Alternador de 120AH no MONZÃO, acho que agora vai!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alternador de 120AH no MONZÃO, acho que agora vai!

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Mas Rafaelo,
O Corolla de casa tem um alternador de 80A pra uma bateria de 40A :roll:
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Marcel oque li por ae é que ela usa original de 47-50A, bateria de 40A é pouco pra um carro desses... 'taria mais na mao do alternador do que na da bateria'. digamos uma de Bat 50A aguenta tranquilo um alternador de 80A diferença de 30A oque ta dentro do esperado.

a regra basica pra se usar alternadores grandes é:
ou se tem um bateria de grande reserva que posam demorar pouco mais a "encher", ou se tem um consumo nominal e total elevado, como nos vectra,omega etc e nesse caso alem do consumo elevado eles usam baterias de maior porte como as de 75A.

no caso do Diego ele alem de ter o consumo elevado pelo modelo de monza, tem o som, e tem um bateria de estocagem 80A entao 120A da bem dimensionado...

no teu caso eu apoio a instalação de um de 120A mas nesse caso pelo menos poem uma bat de 80A, deixa terminar a que tem, e quando trocar poem a de 80A assim a durabilidade vai ser maior.

esse exemplo que dei Alt de 120 carrega um bateria de 60A em 30min por completo é teorico! na pratica nao é assim que funciona, ja que o carro tem o consumo nominal.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcel Murai
MODERADOR

40A eu tmbm achava pouco. mas esse arranque dos toyota deve ser muito eficiente. os fios sao finos(metade da bitola do monza) E ainda é automático. :shock:
O arranque do Monza é pesado. Na firma onde trabalho tem uma D-20. cara, o arranque é ultrapesado! e tem um alternador, acredite, de 35 ou 45A n lembro!!!!
E uma bateria de 75A. Vive arriando. hehe.
Por que motor diesel tem alternador fraco? o sistema é diferente??? Falaram que o RPM vem dele..... :roll:
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Rafaelo
MODERADOR

verdade os motores eletrico de hoje tao menos gastao e mais eficientes, o I30 do meu pai e super leve o arranque ae tu vai la no monza a partida é groseira e pesada, o vectra e mais leve que o monza , a maiorias dos carro hoje em dia sofreram modificação eletrica e tao menos gastao e mais eficientes e a chamada evolução eletronica. assim como foi nos alternador que nos estamos falando.

o problema de motor a diesel onde o arranque é pesado pela compressao do diesel 20:1 nao sei se a D20 usa essa compressao dessas, sendo diesel é possivel. isso explica pq caminhao usa uma mega bateria, alguns nem desligam o motor pra poupar... nao tem consumo algum nominal, mas em compensação o arranque vai se tudo ali hehehe.

boa pergunta a tua mas sendo diesel e antigo onde nao tem consumo por velas,bobina,nem central eletronica do diesel, talvez seja por isso que ele é pequeno somente mesmo pra arranque é o suficiente e pra perifericos como lampadas,reles, etc. se tu pega uma caminhonete a diesel S10 das moderna ja usa um alternador maior por causa dos perifericos...
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Como todo mundo aqui tem o direito de dar pitacos, deixa eu dar os meus: :smt023

1- Sistemas elétricos com baterias chumbo ácidas não têm problema de excesso de corrente, já que elas só puxam o tanto de corrente que interessa a elas naquele momento. Se fosse uma bateria dessa mais modernosas (níquel cádmio, por ex.), como as usadas em aviões, aí sim seria preciso um sistema de controle de carga, baseado na temperatura das baterias. Sem esse controle, as baterias poderiam até explodir.
2- Me desculpem, mas não acredito que existam alternadores de 120A que fornecem sua capacidade total mesmo em marcha lenta. Como ficaria a carga com motor a 3.000, 4.000 ou 5.000 RPM? continuariam fornecendo 120A?. Para isso, esses alternadores teriam que possuir uma capacidade de carga nominal muito maior do que 120A, e ela não seria aproveitada em altas rotações, o que seria um desperdício. Eu gostaria de ver uma medição de amperagem num sistema com um alternador desses, com motor em marcha lenta. Talvez assim eu passasse a acreditar. :smt021
3- Fiats Uno Mille modernos saem de fábrica com dois tipos de alternador:
- Marca Magnetti Marelli de 65 A, carros básicos;
- Marca Bosch de 90 A, carros com ar condicionado;
4- A engenharia da fábrica dimensiona a bateria e o sistema de carga de acordo com as características do carro (compressão, tipo de combustível, acessórios, tipo de uso do carro) e, 'em sintonia com o departamento de custos' estabelece o que é necessário.
Claro que trocar uma bateria original de 27A! de um Uno por uma de 45 hoje é o que se faz, já que o custo dessa é pouco maior que a original, que acho que nem existe à venda no mercado de reposição. substituir o alternador por um de maior capacidade (novo) já é mais custoso, pois é um ítem caro.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR

Luiz concordo, nao existe altenador que gera 120A na lenta... tensao sim exemplos é oque nao faltam. li certa vez que a correnta maxima oferecida por esses alternador é >2800 rpm. mas a nominal na lenta ja é bem grande muito maior que do monza.

só uma coisa ali na tua questao 1º
a bateria chumbo selada ou ventilada(99% dos veiculo no brasil) elas tb podem entrar em sobre carga e esquentar acima de 60º e perigo de Bum!, e começa a ferver procurem fabricante de bateria e carregadores la fala sobre isso, carga rapida de carregados burro faz a mesma coisa [alta amperagem e voltagem]=fervura. em veiculos original nao acontece pq é planejado o equilibrado do consumoXcarga. mas quando se quebra a regra é preciso replanajar senao e sobrecarga na coitada.

Exemplos de Controlador de Cargas
*carregador de bateria inteligente usam controlador de carga ela desliga automaticamente depois da carga completa ate terminar o processo de flutuação da bat e carga. a era do carregador lento,rapido ja foi faz tempo, pena que é caro um carregador desses :cry:

*energia renovavel solar,eolica precisam disso pra estabilizar a tensao e corrente se nao tiver isso um abraço pra a bateria em pouco tempo detono ela. mas isso pouco importa é obrigatorio o uso de CC's nesses equipamentos alem que tem estabilizador na saida pros conversores de tensao.

Mal pelo meio OFF Topic, fica a dica quem predente meter um alternador grande onde nao tem consumo, pode danificar a bateria procurem por Sobre Cargas explica oque falei aqui.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rafaelo, trabalhei 30 anos na aviação e vc pode imaginar o que ocorreria se uma bateria explodisse num avião em vôo.
Nos aviões em que eu trabalhei e fui instrutor de várias matérias, inclusive sistemas elétricos, só existia controlador de carga para baterias níquel cádmio, pois essas não param de 'puxar' corrente mesmo depois de atingir carga total (voltagem máxima). Baterias de níquel cádmio, aliás, são cheias de problemas, o pior deles o efeito memória. Se vc preservar demais uma bateria dessas, não der um 'pau' nela de vez em qdo, o dia em que precisar dela, ela não vai dar conta, fica mal acostumada.
Nos sistemas com bateria chumbo ácida nunca ouvi falar em ocorrência de sobrecarga, a não ser por problemas de regulador de voltagem. Aviões ficam horas com a bateria recebendo carga de fontes de força, na pista, e estariam muito sujeitas a sobrecargas, se não fosse essa característica das velhas e boas chumbo ácidas. :D
Se o regulador de voltagem estiver ruim, fornecendo uma voltagem maior do que a bateria suporta, aí sim teremos sobrecarga e superaquecimento da bateria.
Você está certo qdo fala em carregadores de bateria, essas coisas podem de fato estragar uma bateria, se fornecerem voltagem em excesso.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Marcel Murai
MODERADOR

Resumindo então. A Solução mais acertada pra quem não tem som, etc e não usa muito o carro seria um Alternador de 65A dos Moderno pro Monza certo? Duro vai ser convencer alguem a fazer tal adaptação, pois estará na mente dele, trocando "6 por meia dúzia" oque não é verdade, alternadores modernos contam com circuito eletrônico. Isso explica o alto custo de um regulador bosch moderno custando cerca de R$ 190,00 enquanto o original do Monza custa cerca de R$ 40,00.

Alternadores tipo K1 como no original do Monza parecem que ainda herdam o funcionamento do dínamo.
Um exemplo prático: Meu primo colocou um sistema de som usando um módulo pyramid de 1000W, 2 subwoofer num Palio 97 com bateria e alternador original não lembro na época as respectivas capacidades, o carro era básico portanto nada muito grande. Pois bem, coloquei o mesmo módulo e o mesmo subwoofer no meu ex-monza Com alternador 75A e Bateria Heliar Free 55A...... Resultado, luzes piscando, voltimetro acompanhando as batidas, de noite então até a marcha lenta era prejudicada. Perguntem-me se no Palio acontecia isso. E ainda ele conseguia ouvir o som no palio com motor desligado por bom tempo!

Então seguindo a linha de raciocínio, Ou o arranque do Monza tá mais pra um de Diesel(pesado demais) e estamos culpando o alternador ou ambos são ruins mesmo.
Oque me dizem?

Ah! lembrando, oque me dizem desses carregadores "caseiros" de Lâmpada????? Medindo a voltagem dá 55 Volts! :shock: A medida que vai carregando o brilho da lampada vai mudando. Isso estraga a bateria não? Isso devia ser proíbido se tem risco de explosão pois 55 Volts???
Trancado