como testar o motor do parabrisa

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: como testar o motor do parabrisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego Paiva escreveu:Pessoal, hj o motor do meu limpador de parabrisas parou. Parou do nada e ainda por cima tava chovendo meio forte :smt010 . Dei umas batidinhas com um martelo nele, pra ver se "descolava" e nada, saiu so um pouco do lugar, mas parou novamente....
Creio que queimou :( pois ficou fedendo muito a queimado.
O que fazer????
Quero saber como tiro o motor do carro, pois com ele fora do carro, posso levar em algum local e mandar ajeitar, ficando ao menos livre com a mão de obra da montagem e desmontagem. Ou se alguem tiver alguma dica para conserto, também aceito :mrgreen:

Abraços! :smt023

Edit: Ah, meu motor é o da carcaça prateada... creio que seja bosch.
Diego,

tem que soltar o conector, remover os braços do limpador, soltar as porcas que o prendem na "churrasqueira", depois solte uma bucha de borracha que está encaixada em sua base e carroceria do carro. Depois é só retirar com cuidado a máquina montada. Com a máquina fora do carro, é possível retirar o motor dela. No motor Bosch, a tampa que cobre a engrenagem é fixada por parafusos. Soltando ela retire a engrenagem para ver o estado físico dela. Para ver o estado interno do motor como induzido e escovas, solte os 2 parafusos de sua carcaça e puxe.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Beleza, como removo os braços? Tenho que tirar a capa da churrasqueira?
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Carlos A. Freire
MODERADOR

Diego Paiva escreveu:Beleza, como removo os braços? Tenho que tirar a capa da churrasqueira?
Diego,

abra a tampa na base dos braços, que encontrará uma porca de 13mm. Solte a porca de cada braço, depois levante esse braço para posição máxima, e balance para os lados que ele se solta da máquina. Na "churrasqueira" há uma porca de material plástico 24mm, que também deve ser retirada. Não é preciso retirar a churrasqueira.
No Monza sem AC de fábrica, deve ser removida também a capa preta que cobre o motor de ventilação interna. No Monza com AC de fábrica não precisa remover a capa, por ela ser menor e não vai atrapalhar.
Lembre-se que ao remontar a máquina no carro, antes ligue o limpador sem os braços e desligue para que vá a posição de descanso. Só depois monte os braços do limpador.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Diego Paiva
MODERADOR

Beleza, Carlos. Me fale uma coisa, quanto sai um reparo nesse motor? O meu ainda era lacrado, original de fábrica.... mas fedeu a queimado.... creio ter tostado algo la dentro. :smt010
Carlos A. Freire
MODERADOR

Diego Paiva escreveu:Beleza, Carlos. Me fale uma coisa, quanto sai um reparo nesse motor? O meu ainda era lacrado, original de fábrica.... mas fedeu a queimado.... creio ter tostado algo la dentro. :smt010
Diego,

não tenho informações de custo de peças e mão de obra, mas, o ideal é desmontar e avaliar o problema para depois consertar.
Imagine que por algum motivo o motor travou, vai aquecer o induzido podendo estragar ou não essa peça.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Diego Paiva
MODERADOR

Carlos A. Freire escreveu:
Diego Paiva escreveu:Beleza, Carlos. Me fale uma coisa, quanto sai um reparo nesse motor? O meu ainda era lacrado, original de fábrica.... mas fedeu a queimado.... creio ter tostado algo la dentro. :smt010
Diego,

não tenho informações de custo de peças e mão de obra, mas, o ideal é desmontar e avaliar o problema para depois consertar.
Imagine que por algum motivo o motor travou, vai aquecer o induzido podendo estragar ou não essa peça.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, foi justamente o induzido que foi pro beleleu... O motor travou por falta de lubrificação, segundo o eletricita uma bucha acabou travando todo o sistema....
Mandei enrolar o meu induzido e lubrificar tudo. Ficou em 25 reais o reparo. Amanhã, feriadão, vou montar tudo e posto aqui como ficou.
Só para constar, um motor desses novo, custa 480 reais, não acreditei qd vi o preço :shock:

Abraços!
Diego Paiva
MODERADOR

Coloquei o motor no local, mas estou notando algo de estranho. Ele está muito lento, sem força!!! Se levantar as palhetas do prabrisas, ele funciona normal. Será que podem ser as pelhetas prendendo o motor? por isso ele não funciona bem? Ou não tem nada a ver?
Será que foram essas palhetas que queimram o motor da primeira vez?

Abraço!
Carlos A. Freire
MODERADOR

Diego Paiva escreveu:Coloquei o motor no local, mas estou notando algo de estranho. Ele está muito lento, sem força!!! Se levantar as palhetas do prabrisas, ele funciona normal. Será que podem ser as pelhetas prendendo o motor? por isso ele não funciona bem? Ou não tem nada a ver?
Será que foram essas palhetas que queimram o motor da primeira vez?

Abraço!
Antes de montar o motor na máquina você verificou o estado da engrenagem do motor? Verificou também se a máquina não está muito pesada? A peça da máquina que vai fixada na "churrasqueira" vai lubrificação. Ela tem uma trava que ao soltar, a parte móvel se desprende. Fazendo limpeza nesse eixo e depois lubrificando com graxa, deixará a máquina bem leve.
Fora o que foi mencionado, pode ser que o induzindo não tenha as especificações para esse motor.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder