acharmos a melhor... Nisso ele é bem bacana, existe diálogo... a gente conversa bastante, eu exponho as coisas.. ele comenta, diz se tem alguma técnica melhor do que a falada por mim, e por ai vai. Tô pesquisando bastante, pra ter o mínimo possível de dor de cabeça.
Dando uma atualizadinha no tópico....Olhem só o que peguei pro monza:
Rádio original, isso mesmo, meu monza saiu com cd-player da fábrica...Em algum momento esse som foi retirado. Mas ainda tenho o manual original do mesmo
Eu não vou usar esse som na diária. Até pq não toca MP3, não tem saida RCA, nem outras coisas, impossível eu ficar sem essas coisas.... Mas no dia de levar o carro a algum encontro, coloco o CDzinho no local... basta plugar, pois a tomadinha ainda tá lá... graças a Deus nunca cortaram o chicote!
É isso...
Quando o som chegar, tiro fotos reais.. essa foto é do anúncio!
Abs.