Regunlar as velas ajuda no desempenho e consumo?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Regunlar as velas ajuda no desempenho e consumo?

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Fiz esse tópico pq um dia eu li na internet que era importante regular a abertura do eletrodo das velas. Fiz isso e meus carros melhoraram muito tanto em consumo quanto em desempenho e ainda abaixa a lenta. Meus carros são um vectra cd 93/94 e um chevette tubarão 74 com o mesmo motor e injeção do vectra.

O negócio é bem simples e espero ajudar vcs com suas naves. :D

Tire as velas fora com uma chave de velas apropriada e veja o estado delas se estiverem muito pretas aproveite e já troque mais se estiverem mais ou menos pq pode passar num esmeril que tenha escova de aço para limpar os residuos de gasolina.(em carros a alcool creio que nao suje pq é um combustivel limpo).
Agora vamos ao que interessa. Todas as velas que eu vi vem com regulagem padrão de 0,8 mm. Esses mm são o espaço entre a ponta da vela de aquele ferrinho que fica pertinho dela que chama-se de eletrodo. (em vela com mais eu um não tenho experiencia).
entao vc pega aquelas palhetinhas que se usa para regular valvulas sabe tipo um canivete cheio de laminazinhas. E acha um que tenha 1,1 ou 1,2mm e passa entre o eletrodo e a vela fazendo com que o mesmo se abra para esse espaço.
Monte as velas e funcione o carro eu creio que a maioria deva estar nos 0,8mm e com essa mudança se carro vai fumar bastante nas primeiras aceleradas. Agora me perguntem o que é isso? DESCARBONIZAÇÂO.
Isto é residuos de combustivel que as velas com pouca abertura não conseguiam queimar.
Quando se coloca por exemplo uma bobina accel pode-se aumentar este espaço pq a centelha será maior e se conseguirá uma queima mais eficiente.
Fusca tem a abertura (gap) de 0,6 a 0,8 e os gols e outros volkswagen da mesma linha se nao me engano tambem tem em 0,8.
Veja o quanto a ignição bosch dos nossos vectras é forte em comparação aos outros.Ponto pra gm. Lembram do slogan ANDANDO NA FRENTE>EHHE

Após fazer isso minhas velas duram muito mais tempo nunca mais sujaram ficam sempre rosinhas.
Espero ter ajudado. Quem fizer favor postar os resultados. VALEU!!
Verifiquei isto no fórum do Vectra Clube, isso se aplica aos nossos monzas? Pode ser aplicado tanto nos nossos com Injeção, maior interesse no meu 500 EF e nos carburados também?
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Regunlar as velas ajuda no desempenho e consumo?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Heero Maxwell escreveu:
Fiz esse tópico pq um dia eu li na internet que era importante regular a abertura do eletrodo das velas. Fiz isso e meus carros melhoraram muito tanto em consumo quanto em desempenho e ainda abaixa a lenta. Meus carros são um vectra cd 93/94 e um chevette tubarão 74 com o mesmo motor e injeção do vectra.

O negócio é bem simples e espero ajudar vcs com suas naves. :D

Tire as velas fora com uma chave de velas apropriada e veja o estado delas se estiverem muito pretas aproveite e já troque mais se estiverem mais ou menos pq pode passar num esmeril que tenha escova de aço para limpar os residuos de gasolina.(em carros a alcool creio que nao suje pq é um combustivel limpo).
Agora vamos ao que interessa. Todas as velas que eu vi vem com regulagem padrão de 0,8 mm. Esses mm são o espaço entre a ponta da vela de aquele ferrinho que fica pertinho dela que chama-se de eletrodo. (em vela com mais eu um não tenho experiencia).
entao vc pega aquelas palhetinhas que se usa para regular valvulas sabe tipo um canivete cheio de laminazinhas. E acha um que tenha 1,1 ou 1,2mm e passa entre o eletrodo e a vela fazendo com que o mesmo se abra para esse espaço.
Monte as velas e funcione o carro eu creio que a maioria deva estar nos 0,8mm e com essa mudança se carro vai fumar bastante nas primeiras aceleradas. Agora me perguntem o que é isso? DESCARBONIZAÇÂO.
Isto é residuos de combustivel que as velas com pouca abertura não conseguiam queimar.
Quando se coloca por exemplo uma bobina accel pode-se aumentar este espaço pq a centelha será maior e se conseguirá uma queima mais eficiente.
Fusca tem a abertura (gap) de 0,6 a 0,8 e os gols e outros volkswagen da mesma linha se nao me engano tambem tem em 0,8.
Veja o quanto a ignição bosch dos nossos vectras é forte em comparação aos outros.Ponto pra gm. Lembram do slogan ANDANDO NA FRENTE>EHHE

Após fazer isso minhas velas duram muito mais tempo nunca mais sujaram ficam sempre rosinhas.
Espero ter ajudado. Quem fizer favor postar os resultados. VALEU!!
Verifiquei isto no fórum do Vectra Clube, isso se aplica aos nossos monzas? Pode ser aplicado tanto nos nossos com Injeção, maior interesse no meu 500 EF e nos carburados também?
Acho que melhora sim cara..... no manual do meu monza... diz que o GAP(abertura dos eletrodos) é de 1,0 ou 1,1mm que tbm é o indicado pro VECTRA A, aquele quadrado, o mais antigo (acho lindo demais aquele carro, o GSI nem se fala hehehe)
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Eu troquei as velas do Monza álcool 2.0 meu pelas ACDelco 93214600.

O desempenho melhorou um pouco, mas nada que se note uma diferença brutal. O consumo melhorou de 5,8 pra 6,1 km/l (media bem exata na cidade, na qual abasteço em 2 postos com álcool confiável e ando sempre 30 km por dia no mesmo percurso), apesar de que aumentei a frequência que eu verifico a pressão dos pneus e tô com 31 na diant. e tras.

Enfim, tô pra trocar minha bobina por uma original da bosch ou uma mais fortinha pra melhorar O CONSUMO MAIS AINDA, pq, dentre outros fatores tais como valv. termostatica, diafragma thermac, resistência de pré-aquecimento, etc... estando ok, eu "peço todo dia pro papai do ceu" uma solução pra melhorar o consumo do meu Monzão.

Eu não dirijo bruscamente e obedeço a hora de trocar marchas e ando sozinho ou com minha namorada que por sinal é magra e gostosinha! Ou seja, A ABERTURA DOS ELETRODOS DAS MINHAS VELAS NOVINHAS JUNATAMENTE COM A TROCA DA BOBINA POR UMA ORIGINALMENTE MAIS FORTE DEVE MELHORAR MAIS 5% À 10%???
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Diego Paiva
MODERADOR

rgalvaolott escreveu:(...) ando sozinho ou com minha namorada que por sinal é magra e gostosinha! (...)
:lol: :lol: :lol: :lol:

6.1 no alcool é uma excelente média na cidade!
A valvula termostática faz diferença mesmo... troquei a minha e deu pra sentir o carro um POUCO mais economico.
Robson Lott

Diego Paiva escreveu:
rgalvaolott escreveu:(...) ando sozinho ou com minha namorada que por sinal é magra e gostosinha! (...)
:lol: :lol: :lol: :lol:

6.1 no alcool é uma excelente média na cidade!
A valvula termostática faz diferença mesmo... troquei a minha e deu pra sentir o carro um POUCO mais economico.
.......vale a pena lembrar, vai q a galera zoa de mim por ela ser gorda e meu monza não consegue um consumo mais econômico, neh...... :lol:

A minha VT tá ok... foi trocada em Jan. desse ano... =( Mesmo assim, acredito que o monzão possa andar mais econômico, pois teve ocasião que eu gastei 3 tanques na cidade e ele teve fazendo de 6,9 à 7,3 km/L em médias exatas para o mesmo percurso em mesmo horário (casa-trampo-facul-casa) durante 5 dias por semana em 1 mes e pouquinho...

Imagem
Robson Lott

Eu num me lembro q q foi feito q fez ele beber mais álcool dessa época pra cá, mas mta coisa já foi feita pra contornar a situação, além das citadas anteriormente, basicamente temos:

-regul. do carburador (2 vezes...)
-regul do ponto do distrubuidor
-viajens com esticadas até os 6000 RPM
-regul. da tensão da correa dentada
-troca do rotor e tampa do distribuidor
-troca dos cabos de vela e cabo do distribuidor

então e vejo que pode ter mais outras alternativas, até pq eu já tive vendo que minha bobina esquenta de vez em quando de vc não conseguir colocar a mão e segurá-la de tão quente

Imagem
Diego Paiva
MODERADOR

rgalvaolott escreveu:Eu num me lembro q q foi feito q fez ele beber mais álcool dessa época pra cá, mas mta coisa já foi feita pra contornar a situação, além das citadas anteriormente, basicamente temos:

-regul. do carburador (2 vezes...)
-regul do ponto do distrubuidor
-viajens com esticadas até os 6000 RPM
-regul. da tensão da correa dentada
-troca do rotor e tampa do distribuidor
-troca dos cabos de vela e cabo do distribuidor

então e vejo que pode ter mais outras alternativas, até pq eu já tive vendo que minha bobina esquenta de vez em quando de vc não conseguir colocar a mão e segurá-la de tão quente
Cuidado p n ficar na mão...
Com a bobina assim , o carro as vezes n pega. Troca logo ela, deve ser barata.
A do monza EFI é cara.... Me lembro que paguei 125 na minha, bosch. Isso tem uns 3 anos.
Robson Lott

Vou trocá-la assim que puder... Depois dessa geral na suspensão, qqr 70 conto pra mim tá doendo pra sair!!! :lol:
Já olhei na auto-peças q fornece original GM a bosch tá por 70 reais mesmo.... agora, vamos aguardar o contato da galera ae quanto à especificação um pouquinho mais forte, se compensa, e se a abertura dos eletrodos tbm valeria a pena, certo?!?!

No mais, agradeço muitíssimo, "Diego do Agreste"!!!!

Abração!!!!

Imagem
Responder