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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 10 Fev 2009, 11:14
por Raphael Ventura
será então que o cara tá certo???
pois eu sei que veiculos movidos a gnv tem a vida util reduzida de alguns componentes, tipo velas, cabos de velas, bobina, rotor, bomba de gasolina... será então que reduzindo a folga a vida útil desses componentes aumentaria? se bem que tudo isso que eu mensionei no meu carro é novo... cabos ngk, bobina e rotor boch...

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 10 Fev 2009, 11:52
por Rafael Barros
Raphael Ventura escreveu:Voltei de lá agora e o cara me disse que se colocar a regulagem das velas em 1,0 ele vai ficar pipocando no gnv :? por isso ele pôs 0,65, regulagem que segundo ele é a que ele usa em carros 0km em que ele instala o gnv, e me disse que com essa regulagem o carro também não terá problemas na gasolina e terá rendimento igual...
será que procede???????? estou com as velas nas mãos... e devo instalar a noite pois eu só tenho a chave em casa... e ai? o que vcs acvham?
Rafa,

É isso mesmo meu amigo. Vc achou um cara q realmente manja de GNV. Se vc não fizer essa regulagem vai dar aquele estouro no GNV.

Eu vendo peças para carros a GNV sob medida para o seu carro e sempre q alguem compra um peça eu faço essa regulagem pra pessoa q está comprando, principalmente quando o carro tem MAF ou MAV. Sensor de FLUXO e MASSA de ar.

Poder fazer essa regulagem sem medo.

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 10 Fev 2009, 14:50
por Leonarjoe 2.0
na boa, eu uso 0,8~0,85 (eu tenho o calibrador) e nunca tive problemas..
no corcel quando eu coloquei a bobina do gol mi, cheguei a usar 0,95.. e o motor funcionou liso. mas no gnv ele ficava bem mais fraco que com 0,8..

há quem diga que quanto maior a folga mais tempo demora pra centrelha se completar "atrasando o ponto"..

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 10 Fev 2009, 22:58
por 500EF
É o seguinte:

- Rodando no GNV, seu sistema de ignição será muito mais exigido do que se fosse com gasolina.

- O mesmo aconteceria se seu carro fosse muito taxado ou sobrealimentado (turbo/supercharger).

- Quanto mais abertas as velas, melhor para a queima (mais torque e mais economia). O limite quem vai determinar é o seu sistema de ignição, pois à medida em que você afasta o eletrodo, mais difícil vai ficando para que a centelha aconteça dentro do cilindro, sob alta pressão e ela vai começar a "procurar" outro lugar para escapar, como pelos cabos, dentro do distribuidor, etc..

- Como seu sistema é original, certamente você terá que usar uma abertura bem menor do que se fosse rodar com gasolina e se fosse rodar só com gasolina, deveria usar a abertura recomendada no manual do carro, que é de 1,0 a 1,1mm.

- Você saberá quando passou um pouco do limite quando perceber que o desempenho piorou e o consumo aumentou. E saberá que passou muito do limite quando começar a falhar muito ou dar "backfire" (estouro pela admissão... cuidado com isso no GNV).

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 11 Fev 2009, 01:04
por Rafael Barros
Eduardo,

Digo isso por experiência própria, 100% das pessoas q consertam o MAF ou MAV comigo e não fazem essa regulagem na vela voltam com o mesmo problema de antes.

Que é o MEDIDOR quebrado novamente.

Pode fazer essa regulagem sim sem problemas, não estoura mais.

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 11 Fev 2009, 08:17
por Raphael Ventura
Rafael, qual das regulagens vc se refere?
1,0 ou 0,65 ? pq as minhas velas agora estão com 0,65
abraços

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 11 Fev 2009, 09:46
por 500EF
Acredito que ele esteja se referindo a deixar as velas mais fechadas mesmo, para evitar as falhas e o "backfire", pelos motivos que eu expliquei aí em cima. :wink:

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 11 Fev 2009, 10:08
por Fastback
Eduardo, só pra "tirar uma dúvida" referente ao assunto, a abertura "exagerada" das velas pode influenciar na vida útil do distribuidor e seus componentes?
Digo, como citei anteriormente, uma vez ouvi esse negócio de quanto mais aberta a folga do eletrodo, melhor o consumo e o rendimento porém, abertura demais poderia prejudicar, em especial, a bobina impulsora e o modulo HEI. Isso confere?

Abraço!