teste escreveu:Sim querido, o odômetro atua em conjunto com o velocímetro. Por isso você vai estar com um cronômetro nas mãos. Este não tem nada a ver com os dois. O que você vai fazer é avaliar o conjunto (velocímetro + odômetro) em função de um tempo fixo. A 60km/h , a virada do cronômetro e do odômetro tem que acontecer
no mesmo momento. Se isso não acontecer o seu velocímetro está errado.

[/quote]
Isso vai testar se o odometro esta acompanhando o velocimetro e não se o velocimetro esta marcando o que realmente o carro esta andando. seja qual for a velocidade real do carro. se o velocimetro estiver a 60km. depois de 1 minuto o odometro vai virar. ou seja ele esta funcionando bem de acordo com o velocimetro. mas nosso amigo ai que sabe do velocimetro e não do hodometro. vlw[/quote]
Compreendo o seu raciocínio.O problema mora no fato de o odômetro e o velocímetro
não estarem sempre sincronizados. O odômetro está mecanicamente acoplado ao cabo do velocímetro. É movimento das engrenagens do odometro que induz o movimento do ponteiro do velocímetro e não o contrário. O odômetro não erra(pode parar) o velocímetro sim.Portanto se não houver sincronismo, com o carro a 60km/h(
velocidade mostrada no seu velocímetro: pode ser real ou não) , o odômetro e o
cronômetro(em suas mãos) não virarão sincronizados.
Esse procedimento eu vi com meus próprios olhos. Após levar multas em radares de 50km/h (que tinha certeza absoluta de não ter dado mole) eu mesmo desmontei meu painel e levei o velocímetro ao senhor que aqui citei que é um dos mais antigos aqui no RJ. Ele tem na bancada um motor que simula o giro do cabo do velocímetro do seu carro a 60km/h e um cronômetro . Lá ficou constatado que meu velocímetro estava marcando para menos . :smt023 .