Alfa1 x 2E, qual a diferença do cabeçote ?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
beto.piteco
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Mar 2008, 02:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Alfa1 x 2E, qual a diferença do cabeçote ?

Mensagem não lida por beto.piteco »

Também tentei colocar um 3E no cabeçote F1 do meu 1.6, comprei um coletor de admissão pro 2E/3E, e fiz o mesmo teste com a junta da foto acima. A foto diz tudo: há um pequeno deslocamento das passagens do coletor F2(carburado) pro cabeçote F1 (no caso do F2 injetado o deslocamento é enorme, as passagens ficam praricamente alinhadas com os prisioneiros superiores).
Mas se você deslocar a junta pra direita e pra cima (em relação ao cabeçote), verá que até é possível fazer a adaptação refazendo os furos dos prisioneiros no coletor de admissão 2E/3E e usando umas arruelas maiores (e reforçadas) para fixar o coletor sem ter problemas de entrada de ar falso. Quanto a diferença do formato das passagens, ao alinhar a junta com as passagens do coletor fica evidente que isso não é muito significante, pois as do F1 circundm as do F2.

Porém mudei de estratégia:
Adaptei uma TBi do Monza tubarão no coletor do Alfa 1. Abri a passagem de 37mm do coletor pra 45mm com uma furadeira frezadora que tenho aqui dando sopa... Depois fiz uma flange em alumínio (10mm de expessura) e a fixei com dois parafusos allen de 8mm no coletor usando uma junta entre eles. Nesta flange também tem os dois furos (M8) pra fixar a TBi, que são bem mais afastados e não caberiam no coletor do Alfa 1. Outro detalhe interessante é que como a Tbi é bem mais baixa que o carbutador Alfa 1, mesmo com a flange, a altura do conjunto montado ficou ligeiramente menor.
O legal é que a TBi tem uma borboleta de 44mm, o que seria aproximadamente equivavente as duas borboletas do 3E (30+34mm) juntas em área de passagem. Isso em si não quer dizer que é melhor ou pior, é apenas uma comparação de dados, mas que com certeza garante que o motor possa aspirar bem melhor que com o velho Alfa 1 (também utilizados nos Fiat 1050 e 1300).
Agora o F1 1.6 será injetado!
MONZA SL/E 1.6 1982 bege claro (em processo de customização...)
PASSAT GTS POINTER 2.8VR6 Turbo 1986 branco star
casanova
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1253
Registrado em: 24 Nov 2009, 07:10
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Alfa1 x 2E, qual a diferença do cabeçote ?

Mensagem não lida por casanova »

Rafaelo escreveu:quando eu fiz meu motor eu comprei a do F1 e a do F2 ambas sao identicas sem um furo a mais ou a menos ou mm diferente nada! sao iqual

agora pq de fabricar 2 juntas iquais fisicamente e com nomeação diferentes ja nao seia nao sei, ae nao e comigo... mas ambas sao iqual fisicamente

olhem as foto das 2 junta iquais
http://www.braniljuntas.com.br/

entrem no link - catalago - peça cod branil

motor fase1 82-86: BN 007-BAP
Imagem


motor fase2 87-96: BN 010-BAP
Imagem
Os dois furos de cima do lado esquerdo os dois são diferentes em tamanho :mrgreen:

Não são não repare a distancia dos pistões do 2 pistão para o terceiro
Monza Classic 1989 2.0 Alcool Unico dono Completo..

Imagem

Fotos
viewtopic.php?f=33&t=11555

Imagem
weuller
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1355
Registrado em: 01 Jun 2010, 22:04
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Alfa1 x 2E, qual a diferença do cabeçote ?

Mensagem não lida por weuller »

Não seria porque nessa foto a 1ª junta é do 1.6 que tem pistões menores? :smt017

No meu f1 a junta é igualzinha essa de baixo, a distância entre pistões é mínima!

Podem corrigir se eu estiver enganado! :smt023
Fiat Idea Adventure Locker 1.8 09/09 114cv
viewtopic.php?f=23&t=31191
Responder