Vou descrever aqui uma diferença dos tensionadores da correia dentada do monza até 95 das marcas SKF e GM.
Problema: Afeta o posicionamento da Bomba d'agua, causando perda de eficiencia da mesma.
Tensionador GM original do carro, foi tirado pois o rolamento está roncando.
Posicionamento da bomba de acordo com os tensionadores:
Flexa azul: Posicionamento com Tensionador da SKF
Flexa Amarela: Posicionamento com Tensionador da GM
Flexa Vermelha: Marcação a lapis na bomba
[Informação Incluída 18/12 12:07]
Quanto mais próximo da saliencia do bloco, melhor eficiencia da bomba d'agua.
Pode ser isso o problema do meu estar ligando a ventoinha td hora.
Para ficar mais claro, tirei fotos da visão do gargalo do bloco:
Observem que o centro da hélice fica perfeitamente alinhado ao centro do gargalo quando a bomba está posicionada na saliência do bloco. Tanto é que os monza 95 e meio/96 é fixado nesta posição.
Usando o tensionador SKF notei que a bomba d'agua fica muito fora da saliência, tenho certeza que isto que está deixando a ventoinha ligar td hora em 2º estágio.
Assim penso eu que há dificuldade de centrifugação da água que vem do radiador e do reservatorio. Fora que acho que por ficar muito proximo o eixo da bomba no bloco, posso ter problemas de barulho. :smt017
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Re: [Informativo] Tensionador
Marcel, interessante essa sua explanação e que beleza de foto, visto que esta posição onde se encontra o gargalo é muito incômoda. Eu uso tensionador da marca SKF, a ventuinha do meu carro arma um pouquinho antes do normal, pouquíssima diferença mesmo, aliás, é irrisória essa diferença. Aí fica a dúvida, será que é por causa da marca do tensionador e a posição da bomba comona foto ???? :smt017 :smt017 :smt017 .
Um forte abraço, vamos ver se o Carlos vai dar alguma opinião, ele é uma enciclopédia viva do MONZA, rs...
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Re: [Informativo] Tensionador
Grande Amauri,Amauri RJ escreveu:Marcel, interessante essa sua explanação e que beleza de foto, visto que esta posição onde se encontra o gargalo é muito incômoda. Eu uso tensionador da marca SKF, a ventuinha do meu carro arma um pouquinho antes do normal, pouquíssima diferença mesmo, aliás, é irrisória essa diferença. Aí fica a dúvida, será que é por causa da marca do tensionador e a posição da bomba comona foto ???? :smt017 :smt017 :smt017 .
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Estou reportando uma diferença que tive com estes tensionadores. Notei que a mola do SKF é muuiito mais dura. Ou eu tive "sorte" de pegar um SKF com defeito
Montei com o tensionador velho GM, ficou bom demais, muiito mais silencioso e olhe q o rolamento desse velho não está aquelas coisas......quanto ao posicionamento da bomba, notei que ficou bem melhor a circulacao da agua, a 40 km/h coloquei um multimetro monitorando o fio amarelo do sensor de temperatura e nessa velocidade começou a manter a temperatura entre 88-95 (2,0V a 1,8V) Oque nao acontecia antes.
Abcs,
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Re: [Informativo] Tensionador
Não posso dizer muito sobre o assunto, porque nunca passei pelo problema. Me Monza GLS 96 não usa esse tipo de tensionador para correia dentada, e nele, e nos outros Monza que tive, sempre coloquei tensionador original GM (genuíno).vamos ver se o Carlos vai dar alguma opinião, ele é uma enciclopédia viva do MONZA, rs...
Obrigado pelo elogio.
Abs,
Carlos Freire
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Re: [Informativo] Tensionador
Gostei do que aprendi agora!
Será que não tem como trocar somente o rolamento?
Troquei correia e tensionador e bomba água a +/- três anos e funciona aparentemente normal. Não lembro a marca do tencionador, mas a bomba d'água era Schadek, será que a bomba é boa?
Será que não tem como trocar somente o rolamento?
Troquei correia e tensionador e bomba água a +/- três anos e funciona aparentemente normal. Não lembro a marca do tencionador, mas a bomba d'água era Schadek, será que a bomba é boa?
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