LUCES AZULINAS

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4224
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tive dois Monzas na vida: Um GLS 94/95, que qdo comprei estava com 3 anos de uso e 28.000km. Achei os faróis baixos dele fracos. E olha que um dos faróis havia sido trocado por outro, original, menos de 1 ano antes. Então não era problema de refletor velho etc. Por outro lado, a fiação deve estar nova até hoje, então também não era problema de fiação.
Meu outro Monza, um GLS 94 que possuo hoje, também apresenta o mesmo problema de farol fraco. Já troquei as lâmpadas por uma dessas melhores (Phillips) e nada.
Para ter idéia do que estou falando, meu outro carro, um Chevette 76, cujos faróis Cibié Cavalinho têm mais de 25 anos, iluminam melhor. Basta colocar um carro do lado do outro contra a parede e ligar os 4 faróis. Ninguém consegue não ver a diferença [:(]

Abraços
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Chevette era farol "Sealed Bean"?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

mmurai escreveu:Chevette era farol "Sealed Bean"?

Quase certeza que sim. Acho que isso devia ser moda na época...
Se bem que esses sealed bean praticamente duram pra sempre! :wink:
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Tive dois Monzas na vida: Um GLS 94/95, que qdo comprei estava com 3 anos de uso e 28.000km. Achei os faróis baixos dele fracos. E olha que um dos faróis havia sido trocado por outro, original, menos de 1 ano antes. Então não era problema de refletor velho etc. Por outro lado, a fiação deve estar nova até hoje, então também não era problema de fiação.
Meu outro Monza, um GLS 94 que possuo hoje, também apresenta o mesmo problema de farol fraco. Já troquei as lâmpadas por uma dessas melhores (Phillips) e nada.
Para ter idéia do que estou falando, meu outro carro, um Chevette 76, cujos faróis Cibié Cavalinho têm mais de 25 anos, iluminam melhor. Basta colocar um carro do lado do outro contra a parede e ligar os 4 faróis. Ninguém consegue não ver a diferença [:(]

Abraços
O Landau também, mesmo com os faróis todos desregulados ainda ilumina muito mais que o Monza! Talvez seja algum erro de projeto, sei lá!
Mesmo com as milhas ligadas ainda fica uma certa falha na iluminação Se eu ligo os 4 sealed beans do Landau parece que o farol do Monza some. =/
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4224
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O Chevette vinha de fábrica com faróis selados (sealed beam) onde os faróis são também as lâmpadas.
Têm a vantagem de não deixar entrar água ou poeira, mas também queimam, como lâmpadas comuns, e custam muito mais caro.
Como sealed beams são lâmpadas convencionais (amareladas), troquei por farois comuns e lâmpadas halógenas.

Acho que por terem refletores e lentes esféricas, os faróis redondos iluminam melhor.

Tive um DKW com 4 sealed beams, dois com luz baixa e dois com luz alta. Eu as vezes acendia os 4!
Não era para acontecer isso, pois qdo se passava para luz alta, a baixa apagava, mas tinha uma posição do interruptor em que permaneciam as 4 acesas.

Abraços 8)
Responder