Página 2 de 3

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 11 Fev 2009, 10:08
por Fastback
Eduardo, só pra "tirar uma dúvida" referente ao assunto, a abertura "exagerada" das velas pode influenciar na vida útil do distribuidor e seus componentes?
Digo, como citei anteriormente, uma vez ouvi esse negócio de quanto mais aberta a folga do eletrodo, melhor o consumo e o rendimento porém, abertura demais poderia prejudicar, em especial, a bobina impulsora e o modulo HEI. Isso confere?

Abraço!

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 11 Fev 2009, 13:04
por 500EF
Fastback escreveu:Eduardo, só pra "tirar uma dúvida" referente ao assunto, a abertura "exagerada" das velas pode influenciar na vida útil do distribuidor e seus componentes?
Digo, como citei anteriormente, uma vez ouvi esse negócio de quanto mais aberta a folga do eletrodo, melhor o consumo e o rendimento porém, abertura demais poderia prejudicar, em especial, a bobina impulsora e o modulo HEI. Isso confere?

Abraço!
Em um original, acredito que os primeiros a abrir o bico serão os cabos. É o lugar mais fácil da centelha achar um jeito de pular.

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 13 Fev 2009, 23:02
por Rafael Barros
Raphael Ventura escreveu:Rafael, qual das regulagens vc se refere?
1,0 ou 0,65 ? pq as minhas velas agora estão com 0,65
abraços

Rafa,

Deixa entre 0,6 ou 0,7. Inclusive qdo vc compra VELA pra carro com GNV ela já vem com essa regulagem.

Abraços

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 15 Fev 2009, 16:04
por alquini
Fala amigo.
O meu cheroso está no GNV, coloquei velhas NGK com gap de 1mm como vem de fabrica, anda muito bem no GNV e na mijolina.
Sempre tive essa medida e nunca aconteceu BACK FIRE, nem qualqur tipo do genero, sempre foi economico (14 na estrada) e na gasolina anda normal como de fabrica.
Vc usa qual tipo de variador de avanço?? Por MAP ou por bobina???

Abraços

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 15 Fev 2009, 21:03
por Rafael Barros
Cara,

Tenho q ver pq de cabeça não me lembro agora.

Mas acho q eh pela bobina.

Abraços.

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 15 Fev 2009, 21:04
por Rafael Barros
500EF escreveu:Acredito que ele esteja se referindo a deixar as velas mais fechadas mesmo, para evitar as falhas e o "backfire", pelos motivos que eu expliquei aí em cima. :wink:
Fala Eduardo,

E isso mesmo. O Backfire se dá única e exclusivamente por causa das velas.

Abraços,

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 24 Mar 2009, 10:20
por Raphael Ventura
Comprei um cabo de velas, saquei minhas velas e abri mais um pouquinho a distancia. A medida? bem.... o encaixe de uma chave de fenda entre os eletrodos heehe, calibrador é luxo... hehe mas acredito que esteja com mais ou menos 0.9 ou até mesmo 1.0. ficou bem melhor agora, antes, com 0,65 o carro ficava dando solavancos, sabe quando vc engata uma marche vai acelerando e o carro vai dando solavancos?? até a alavanca de cambio ficava mexendo... agora o motor está parecendo mais redondo... em breve eu vou comprar um calibrador de velas e colocar elas em 1.0 no calibrador e ver como vai ficar, mas por hora eu vou deixar assim, a medida da chavinha de fenda funcionou heheheh

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Enviado: 24 Mar 2009, 18:09
por 500EF
NGK alerta: veículos a GNV podem apresentar fenômeno back fíre

Quando se percebe ba­rulhos no funcionamento do motor, semelhantes a estouros é sinal de pro­blemas no sistema de ignição. A NGK, principal fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, alerta que isso pode ser conseqüência do back fire.

Comum em ve­ículos convertidos a GNV (Gás Natural Veicular), o fenômeno é o retorno da chama pelo coletor da admissão durante a sobre­posição das válvulas. O back fire acontece quando as válvulas de admissão e escape estão abertas ao mesmo tempo e ainda existe queima na câmara de combustão.

Uma das principais causas do back fire é o ponto de ignição atrasado. Como o veículo movido a GNV possui velocidade de queima menor que outro combustível é necessário que o ponto de ignição do veículo seja adiantado. Outra causa do fenômeno são as falhas no sistema de ignição e a instalação e/ou regulagem incorreta do kit GNV, que resulta em uma mistura pobre de ar e gás e na diminuição da velocidade de queima.

Es­sas reações podem gerar danos ao sistema de admissão como alojamento do filtro, coletor de ad­missão de plástico e perda do pleno desempenho do automóvel.

Para evitar que ocorra o back fire no automóvel é recomendável a cons­tante avaliação das velas e cabos de ignição. "A manutenção preventiva do sistema de ignição é a melhor maneira de evitar o problema. Em veículos convertidos a GNV é acon­selhável a troca das velas de ignição a cada 10 mil quilômetros, metade do tempo recomendado para automóveis a gasolina ou a álcool.

Também é importante a instalação do gerenciador de emissões e variador de avanço, além de trabalhar com misturas adequadas, que possibilitam a diminuição da resistência dielétrica do automóvel", explica Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.

Outra dica é a instala­ção de velas de ignição com maior ignibilidade, como a vela Green e Plati­na. Para mais informações ou dúvidas, a NGK possui o Serviço de Atendimento ao Cliente, por meio do número 0800 197 112 (li­gação gratuita).