luiz sle escreveu:Diego, funileiro é muito relativo. Cada um acha que o que ele faz é o correto, o outro está errado. A único serviço que vi muito bem feito é o do Rafa. Nem é uma coisa de outro mundo, tendo os materiais é só ler/estudar sobre o assunto, treinar em alguma geladeira velha ou algo assim e tentar. Meu pai é metalúrgico, ele com certeza vai me ajudar um dia, talvez até na firma dê pra fazer o carro, lá tem de tudo. Todos os tipos de materiais para escape (Inox), solda MIG/MAG, etc. Tudo mesmo.
O compressor acho que seria o problema de custo maior, é necessário o de cabeçote duplo pra suprir a grande demanda de ar pra pintar teto, capô, etc. Peças grandes! Veja a possibilidade de aluga um por aí. O resto você já se atentou e sabe de tudo, menino estudado. hehe
Boa sorte.
EDIT: Compressor de no mínimo 170L.
Cara, o problema é justamente esse, cada um fazer o que ACHA correto e não fazer o correto. Funilaria já é uma coisa que eu tenho certeza que não faria... não teria paciência. Sorte a sua que tem seu pai pra ajudar, pq o meu só acha que e desmontei coisa demais :smt015
Pelas minhas conversas com o Dr. Rafaelo, um compressor de 100L daria conta de pintar o carro, sem dar faltas. Isso sem querer pintar o carro todo de uma vez. Faria assim: da uma demão de tinta no teto, espera encher, da outra...faz isso até a peça ficar bem pintada, geralmente 3 demão. Faço o mesmo com o verniz, daí não falta ar.
O custo desse compressor, ficaria na casa de - R$1500,00. Pistola de gravidade uns 150~200, mascara uns 100, lixadeira roto orbital ~200,00... balança, tacos, etc mais uns 200. Acho que com uns 2 mil e pouco daria pra comprar grande parte da peças. E é justamente esse valor, ~2000,00 que estão cobrando de mão de obra pra pintar o carro, ou melhor, pra melar o carro de tinta...
Rafaelo escreveu:
entao Diego, é complicado saber qual será o resultado, vai aprender no jeito mais dificil que é perolizado/verniz. no teu caso eu faria ate o primer onde nao precisa de muita experiencia, e compraria umas peças velhas no FV pra treinar. agente usa muito isso pra praticar.
Já tenho o teto do vectra, pra testar!!! kkk
Rafaelo escreveu:
oque mais vai ser complicado é a aplicação de massa e o lixamento, mas nada de outro mundo só precisa de experiencia. sempre tem um começo entao nao vejo problemas nisso nao... desde que tenha o equipamento correto,fazer um local de trabalho(fechado),equipamento EPI.
Tenho ciência disso, vai ser ... aplicar essa massa, principalmente lixar!! Local eu ainda não tenho.... Teria que construir um barracão, tipo aquele que o Marcel construiu, com lona. EPI eu iria comprando, conforme necessidade.
Rafaelo escreveu:
falta balanca de precisao mas isso custa 20,00 uma. mascara quimica 100,00 nova
Não conheço nenhum pintor que vá usar balança de precisão... acho que a diferença no serviço já começa ai! Eles vão no olhometro!!!!
josé guilherme escreveu:c o local do estepe do meu tivesse assim eu tava contente kkkkkkkkkkk (seria comico c nao fosse tragico)
Um dia vc dá um grau!
Hartz88 escreveu:Aproveitando que o tópico não está bloqueado,
gostaria de deixar os meus parabéns Diego, por tudo
o que tu está fazendo nesse 96, olhei todo o seu tópico e
realmente o seu serviço é de prima.
Realmente sem palavras, o carro é muito integro, vale cada
centavo que você está investindo, e como é um presente que
seu pai lhe deu....não vende não, nem por 20 mil depois de pronto. :smt018
Grande abraço! :smt023
Hartz.
Valeu amigo, esse carro, realmente eu não vendo. Espero que o resultado seja satisfatório no final! Por 20 mil é que não vendo mesmo.... só na reforma vai ser gasto mais da metade disso
somando ao valor venal do carro, o valor final passa dos 20k, como ninguém vai pagar isso, e eu não tenho intenção de vender, ele fica por aqui mesmo!
weuller escreveu:Diego o que você disse tem toda lógica! Se é pra pagar que não entende, melhor aprender e fazer! Quem vai lucrar é você!
Acho que o único problema é se der algum erro em algum local, mas pelo menos não vai ter que pagar mão de obra desnecessária, vai ser somente material mesmo!
Agora estou pensando, vai preparar tudo pra pintura com aquele lanterneiro que é experiente! Não vai precisar massa em nada? Vai estar tudo desamassadinho lisinho?
Se for pegar o carro já na base pra mandar o wash e partir pra pintura compensa viu!
Abraço!
Sim, Weuller, o carro vai ser totalmente desamassado! Mas creio que o uso de massa de poliéster é indispensável... um pouquinho sempre vai! Vamo ver como as coisas vão caminhar.
Obrigado por deixar sua opinião.
Algumas fotos do serviço do funileiro:
Tudo cortado no disco de corte, nada de maçarico:
Soldas no padrão original (essas "bolinhas"):
Close numa emenda, não sei se vai dar ver, mas tem tipo um risquinho. Esse risquinho é o cordão de solda que une duas chapas depois de lixado:
O carro:
Tudo na lata, todas as soldas feitas na mig. O carro é original cabine dupla, mas a carroceria estava muito ruim. Então pegaram a carroceria de uma cabine simples e colocaram nessa cabine dupla, fazendo uma espécie de "enxerto". Ficou muito bom, Se não fosse as partes soldadas, não daria pra distinguir se foi feito emenda ou não.... Isso pq ainda não tem massa, nem primer dando o acabamento. :smt023
Funileiro, creio que esse cara trabalha direitinho, agora pintor, só achei mela mão
Abraço a todos!