Rafaelo, trabalhei 30 anos na aviação e vc pode imaginar o que ocorreria se uma bateria explodisse num avião em vôo.
Nos aviões em que eu trabalhei e fui instrutor de várias matérias, inclusive sistemas elétricos, só existia controlador de carga para baterias níquel cádmio, pois essas não param de 'puxar' corrente mesmo depois de atingir carga total (voltagem máxima). Baterias de níquel cádmio, aliás, são cheias de problemas, o pior deles o efeito memória. Se vc preservar demais uma bateria dessas, não der um 'pau' nela de vez em qdo, o dia em que precisar dela, ela não vai dar conta, fica mal acostumada.
Nos sistemas com bateria chumbo ácida nunca ouvi falar em ocorrência de sobrecarga, a não ser por problemas de regulador de voltagem. Aviões ficam horas com a bateria recebendo carga de fontes de força, na pista, e estariam muito sujeitas a sobrecargas, se não fosse essa característica das velhas e boas chumbo ácidas.
Se o regulador de voltagem estiver ruim, fornecendo uma voltagem maior do que a bateria suporta, aí sim teremos sobrecarga e superaquecimento da bateria.
Você está certo qdo fala em carregadores de bateria, essas coisas podem de fato estragar uma bateria, se fornecerem voltagem em excesso.
Abraços