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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 15 Fev 2009, 21:04
por Rafael Barros
500EF escreveu:Acredito que ele esteja se referindo a deixar as velas mais fechadas mesmo, para evitar as falhas e o "backfire", pelos motivos que eu expliquei aí em cima. :wink:
Fala Eduardo,

E isso mesmo. O Backfire se dá única e exclusivamente por causa das velas.

Abraços,

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 24 Mar 2009, 10:20
por Raphael Ventura
Comprei um cabo de velas, saquei minhas velas e abri mais um pouquinho a distancia. A medida? bem.... o encaixe de uma chave de fenda entre os eletrodos heehe, calibrador é luxo... hehe mas acredito que esteja com mais ou menos 0.9 ou até mesmo 1.0. ficou bem melhor agora, antes, com 0,65 o carro ficava dando solavancos, sabe quando vc engata uma marche vai acelerando e o carro vai dando solavancos?? até a alavanca de cambio ficava mexendo... agora o motor está parecendo mais redondo... em breve eu vou comprar um calibrador de velas e colocar elas em 1.0 no calibrador e ver como vai ficar, mas por hora eu vou deixar assim, a medida da chavinha de fenda funcionou heheheh

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 24 Mar 2009, 18:09
por 500EF
NGK alerta: veículos a GNV podem apresentar fenômeno back fíre

Quando se percebe ba­rulhos no funcionamento do motor, semelhantes a estouros é sinal de pro­blemas no sistema de ignição. A NGK, principal fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, alerta que isso pode ser conseqüência do back fire.

Comum em ve­ículos convertidos a GNV (Gás Natural Veicular), o fenômeno é o retorno da chama pelo coletor da admissão durante a sobre­posição das válvulas. O back fire acontece quando as válvulas de admissão e escape estão abertas ao mesmo tempo e ainda existe queima na câmara de combustão.

Uma das principais causas do back fire é o ponto de ignição atrasado. Como o veículo movido a GNV possui velocidade de queima menor que outro combustível é necessário que o ponto de ignição do veículo seja adiantado. Outra causa do fenômeno são as falhas no sistema de ignição e a instalação e/ou regulagem incorreta do kit GNV, que resulta em uma mistura pobre de ar e gás e na diminuição da velocidade de queima.

Es­sas reações podem gerar danos ao sistema de admissão como alojamento do filtro, coletor de ad­missão de plástico e perda do pleno desempenho do automóvel.

Para evitar que ocorra o back fire no automóvel é recomendável a cons­tante avaliação das velas e cabos de ignição. "A manutenção preventiva do sistema de ignição é a melhor maneira de evitar o problema. Em veículos convertidos a GNV é acon­selhável a troca das velas de ignição a cada 10 mil quilômetros, metade do tempo recomendado para automóveis a gasolina ou a álcool.

Também é importante a instalação do gerenciador de emissões e variador de avanço, além de trabalhar com misturas adequadas, que possibilitam a diminuição da resistência dielétrica do automóvel", explica Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.

Outra dica é a instala­ção de velas de ignição com maior ignibilidade, como a vela Green e Plati­na. Para mais informações ou dúvidas, a NGK possui o Serviço de Atendimento ao Cliente, por meio do número 0800 197 112 (li­gação gratuita).