ATERRAMENTO DA BATERIA E DO MOTOR

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
eduardomonza1996
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1287
Registrado em: 27 Mar 2009, 08:57
Cidade: BRASILIA
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

ATERRAMENTO DA BATERIA E DO MOTOR

Mensagem não lida por eduardomonza1996 »

E AI GALERINHA DO MAL
POR UM ACASO , ALGUÉM AQUI DO FÓRUM JÁ TROCOU OS ATERRAMENTOS DA BATERIA E DO MOTOR?
FIZ UNS TESTES COM UM MULTIMETRO E LEVEI PRO MEU PROFESSOR DE MECÂNICA , E TEREI QUE TROCAR OS CABOS.
ALGUÉM JÁ FEZ?
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
JuniorXudo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 58
Registrado em: 18 Mar 2009, 21:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ATERRAMENTO DA BATERIA E DO MOTOR

Mensagem não lida por JuniorXudo »

Eae cara! Bah faço isso seguido aqui na oficina, é bem facil. Fora que ajuda muito o carro.

O cabo que leva aterramento a carcaça é do lado da bateria, acima do farol. Ja o do motor pela foto do teu carango, é pra ser junto com o parafuso que prende o motor de partida na caixa e no motor se não to enganado. Aqui na minha cidade acha esses cabos prontos nas casas de peças.

Mas o que tem de errado com o cabo? Não seria só lubrificar as pontas?

Abraço.
Quem gosta de motorzinho é dentista! Quer econômia? Anda de moto!
Imagem
eduardomonza1996
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1287
Registrado em: 27 Mar 2009, 08:57
Cidade: BRASILIA
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO DA BATERIA E DO MOTOR

Mensagem não lida por eduardomonza1996 »

OS CABOS ESTÃO DANDO QUEDA DE TENSÃO
TENHO QUE TROCAR TANTO OS POSITIVOS QUANTOS NEGATIVOS.
SABE ONDE EU ENCONTRO OS CABOS PARECIDOS COM OS ORIGINAIS ?
EU TAVA QUERENDO USAR CABOS DE 13MM , SERÁ BOM SE NÃO TIVER O ORIGINAL??
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: ATERRAMENTO DA BATERIA E DO MOTOR

Mensagem não lida por Rafaelo »

eduardomonza1996 escreveu:OS CABOS ESTÃO DANDO QUEDA DE TENSÃO
TENHO QUE TROCAR TANTO OS POSITIVOS QUANTOS NEGATIVOS.
SABE ONDE EU ENCONTRO OS CABOS PARECIDOS COM OS ORIGINAIS ?
EU TAVA QUERENDO USAR CABOS DE 13MM , SERÁ BOM SE NÃO TIVER O ORIGINAL??
eu vi no ml o original positivo bateria-arranque-aternador

a cordoalha negativa acha em qualquer auto peça
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: ATERRAMENTO DA BATERIA E DO MOTOR

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, tem um tutorial no Vectra Clube, que o cara fez a troca desses cabos. Salvo diferenças nos pontos de aterramento, o esquema é o mesmo. Aqui tem o link do tuto que já copiei para o Monzeiros: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 85#p137085
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
eduardomonza1996
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1287
Registrado em: 27 Mar 2009, 08:57
Cidade: BRASILIA
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO DA BATERIA E DO MOTOR

Mensagem não lida por eduardomonza1996 »

ê pessoal batuta
por isso eu gosto desse pessoal
pensei que era mais dificil , agora falta criar coragem e bota a mão na massa.
se eu arrumar uma máquina boa , eu tiro as fotos pra vcs.
valeuw galera !!!
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
Paulo Prates
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 17 Jun 2011, 17:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ATERRAMENTO DA BATERIA E DO MOTOR

Mensagem não lida por Paulo Prates »

Prezados Amigos,
Qual é o local onde fica o aterramento do motor? Pois o meu Monza 96 EFI gasolina está sem esse cabo e eu gostaria de repô-lo. Li neste fórum que é próximo da tampa de válvulas do cabeçote, mas qual o lugar exato?
Grato,
Paulo Prates
Monza GLS 2.0 EFI 96 - Sedan - Cor Prata - Gasolina
Porto Alegre-RS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17877
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO DA BATERIA E DO MOTOR

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Paulo Prates escreveu:Prezados Amigos,
Qual é o local onde fica o aterramento do motor? Pois o meu Monza 96 EFI gasolina está sem esse cabo e eu gostaria de repô-lo. Li neste fórum que é próximo da tampa de válvulas do cabeçote, mas qual o lugar exato?
Grato,

O cabo sai do negativo da bateria, vai conectado à carroceria acima do farol, e de lá parte para o parafuso do câmbio que o prende no motor, perto do cabo do velocímetro.

No cabeçote, entre o TBI e a tampa de válvulas vai alguns aterramentos da IE.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder