ajuda para rebaixar

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
kadu nascimento
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 10 Jun 2010, 03:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

ajuda para rebaixar

Mensagem não lida por kadu nascimento »

ola
terei q trokar a homoçinetika ld roda do meu monza
ja vou trokar as 2
e amorteçedor e kit
aproveitando queria baixar um pouko a dianteira
pois esta muito mais alta q a trazeira q ja teve suas molas kortadas pelo antigo proprietario
gostaria de saber se eu kortar 1,5 volta da mola original baixa muito e se eu kortar este tanto
preçisarei de enkolhedor de molas
para montagem
henrique.arthur
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 109
Registrado em: 18 Jun 2009, 19:33
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Class
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ajuda para rebaixar

Mensagem não lida por henrique.arthur »

kadu nascimento escreveu:ola
terei q trokar a homoçinetika ld roda do meu monza
ja vou trokar as 2
e amorteçedor e kit
aproveitando queria baixar um pouko a dianteira
pois esta muito mais alta q a trazeira q ja teve suas molas kortadas pelo antigo proprietario
gostaria de saber se eu kortar 1,5 volta da mola original baixa muito e se eu kortar este tanto
preçisarei de enkolhedor de molas
para montagem
Olá amigo, td bem?

Se vc pretende cortar as molas da frente somente para deixar o carro com a suspensão na mesma altura por completo, aconselho a trocar as molas traseiras tmb e por as originais. Eu não sou muito fã de carros rebaixados... Sinceramente.

Agora, se sua intenção é rebaixar a altura da suspensão, acredito que cortar as molas não seja o mais apropriado (apesar de ser o mais barato), pois você forçara as bandejas, pivôs, os amortecedores, enfim... todo o sistema da suspensão...
Sem contar que o carro ficará muito mais "duro" ao passar por buracos/valetas/quebra-molas, sem contar na barulhera e no desconforto que o carro ficará (vc vai se sentir dirigindo uma Uno antiga).

Se gosta e pretende deixar o carro mais baixo, existem molas e amortecedores apropriados para rebaixados (que já são construídos em tamanho reduzido, e, em regra, são menos "duros" do que molas cortadas).

Acho que existe uns kits de suspensão rebaixada da "Macauley" (acho que escrevi certo...hehe) também para o Monza, que parece ser bom.

Pense no custo x benefício. Pois molas cortadas são muito mais baratas, mas a longo prazo tendem a ferrar muito com a suspensão em geral (e aí o custo de molas, amortecedores, buchas, pivôs, bandejas, coxins e etc novos é relativamente alto - em torno de R$ 1.000,00 / R$ 1.200,00 aproximadamente).

Agora kits apropriados para rebaixar a suspensão, em geral são mais caros (não faço idéia de quanto estão custando, mas acredito que sejam mais baratos que trocar tudo da suspensão...) mas em regra, se bem instalados e dependendo da utilização do carro e da maneira como você costuma guiar o carro, costumam ser tão duráveis que os componentes de suspensão originais de altura "padrão".

Sem contar que a suspensão não fica um côco, tipo Fiat Uno, além do risco que vc corre de umas das molas se quebrar , pelo fato de estar com menos elos, e portanto, sofrendo maior "carga" de peso proporcionalmente.

Outro detalhe: Acredito que o Detran não permita você a legalizar a modificação da suspensão usando molas cortadas. Somente com kits de suspensão, e mesmo assim vc terá que fazer uma perícia/análise em alguma autorizada do Inmetro para emitir um parecer dizendo que a modificação é segura para os ocupantes do carro.

Estou falando isso com base no "achismo", pode não ser verdade... Procurarei me informar.

Enfim... o que eu tinha para falar sobre suspensão era isso. Provavelmente você encontrara opiniões diferentes/opostas à minha. Cabe somente à você analisar o que é melhor para a sua segurança e o seu bolso.

Dê uma pesquisada no Fórum, pois certamente já existem outros tópicos sobre o assunto que perguntou, com gente mais embasada que eu para te ajudar.

Abraços e boa sorte com o seu Monza!

Henrique.
danilo-sn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1281
Registrado em: 20 Mar 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ajuda para rebaixar

Mensagem não lida por danilo-sn »

o Henrique ja disse tudo, e eu tbm assino embaixo...

abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
kadu nascimento
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 10 Jun 2010, 03:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ajuda para rebaixar

Mensagem não lida por kadu nascimento »

grato pela resposta
e que ja tive alguns krros kom molas kortadas e nunk tive problemas
certa epoca tive um tempra sw ate onde sei o mais baixo da cidade
e com molas cortadas sem nenhum problema
quero apenas baixar um pouko
e qto a conforto sempre ando de vagar
rsrs
erick figueiredo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 179
Registrado em: 29 Mar 2010, 12:43
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ajuda para rebaixar

Mensagem não lida por erick figueiredo »

E ai kadu blz, já tenho meu Monza tubarão á 6 anos e álguns meses quando comprei eu tinha 19 anos de idade e como a maioria dos molekes sempre gostei de carros rebaixados nunca gostei de carro alto estilo jeep de trilha hehe ,bom no meu monza no inico quando comprei ele era muito alto então cortei as molas, mais sempre ia cortanto mais para ficar mais baixo ainda tb cheguei a colocar grampos nas molas e nesse tempo de 6 anos que tenho o monza nunca tive problemas na suspensão o unico problema que tive foram coifas das homocinéticas rasgadas mais normal, tipo já fiz várias viagens com o carro rebaixado e vou te dizer que tenho o pé bem pesado hehehe eu particulamente nunca tive problemas relacionados a suspensão ou a qualquer coisa do gênero ...

Fotos do meu monza ..

Imagem
Imagem

Abs
Imagem
Monza SL/E 2.0, 1991, gasolina.
henrique.arthur
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 109
Registrado em: 18 Jun 2009, 19:33
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Class
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ajuda para rebaixar

Mensagem não lida por henrique.arthur »

erick figueiredo escreveu:E ai kadu blz, já tenho meu Monza tubarão á 6 anos e álguns meses quando comprei eu tinha 19 anos de idade e como a maioria dos molekes sempre gostei de carros rebaixados nunca gostei de carro alto estilo jeep de trilha hehe ,bom no meu monza no inico quando comprei ele era muito alto então cortei as molas, mais sempre ia cortanto mais para ficar mais baixo ainda tb cheguei a colocar grampos nas molas e nesse tempo de 6 anos que tenho o monza nunca tive problemas na suspensão o unico problema que tive foram coifas das homocinéticas rasgadas mais normal, tipo já fiz várias viagens com o carro rebaixado e vou te dizer que tenho o pé bem pesado hehehe eu particulamente nunca tive problemas relacionados a suspensão ou a qualquer coisa do gênero ...

Fotos do meu monza ..

Imagem
Imagem

Abs
Teu monza ficou maneiro rebaixado. Eu sinceramente não gosto de carro rebaixado por questões de conforto e segurança. Acho que não faria nunca no meu carro. Mas realmente fica bem bonito esteticamente. E seu carro está alinhado, parabéns!

Abços a todos.
kadu nascimento
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 10 Jun 2010, 03:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ajuda para rebaixar

Mensagem não lida por kadu nascimento »

henrique lindao teu krro
mas nao quero baixar tanto assim nao
pois este e meu krro de uso diario
quero deixar uns 3 dedos sera q kortando 1,5 volta da mola ja da?
sera q se kortar 1,5 preçisa de enkolhedor pra monta a torre?
erick figueiredo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 179
Registrado em: 29 Mar 2010, 12:43
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ajuda para rebaixar

Mensagem não lida por erick figueiredo »

Henrique obrigado pelo elogio é isso msm que vc disse o carro fica bonito estéticamente mais perde o conforto totalmente tipo com grampos na mola ele pula menos e é um pouco mais confortável e ao msm tempo é um sistema perigoso eu confesso ..
Em viagens tipo de vc pegar a Rodovia presidente dutra indo pro Rio de janeiro e são paulo é tranquilo pq é só reta então o carro prega no chão o grande problema são em estradas com muitas curvas de baixa por exemplo a estrada que vai para angra dos reis que é uma curva átras da outra e o carro não tem nenhuma estabilidade nas curvas saindo muito de frente ....

Abs
Imagem
Monza SL/E 2.0, 1991, gasolina.
Responder