Restauração Monza 1992 - Surfista Prateado

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
LelecoTKD
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Restauração Monza 1992 - Surfista Prateado

Mensagem não lida por LelecoTKD »

Amigos,

Estava programado de trocar meu carro em 2012, porém decidi ficar mais alguns anos com meu Monza. Então já montei um plano de ação de restaurá-lo, mesmo estando bem concervado, vou realizar por etapas.

Imagem
Surfista Prateado
Imagem
LelecoTKD
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: Restauração Monza 1992 - Surfista Prateado

Antes de começar a falar sobre a Restauração, vamos dizer assim, manutenções para deixa-lo mais novo possível, o meu Surfista Prateado está comigo desde 2004, ando bastante com ele, e desde que comprei, comecei a fazer um controle de manutenção dele, porém esse arquivo foi perdido com a perda do meu HD em 2008. Depois disso, mantenho uma cópia atualizada em meu pendrive e no HD.

Segue abaixo o Histórico de Manutenção
ANO: 2008

25-jan-2008 - Efetuado uma mini revisão geral. Constatado várias pendencias, que poderia ser programada sua manutenção durante o ano.
Efetuado Limpeza do sistema de Injeção Eletrônica
Trocado os rolamentos traseiros e dianteiro
Trocado as coifas e ponta homocinéticas
Efetuado Limpeza do sistema de arrefecimento
Efetuado Limpeza do sistema de freio e troca do óleo
Efetuado Inspeção no sistema de cambio
Trocado cabo da embreagem
Trocado Junta do Carter e óleo do motor

20-mai-2008
Instalação Kit Gas Natural (63 Litros Cilindro Clibras + Redutor Pressor)

23-mai-2008 - Ar condicionado apresentou baixa eficiência
Verificado vazamento. Não encontrado. Higienização do carro e Carga do ar condicionado (FRIOLINE-RJ)

7-jun-2008 - Troca de Óleo
Troca do óleo do motor com 48.500. Na próxima, troca o filtro.

31-jul-2008 - Falhas identificadas em 25.01.2008. Programado troca.
Terminal direção rosca L.D e L.E. + Tensionador + Bomba d'água

5-set-2008 - Up-grade do som
(Kit Selenium pezinho + Caixa dutada e Upgrade 12" BD 250 rms + tampão e kit 6/9 Selenium + Táboa Lateral para suprimento do amplificador Hurricane Ha 4.120 e cabo RCA Y

26-set-2008 - Falhas identificadas em 25.01.2008. Programado troca, já que ainda dava pra andar mais um pouco.
Troca do Kit Embreagem Monza 2.0 + Troca do óleo + selante. Verificado curso da embreagem

1-out-2008 - Devido a instalação do kit-gas dia 20.05.2008, programado troca das molas traseiras
Par de mola para gas + 4 calço de mola + 2 Buxa do eixo traseiro

2-out-2008 - Constatado perda do gás do ar condicionado.
Retornei à (FRIOLINE-RJ) e fui super bem atendido, como sempre. O gerente me atendeu e recomendou fazer uma manutenção de todo sistema do ar condicionado.
Desmontado todo o sistema de Ar Condicionado e verificado vazamento fora do veículo. Não encontrado vazamento na serpentina. Encontrado vazamento no compressor.
Efetuado reparo do compressor. Solda da vareta de alumínio - Troca das mangueiras. Carga de ar.
Limpeza do sistema de ventilação forçada do carter e do radiador.
Verificado a tensão da correia do alternador.
Adicionado 1 litro de aditivo para limpeza do sistema de arrefecimento

7-out-2008 - Pré vistoria - Kit Gas
Revisção INMETRO do Kit Gas

8-out-2008
Efetuado reforma das 4 rodas. Uma delas levou solda

5-dez-2008 - Dirigindo pelo Rio de Janeiro, cabo da embreagem arrebentou. Como o cabo foi trocado recentemente e trocado o Kit embreagem, meu mecânico não cobrou nada para instalar um cabo novo.
Trocado cabo da embreagem.
Surfista Prateado
Imagem
LelecoTKD
Membro GL (Ní­vel 2)

Segue Histórico de 2009

9-jan-2009
Troca dos pneus dianteiros 185/65 R14 P4 CINTURADO
2 Desempenos
2 Balanceamentos
1 Alinhamento
2 Cambagens
1 Caster

22-abr-2009
Insufilm G5 + G20 (Tudo black devido dirigir muito a noite. como na famosa linha vermelha, linha amarela e av. brasil aqui no Rio. É BOM EVITAR PROBLEMAS)
Troca calha de chuva das 4 Portas
Trocado Braço do limpador dianteiro, que apresentou problemas. Trocado palheta dos limpadores dianteiro
Instalado Lampada H4 100W Comum nos faróis
Troca do óleo do motor com troca do Fitro - 60.000

23-abr-2009
Reforma geral das 4 rodas
16 parafusos de magnésio
Balanceamento das rodas

2-mai-2009
Troca dos pneus traseiros 185/65 R14 P4 CINTURADO

29-jun-2009 - Constatado perda de óleo do motor. Verificar juntas ou vazamento
Trocado Junta do Tuxo
Trocado Correia do ar
Trocado Correia do Alternador
Trocado Correia Dentada
Trocado Tensionador da Dentada
Trocado Jogo de Velas
Adicionado óleo no motor - 67.624 - Efetuado limpeza do motor. Verificar com 70.000 possivel vazamento ou queima do óleo e trocar por um novo.

17-ago-2009 - Constatado pedal embreagem com curso duro. Constatado cabo paralelo instalado. Apresentou vazamento na tampa do reservatório do sistema de arrefecimento. Defeito do reservatório, que era original do carro.
Trocado Cabo da Embreagem
Trocado Reservatório Monza 1992
Trocado Tampa Reservatório
Trocado Filtro do ar
Trocado Filtro de Combustível
Lubrificado as dobradiças e fechaduras da Porta Dianteira e Trazeira. Tampa do Compartimento de Bagagem e motor.
Aplicado Grafite nos tambores das fechaduras
Troca da Canaleta da Porta Dianteira RH e LH

31-ago-2009 - Constatado perda do gás do ar condicionado pela 3º vez.
Retornei na FRIOLINE com as O.S. de serviço anteriores. O gerente novamente me atendeu com paciencia e logo com o liquitest foi encontrado vazamento do gas pelo bico de recarga, feito reparo. Efetuado nova recarga de gas com contraste.

01-out-2009
Verificado o estado e a tensão da correia do condicionador de ar, da direção hidráulica e do alternador. Corrigido tensão da correia do ar
Troca de Óleo do Motor e filtro (75.000)

02-nov-2009
Verificado o nível de óleo do conjuno da transmissão, verificado sistema quanto a vazamento. Nada foi feito
Efetuado reparo na roda dianteira esquerda, devido passar em um buraco, empenando a roda e desvaziando. Efetuado rodizio dos pneus, calibrado, efetuado balanceamento e alinhamento
Surfista Prateado
Imagem
LelecoTKD
Membro GL (Ní­vel 2)

Segue Histórico de 2010

Esse foi o ano do aquecimento e do gasto do meu monza.

14-jan-2010 - Carro apresentando altas temperaturas no sistema de arrefecimento do motor
Encontrado vazamento no radiador que era original do carro, em 3 linhas. Efetuado solda, reparo permanente, condenando o radiador para no máximo 3 meses de uso. Programando troca do radiador.
Trocado todas as mangueiras do sistema de arrefecimento

22-fev-2010 - Aquecimento permanece. Constatado pane na ventoinha, que era original do carro.
Troca do Radiador
Troca da Ventoinha
Troca do relé da ventoinha
Troca do sensor de temperatura
Drenado, limpo e completado com água limpa o sistema de arrefecimento

17-mar-2010 - Dirigindo na via lagos, aqui no Rio, um descontrolado bateu no carro da minha frente, aonde os dois começaram a rodar na minha frente. Para escapar do acidente, joguei literalmente meu carro no canteiro central da via lagos, acarretando diversos problemas. Ainda permaneci andando do carnaval até 17.mar para efetuar os devidos reparos. De imediato, já tinha percebido que ao escapar do acidente, tinha ferrado todos os amortecedores. Ao chegar em casa, transladando o carro de araruama até zona oeste do rio de janeiro, ascendendo a luz de bateria constantemente, parando o carro em frente a minha casa, escuto um estouro e a fumaça branca sobe, pensei, ferrou tudo. Visualizando rápido, observei que alguma mangueira hidráulica tinha estourado. Decidi parar e fazer toda inspeção na área afetada efetuado as seguintes trocas.
Alternador com problemas, feito reparo
Efetuado troca de todo o sistema de amortecedores/Suspensão
Câmara da Válvula Termostática
Filtro de Ar Fram
Mangueira/Tampa Val. Filtro Colet. Admissão
Fita Isolante 20m 3M
Junta Carter Monza
Junta Tuxo Monza
Coifa Homocimetica L.Roda
Rolamento Roda Dianteira
Kit Amortecedor Dianteiro
Terminal direção rosca LE
Terminal direção rosca LE
Pivô Suspensão 2EA
Bucha Barra Direção 2EA
Bieleta Estab. Monza 2EA
Bucha Bandeja Susp Diant. 4EA
Troca do óleo e do Filtro de Óleo (94.000)
Parafluor
Tampão
Alinhamento e 2 Cambagem
Troca da mangueira de pressão Hidráulica, a que sai do reservatório
Selante

A partir desse dia, a luz de anomalia do sistema de injeção começou a ascender de vez em quanto. Fui levando até o final do ano, não dando muita atenção, erroneamente ...

10-nov-2010 - Luz de anomalia no sistema de injeção começou a ascender e apagar com maior frequencia, continuando não dar muita importancia, erroneamente ... Levei em uma oficina e constatado mau contato no conector que liga no módulo de injeção, aquele que fica no lado do motorista
Luz não ascendeu novamente
Editado pela última vez por LelecoTKD em 20 Mai 2011, 08:31, em um total de 1 vez.
Surfista Prateado
Imagem
LelecoTKD
Membro GL (Ní­vel 2)

Segue Histórico parcial de 2011

10.01.2011 - Pane no sistema de acionamento do limpador do parabrisa. Perdeu a pressão do furo que prende as outras hastes.
Trocado Haste
Trocado palheta do limpador do parabrisa

08.03.2011 - Ao abastecer gás em um posto na alameda em niteroi, a mangueira de abastecimento estourou, e por 1 minuto ficou vazando gás do posto. Efetuado corte do sistema de gás e após tentar dar partida no motor, constatado que a luz indicadora do sistema de ignição ficava acesa e escutava um barulho no compartimento de fusível tipo um curto e a luz ficava ciclando. Manual diz para dirigir até uma oficina. Peguei o carro e dirigi de Niterói até minha casa, uns 40km, com algumas alterações no funcionamento do motor, quando chegava a 80hm/h a 100km/h, passava para gasolina, e ocorria alguns estouros no escapamento, perdendo desempenho não conseguindo mais acelerar. Ao passar para o gás, o funcionamento do motor normaliza. Dia seguinte ao ligar o carro, constatado luz indicadora normalizada. Peguei o carro e fui até araruama sem indicação de luz. Ao retornar, a luz ascendeu chegando em minha casa, exatos 1km de casa, o carro funcionando no gás e na gasolina normalmente, andando a 40km na gasolina, começou a perder potência, joguei no gás e o carro morreu, não pegando mais nem no gas nem na gasolina. Feito leitura do módulo em uma oficina especializada de módulos, e foi condenado pelo mecânico.

O mesmo instalou um módulo de Kadete 1.8 alcool, alegando que o mesmo funcionava no meu carro. Realmente funcionou, porém com desempenho diferente e luz indicadora de passagem de marcha totalmente desregulada. Devolvi o módulo e procurei outra oficina especializada.
Efetuado a troca do módulo original do Monza 1992 EFI Barcelona - Mod AYMM - 16165999
Imagem
Trocado Bateria do Carro. Instalado Bateria Moura. Realmente, quando comprei o carro, comprei uma bateria nova. Incrivel que pareça, a bateria anterior, também da marca Moura, durou quase 8 anos :mrgreen:

Carro permaneceu com problemas na gasolina. Não dava partida, somente no gas. Mecanico me orientou fazer uma revisão completa no sistema de injeção, pois não foi constatado nenhum defeito no módulo, e não tive tempo de levar o carro para verificar qual sensor estava em pane.

Programado Inspeção para Maio, mês que ficaria com o carro parado devido viagem.

Inspeção realizada com sucesso. Em breve detalhes da inspeção de manutenção realizada.

Para adiantar, segue duas fotos de como ficou o motor, após realização de todos os serviços, bem como a limpeza do motor
Início da Revisão do Motor: 05.05.2009
Final da Revisão do Motor 19.05.2011

Imagem

Imagem

Pendências Atuais:
[*]Farol baixo esquerdo oscilando, ascende e apaga, somente o baixo. Verificar mau contato
[*]Marcha Lenta acelerada. Falta regular pelo fato de sair da oficina com tanque de gasolina vasio. Amanha dia 19.05.2011 irei regular
[*]Tendência da direção a puxar para direita. Possivelmente alguma coisa que não foi resolvida depois do incidente na VIA LAGOS. Verificado tudo que podia, e constatado alguma coisa empenada que não me lembro o nome agora, parece que tem que ter um braço hidráulico pra desempenar
[*]Interruptor do motorista de comando do vidro traseiro direito com mau contato. Interruptor comprado, aguardando troca
[*]Interruptor de farol baixo, alto e luz interna do carro quebrado. Interruptor comprado, aguardando troca
[*]Programar troca dos sintos dianteiros
[*]Mau contato no aparelho de som. Preciso sacar o som pra sanar a pane. Em breve elimino esse ítem.
[*]As vezes, aparece vazamento de água próximo a caixa de fusíveis. Preciso verificar da onde vem o vasamento

Para dar prosseguimento no Programa de Manutenção, preparei o seguinte roteiro:

Freio e Suspensão (Efetuado em 2010)
Efetuar Revisão Mecânica e Injeção - EFETUADO
Efetuar Revisão Elétrica e Iluminação
Anotar pendências do carro como Tapeçaria e peças internas e externas. (Ir comprando)
Efetuar revisão da Direção e Câmbio EFETUADO
Reformar parte interna (acabamentos e estofados)
Reformar parte externa (rodas e parachoques)
Reforma da Lataria e Pintura
Surfista Prateado
Imagem
guilherme sedan
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por guilherme sedan »

PRA FICAR MELHOR ESCREVER UM POUCO MAS CORRETO RSRSRSR

BOA IDEIA ESSA DE CONTROLAR AS MANUTENÇOES ..FUIIIII
HJ O DIA TA NUBLADO O SOL TA QUERENDO SAIR ,ESSA NOITE
PENSATIVO EU NAO CONSEGUI DURMI PENSANDO IMAGINANDO BOLANDO UM GRANDE PLANO ...DETALHES DE TODOS CANTOS DA CASA DO COREANO .......

MC KAUAN......

.............
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »