A onda tunning que invadiu o segmento automotivo destruiu o conceito de carro original, principalmente no tocante a rodas e pneus, mas é muito importante lembrar que os pneus merecem atenção especial e sua manutenção deve ser feita com critério.
O primeiro ponto que devemos ressaltar é a calibragem. É indicado pela maioria dos fabricantes de penus que esse processo seja realizado de 15 em 15 dias, pois somente dessa forma seu carro manterá a pressão correta trazendo os seguintes benefícios:
1- Menor desgaste do sistema de suspensão do veículo, em especial das buchas e dos amortecedores;
2- Melhor espaço de frenagem, pois a relação peso e arrasto tem ligação direta com os pneus. Se a calibragem estiver correta o carro freará em menor espaço de pista;
3- Menor consumo de combustível, pois o torque será repassado de forma uniforme ao pneu gerando um menor esforço para o carro rodar e consequentemente um menor consumo;
4- Maior estabilidade do veículo em curvas fechadas ou em manobras bruscas;
5- Menor desgaste dos próprios pneus, pois a banda de rodagem terá contato uniforme com o solo.
Vale ressaltar que deve-se buscar a calibragem determinada pelo fabricate nos manuais do proprietário. Os engenheiros desenvolveram todo um estudo para chegarem a esses números, portanto quando o frentista disser: _"Vai 28 libras aí doutor"?, responda: _"Não amigo obrigado, prefiro consultar o manual". Lembremos que a calibragem variará de acordo com o peso e o trajeto a ser percorrido. Nunca a calibragem dos pneus para se rodar em cidade será a mesma calibragem que se usará para viagens.
É importante também observar que os fabricantes determinam a medida e espessura do pneu a ser utilizado no veículo. No Monza em geral são utilizados as seguintes medições: Medida: 175, Espessura: 70, Aro: 13 (nas versões L, SL, SL/E, Classic, GL, GLS, Barcelona, Class, Hi Tech, 650 e Club) e Medida: 185, Espessura: 65, Aro 14 (S/R, Classic Se, Gl-96 e GLS-95/96).
Par finalizar devemos fazer revisões periódicas nos pneus. De 7 mil em 7 mil kilômetros indicasse alinhamento e balanceamento, caso essa quilometragem não seja atingida, recomeda-se que esse processo se realizar no intervalo máxímo de 5 em 5 meses.
Espero ter ajudado os amigos.
Manutenção nos pneus.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1308
- Registrado em: 15 Dez 2006, 00:12
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Manutenção nos pneus.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17761
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
-
- MODERADOR
- Mensagens: 11324
- Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Se não me engano, teve uma versão do monza club, a azul, que saiu com as rodas do monza classic e usa pneus 185/65/14....ja a versão do monza club na cor vermelha usa 185/70/13....
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2464
- Registrado em: 04 Jan 2007, 16:45
- Cidade: SAO LUIS
- Estado: Maranhão-MA
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
eu acho q v6 ja foram borracheiros, heheheheh vai entender de pneu assim noutro lugar rapah hehehe
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047