Adaptar roda fônica

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
todiboa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 02 Ago 2011, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Adaptar roda fonica

Mensagem não lida por todiboa »

Sim amigo, meu Vectra 94 ta com cabeçote morto e quero por o roletado e tenho duas opções colocar o distribuidor do corsa EFI ou roda fônica. Eu prefiro roda fônica porque o meu já tem ela só preciso e arrumar uma forma de adaptar a bobina do Vectra 97 e pronto. Por hora, valeu.
Kadett GL 1.8 E.F.I 95/96
Desembaçador, Travas, Aro liga leve 13, Milhas, Painel Digital, Vidros Elétricos, Computador de bordo.

www.youtube.com/dutodiboa/
todiboa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 02 Ago 2011, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Adaptar roda fonica

Mensagem não lida por todiboa »

Cara eu preciso é manter a injeção original quero apenas por cabeçote roletado com roda se for possível, mas sem usar uma injeção programável. Seria possível? A ignição da cmracing tá mais de 1.000 é loucura. Acho que vou ter que me contentar em adaptar o distribuidor do corsa mesmo...
Kadett GL 1.8 E.F.I 95/96
Desembaçador, Travas, Aro liga leve 13, Milhas, Painel Digital, Vidros Elétricos, Computador de bordo.

www.youtube.com/dutodiboa/
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Adaptar roda fonica

Mensagem não lida por 500EF »

Xará,

Eu não vejo como você poderia eliminar o distribuidor simplesmente usando um módulo aftermarket destes e manter a injeção original.

Você não teria como direcionar a centelha para o cilindro correto sem fazer algum tipo de adaptação no próprio distribuidor, para 'informar' ao módulo externo onde centelhar.

E NEM PENSE em ligar os 4 juntos, como já vi uns cabruncos fazerem por aí na internet (turma dos jipes adora fazer esta gambiarra porca).

Não sei como é dentro do seu distribuidor, se haveria espaço. Mas um caminho que pode pesquisar, se for mesmo querer fazer alguma coisa adaptada assim, é instalar 2 sensores hall perfeitamente alinhados (a precisão aqui tem que ser extrema, porque qualquer pouquinho para lá ou para cá pode matar o desempenho ou destruir seu motor). Cada sensor destes acionaria um canal de um módulo de ignição externo duplo (Centelha perdida), que por sua vez, carregaria um lado de uma bobina dupla (tipo de vectra, s10 de 3 fios, por exemplo) e soltaria a centelha no par de cilindros que estiverem com os pistões próximos ao PMS.

Agora, você tem que pensar e avaliar se vale a pena tanto custo (módulo de ignição externo+bobina+sensores+horas de torno, etc), aborrecimento e risco de algo sair errado e comparar com até mesmo talvez a substituição da injeção completa por outra mais moderna (de astra/vectra mesmo).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
todiboa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 02 Ago 2011, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Adaptar roda fonica

Mensagem não lida por todiboa »

Olá amigo, desculpe eu te encher com isso.

To tentando o contato com um cara que conseguiu fazer com PIC um projeto que consegue ler a roda fônica e determinar as ondas de saída onde ele coloca um osciloscópio para consegue ver os pulsos gerados. Se eu conseguir contato com ele provavelmente conseguirei sucesso na adaptação que por sinal irá sair muito mais barato que comprar um modulo de ignição.

Quero por o roletado, mas fazer o mínimo possível de adaptação, pois levar o carro para profissional de preparo fazer vai ficar salgado demais pra mim. Você já ouviu falar do módulo igniflex né, então você viu como é pequeno e compacto e extermina de vez o distribuidor, pois com a leitura da roda fônica ela consegue antecipar ou atrasar a centelha e assim ter um rendimento esperado. Acredito que esse tal igniflex por dentro deve ser um sistema em PIC muito simples, mas como não estou 100% na programação eu consigo ainda meter a cara e fazer. Se eu conseguir vou compartilhar com a galera o sucesso, pois acho um absurdo o valor cobrado por um módulo pequenino que faz um serviço muito bem feito. Por hora obrigado pela atenção. Vou continuar na caça e ver se consigo chegar a um porém. Eu conseguindo eu irei mostrar a você o projeto. abs!
Kadett GL 1.8 E.F.I 95/96
Desembaçador, Travas, Aro liga leve 13, Milhas, Painel Digital, Vidros Elétricos, Computador de bordo.

www.youtube.com/dutodiboa/
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Adaptar roda fonica

Mensagem não lida por 500EF »

Se for partir para o lado da solução microcontrolada, existem diversas opções de plataformas que podem ser usadas (PIC, Arduino, Teensy, etc).

Não é nada complicado, se tiver conhecimento em eletrônica e programação.

A grande questão que fica é em relação à confiabilidade. Uma coisa é o bagulho funcionar bonitinho em cima de uma bancada, com uma fonte de energia estável, sem impacto mecânico, sem calor, sem vibração e principalmente, sem um verdadeiro inferno em termos de ruídos eletromagnéticos.

Agora, garantir que vai funcionar 100% do tempo dentro de um carro, o buraco é bem mais embaixo...

E é como eu já disse, uma falha qualquer no controle do sistema de ignição e você pode ter problemas que vão da perda de desempenho, passando por ficar "na rua" e podendo chegar ao ponto de destruir completamente seu motor.

Interferir nisso aí é coisa muito séria. Tem que saber muito bem o que está fazendo. :ok:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder