Lobo ...deixei seus comentários com letras pretas e as minhas, em vermelho pra facilitar a conversa.
O volante não pode estar travado. Se estiver, só vai complicar ainda mais as coisas.
Eu percebi isso ! Nao tem como colocar o cilindro estando o volante travado pois o mecanismo de trava bloqueia a passagem do eixo cilindro ! :smt023
Até onde eu sei, pro seu carro realmente deve-se usar o cilindro da primeira foto. O da segunda foto é para os monzas mais antigos. Mas, vai saber pq o seu estava com o outro...
Como vc disse... vai entender porque o meu carro está usando o cilindro mais antigo !! Sei lá se já trocaram antes e colocaram esse modelo. Nao tenho como saber se seria ele ou não. Primeira vez que tenho esse problema. Estou como carro ha 10 anos mas acredito que o meu carro usa a trava da foto 2 porque é aquela lingueta que força o mecanismo da trava para baixo permitindo que o cilindro seja instalado no seu lugar . O problema é que essa lingueta nao está conseguindo deslizar por cima de um ressalto e abaixar a trava. Por que eu nao sei ! :smt021
Em geral, veja bem, em geral... Mesmo que a carcaça da trava estiver com uma parte do canto esquerdo dentro quebrada, não tem perigo. Só vai acontecer da trava acionar no momento que voltar toda a chave, sem a necessidade de tirar a chave. Desde que vc esteja ciente disso, não costuma ter problemas. Mas, como disse, deve-se avaliar bem a peça para ter certeza que não há nada de sério errado com ela. Isso infelizmente não é possível fazer por internet e o chaveiro que está fazendo o serviço deve ter a capacidade para avaliar isso.
O mecanismo interno da trava está ok ! Ontem a noite fiquei analisando se há algum problema no mecanismo e , ao meu ver, ele está funcionando como deveria . lobo2 ... Se entendi bem , a trava da direção só é acionada quando eu giro a chave toda para esquerda ( sentido anti-horario ) ? Por isso nao tem perigo da direção travar ?

Para colocar o cilindro de volta, com um arame fino mas rígido o suficiente para segurar a trava abaixada, passe ele pelo furo por onde sai o eixo que vai para o comutador segure a trava de direção abaixada. Acho que um pedaço de mola do acelerador do carburador de fusca dá certo para fazer isso.
Estou achando que o unico jeito é fazer um furo e comandar o mecanismo para que o cilindro possa ser encaixado. Pelo lado oposto, por onde sai o eixo que comanda o comutador, nao acredito que vá funcionar porque o furo é muito justo. Mas daqui há pouco tentarei fazer o qu sugeriu :smt023
Coloque o cilindro de ignição na posição em que seja possível abaixar por completo a trava (do cilindro em si, que prende ele no lugar).
Posição 2 da chave. A trava do cilindro só fica liberada coma chave nessa posição ! :smt023
Pronto... É isso. Em alguns casos, só deixar o volante destravado que o cilindro já entra no lugar.
Infelizmente não fomos um dos premiados !! :smt010
Existem casos que não dá para fazer nada disso, como aconteceu com o meu carro. Aí tem que fazer um furo bem pequeno na carcaça da trava para poder segurá-la para baixo na hora de instalar o cilindro...
Como eu disse acima , planejei fazer esse furo hoje cedo. O chaveiro já está stressado sem saber o que fazer ! Por acaso lembra qual foi o lugar que furou ? :smt017
Espero que consiga entender essas instruções confusas.
Foi tranquilo !! Valeu mesmo !! Eu volto aqui para postar o resultado . :smt023
Abração !