Ventilador cabuloso

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17873
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilador cabuloso

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

José Leal escreveu:Amigos, tem como alguém fazer um teste e me esclarecer uma coisa:

No Vectra, o ventilador interno funciona só com o motor ligado. Mas se o motor apaga (tô com um problema no atuador de marcha-lenta), o ventilador continua funcionando.

Alguém poderia verificar se isso acontece tb no Monza?
José Leal,

como já mencionei nesse tópico e em outros tópicos sobre o assunto, no Monza com A/C de fábrica as ventoinhas interna e a do radiador só funcionam com motor girando e alternador carregando.
No Monza sem A/C, as ventoinhas interna e do radiador funcionam com o contato ligado e motor parado.
Claro que nos dois casos, a ventoinha do radiador depende também da temperaura do motor para ser acionada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Ventilador cabuloso

Mensagem não lida por José Leal »

Pois é, professor, mas estava imaginando que o mesmo caso que descrevi acima aplicaria-se ao Monza.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17873
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilador cabuloso

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A diferença é que no Monza com A/C, se o motor parar o ventilador também para.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
strackemi
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 750
Registrado em: 29 Ago 2008, 15:36
Cidade: Araucária
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Ventilador cabuloso

Mensagem não lida por strackemi »

:smt024 Talvez seja pq nao existe a opcao ( O ) no botao do ventilador nos
monza com AC... só ( I , II, III e IIII ) ele sempre esta ligado!!!
por isso so aciona com o motor em movimento!!!
talvez para nao forcar a "pilha" na hora da partida!!! :lol: :smt017
confirma pra nóis aí Carlos A. F. !!!! hehe :smt023
Michael Stracke :smt069
Monza Classic 2.0 1989 / XL 700 Transalp ABS 2013
Imagem Imagem
Monza viewtopic.php?f=33&t=12515
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 230
Registrado em: 28 Ago 2009, 08:29
Cidade: Juiz de fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Ventilador cabuloso

Mensagem não lida por sdpmg »

strackemi escreveu::smt024 Talvez seja pq nao existe a opcao ( O ) no botao do ventilador nos
monza com AC... só ( I , II, III e IIII ) ele sempre esta ligado!!!
por isso so aciona com o motor em movimento!!!
talvez para nao forcar a "pilha" na hora da partida!!! :lol: :smt017
confirma pra nóis aí Carlos A. F. !!!! hehe :smt023

O meu tem a opção 0, I, II, III. e ele fica desligado. E o ventilador posso aciona-lo com o motor parado, somente o AC é necessário que o motor esteja ligado.
Sérgio.
BARCELONA 1992, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17873
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilador cabuloso

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O meu tem a opção 0, I, II, III. e ele fica desligado. E o ventilador posso aciona-lo com o motor parado, somente o AC é necessário que o motor esteja ligado.
Se o A/C for original de fábrica, essa é uma condição não correta para o Monza, a parte elétrica foi alterada. Se o A/C for adaptado é assim mesmo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17873
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilador cabuloso

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

strackemi escreveu::smt024 Talvez seja pq nao existe a opcao ( O ) no botao do ventilador nos
monza com AC... só ( I , II, III e IIII ) ele sempre esta ligado!!!
por isso so aciona com o motor em movimento!!!
talvez para nao forcar a "pilha" na hora da partida!!! :lol: :smt017
confirma pra nóis aí Carlos A. F. !!!! hehe :smt023
No Monza com A/C de fábrica, a função desliga do ventilador interno é feita pela alavanca de acionamento do A/C. Com isso, o botão de velocidade tem uma velocidade a mais. Ou seja, ao acionar a alavanca, mesmo estando na velocidade I terá ventilação, desde que a alavanca não esteja na posição desligada. Com a alavanca na posição desligada, todas as velocidades do botão do ventilador não funcionam.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder