Retirada de Alternador

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
denis.roraima
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 109
Registrado em: 13 Dez 2007, 11:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por denis.roraima »

Olá Carlos, consegui tirar e colocar o alternador com suas dicas. o problema foi que depois de muito trabalho, na hora de colocar o cabo da bateria, descobri que o alternador veio em CURTO! pasmem....! Para evitar mais demora em devolver via correios para a DOKCAR, levei a um eletrecista. ele é daqueles que esconde o que tá fazendo... hehe, saí de lá sem realmente saber o que era o problema, mas ele teve que abrir todo o alternador para tirar o curto. Testou e segundo ele está bom. Vou ver se coloco agora a tarde. Obrigado pela dica da Chave de fenda, foi mel na chupeta! o meu medo é desse bicho entrar em curto novamente depois de instalado... será que torra toda a instalação do carro?


Abraço.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Curto no alternador pode ser pelo rotor, campo ou regulador de tensão. Normalmente esse tipo de curto drena a tensão da bateria. Mas vai depender de onde e como estava esse curto circuito no alternador. Qual a marca desse alternador?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4224
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Alguns tipos de alternador possuem vários isoladores nas pontes de diodo, etc.
A simples falta de um isolador desses pode causar um curto à massa.
O curto pode ser também um diodo dando passagem no sentido em que não era para dar.
Normalmente é um curto parcial, mas pode ser também total.
Gente que costuma tirar a bateria com o motor funcionando está sujeita a um problema desses em um ou mais diodos.

Abraços e boa sorte
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
denis.roraima
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 109
Registrado em: 13 Dez 2007, 11:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por denis.roraima »

Carlos A. Freire escreveu:Curto no alternador pode ser pelo rotor, campo ou regulador de tensão. Normalmente esse tipo de curto drena a tensão da bateria. Mas vai depender de onde e como estava esse curto circuito no alternador. Qual a marca desse alternador?

Abs,

Carlos Freire
Olá Carlos Freire, eu acho que era no regulador de tensão, eu vi ele mexendo tipo uma junta de papel ou plastico que separa da massa do alternador. A MARCA é DELCO REMY 80A. Bem como tinha dito que iria fazer, e fiz. Coloquei ontem o ALT e ficou uma beleza, fazia tempo que não via o ponteiro(voltimetro) tão alto hehe, ele ficou um pouquinho acima daquele ultima marca branca antes da zona que tem a bateria +-( vermelho em cima). com multiteste, foi constatado uma tensão de 14.45V. E Acabou o meu problema de quando ligava o ar, a bateria descarregava.

Sobre o alternador, segundo os eletricistas que viram, disseram que o meu antigo BOSCH é melhor apesar de ser 75A por causa da manutenção. Mas como já estava de saco cheio de mandar arruma-lo e depois de algum tempo aparecia outro problema, resolvi investir nesse DELCO. Estou satisfeito até o momento. :smt023 Caso venha à sobrar algum dinheiro, pretendo, mais a frente, enviar o BOSCH para DOKCAR refazÊ-lo todo original e guardá-lo como reserva.

Esse meu BOSCH já foi trocado INDUZIDO/ROTOR(comprei paralelo de 75A), regulador de tensão umas 3 vezes e a bobina de campo(essa eu desconfio que o cara colocou uma de amperagem menor porque não tinha original..,TODAS PARALELAS aí já viu... o bicho tá todo mexido com peças fora das especificções técnicas.. sei lá! Só faltava trocar a ponte retificadora agora... :smt011
Editado pela última vez por denis.roraima em 11 Out 2009, 10:03, em um total de 1 vez.
denis.roraima
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 109
Registrado em: 13 Dez 2007, 11:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por denis.roraima »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Alguns tipos de alternador possuem vários isoladores nas pontes de diodo, etc.
A simples falta de um isolador desses pode causar um curto à massa.
O curto pode ser também um diodo dando passagem no sentido em que não era para dar.
Normalmente é um curto parcial, mas pode ser também total.
Gente que costuma tirar a bateria com o motor funcionando está sujeita a um problema desses em um ou mais diodos.

Abraços e boa sorte

Luiz, mais uma vez agradecido pela dica.. Bem eu costumo tirar o cabo da bateria quando vou dormir e também porque não rodo com ele sempre. Tem algum problema tirar o cabo com frequencia mesmo com o motor desligado?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Denis,

meu Monza tem o alternador Bosch de 75A original de fábrica e, não tem me causado aborrecimentos. Nesses 10 anos com o carro, tive problemas com regulador de tensão que é externo e não foi preciso retirar o alternador para fazer a troca e, 1 troca de rolamentos. Ao ligar A/C, ele mantém a carga na bateria normalmente.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
denis.roraima
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 109
Registrado em: 13 Dez 2007, 11:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por denis.roraima »

Carlos A. Freire escreveu:Denis,

meu Monza tem o alternador Bosch de 75A original de fábrica e, não tem me causado aborrecimentos. Nesses 10 anos com o carro, tive problemas com regulador de tensão que é externo e não foi preciso retirar o alternador para fazer a troca e, 1 troca de rolamentos. Ao ligar A/C, ele mantém a carga na bateria normalmente.

Abs,

Carlos Freire
Ok. Então o seu ALTERNADOR é, segundo um eletricista conhecido meu, HI HITTLER :lol: ! hehe. Devido a uma peça que ele trocou uma vez estava escrito "made in germany".

Abraço.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retirada de Alternador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tive problemas quando tinha um Monza SL/E 87 com alternador Arno. Esse sim estava sempre dando problemas. Quando tive um Monza SL/E 91 com alternador Bosch, também não tive problemas. Amigos do Monza Clube com Monza Classic 90 e outro com Monza Club 94 com alternadores Bosch também não tem tido problemas frequentes.
O Monza SL/E 92 do Presidente do Monza Clube estava com alternador Delco e sempre lhe causava problemas, depois que trocou pelo Bosch, também não teve muitos problemas. Como pode ver... não é apenas o meu Monza que é assim. Quando se passa por manutenção, a mão de obra qualificada e peças de boa qualidade são importantes para longevidade do equipamento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder