Ventoinha

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
quinholoureiro
Modelo: - SELECIONE --------

Ventoinha

Mensagem não lida por quinholoureiro »

Procurei nos varios topicos sobre o assunto mas tinha nada que tirasse a minha duvida.

Carro: Monza 90/90 SL/E completão.

Duvida: queria saber colo faço para passar a informação positiva da ventoinha do meu carro para alimentação direta.
Vou explicar: se eu parar o carro e a ventoinha estiver ligada, quando desligo a chave ela para de funcionar, então acredito que ela esteja ligada no pós ignição origanal de fabrica(pq ja vi outros monzas assim, inclusive tubarão), queria que ela continuace ligada até a temperatura chegar ao normal, pq quando vou ligar depois de alguns minutos a temperatura ja esta muito alta.
tem um amigo daqui que comprou o os faróis que eu estava vendendo e tb esta com essa duvida.
alguem poderia me ajudar?
aldemberg
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: Ventoinha

Mensagem não lida por aldemberg »

se vc for na linha de alimentação que sai da caixa de fusíveis e entra no rele que vai pra ventoinha,vc pode trocar a alimentação KL15 (pos chave) por KL30 positivo direto. assim quando chegar a temperatura mesmo desligado ele vai armar

abraço
EFI 2.0 gasolina.
Completo CB 1993 2 portas
Vermelho Maiorca
Nunca teve GNV
quinholoureiro

Mensagem não lida por quinholoureiro »

qual é o rele da ventoinha?

agradeço pela atenção!!

grande abraço.
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por kraudyu »

SE EU ESTIVER ERRADO ME CORIJAM POR FAVOR: COM O MOTOR DESLIGADO E A VENTOINHA FUNCIONANDO, ELA IRÁ RESFRIAR SOMENTE A AGUA DO RADIADOR E NÃO A QUE ESTÁ NO MOTOR, PERCEBO ISSO QUANDO DESLIGO O MOTOR QUANDO A VENTOINHA ACIONA E DEIXO A IGNIÇÃO LIGADA, A VENTOINHA CONTINUA A FUNCIONAR MAS O PONTEIRO DA TEMPERATURA SÓ COMEÇA A BAIXAR QUANDO LIGO O MOTOR E A AGUA VOLTA A CIRCULAR, OU SEJA, É MELHOR DESLIGAR O MOTOR DEPOÍS QUE A VENTOINHA DESLIGA DO QUE A VENTOINHA FUNCIONAR COM O MOTOR DESLIGADO!!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O problema é que o Monza do criador desse tópico tem A/C de fábrica. O Monza com A/C, as ventoinhas interna (ventilação do painel) e do radiador, só funcionam com motor girando e alternador carregando. No Monza sem o equipamento, as ventoinhas funcionam mesmo com motor parado, basta apenas ligar o contato de ignição e a temperatura está na fase de acionar a ventoinha. Então, sem o A/C é só mudar a linha da ventoinha que está no pós chave, passar para onde a tensão é direta.
Nos modelos com A/C, penso que seria melhor montar um circuito paralelo ao original, talvez até com temporizador, para evitar de ter falhas no interruptor térmico e o sistema desligar após um tempo determinado.

De qualquer forma, o sistema utilizado no Monza originalmente, não trás nenhum prejuízo ao carro, desde que esteja funcionando corretamente, não necessitando tal modificação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por sdpmg »

[*]De qualquer forma, o sistema utilizado no Monza originalmente, não trás nenhum prejuízo ao carro, desde que esteja funcionando corretamente, não necessitando tal modificação.

Abs,

Carlos Freire[*]

Falou e disse,,, :smt023
Sérgio.
BARCELONA 1992, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
Responder