Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Caio_Matheus
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2023, 15:40
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Mensagem não lida por Caio_Matheus »

Olá meus amigos monzeiros!

Pessoal, peguei meu 1990 a álcool, após fazer a retífica do motor, mas ele está armando a ventoinha com 1/4 do ponteiro de temperatura, quando acredito que deveria acontecer no meio.

Além disso notei um pequeno vazamento na mangueira da válvula termostática com o radiador, bem no encaixe do radiador.

Lendo outros tópicos, entendi que a ligação correta do cavalete da termostática é: bico inferior ligado a base do coletor de admissão e o bico superior vai para o ar quente ou é isolado.

Mas no meu está com com o bico superior ligado a base do coletor e o bico inferior retornado para o tudo de distribuição, pois acredito que no passado isolaram o ar quente.

Me ajudem, por favor. Estou com receio de andar com o carro assim :(
Caio_Matheus
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2023, 15:40
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Mensagem não lida por Caio_Matheus »

Adendo: isso aconteceu com o carro parado na garagem depois completei o líquido de arrefecimento no nível max e liguei o carro.

Ele armou a ventoinha após uns 4 minutos, desligou, 2 minutos depois ligou de novo e não queria desligar. Desconfio que é porque a água quente estava escorrendo no cebolao na lateral do radiador(novo).
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Caio_Matheus escreveu: 25 Jan 2024, 11:22 Olá meus amigos monzeiros!

Pessoal, peguei meu 1990 a álcool, após fazer a retífica do motor, mas ele está armando a ventoinha com 1/4 do ponteiro de temperatura, quando acredito que deveria acontecer no meio.

Além disso notei um pequeno vazamento na mangueira da válvula termostática com o radiador, bem no encaixe do radiador.

Lendo outros tópicos, entendi que a ligação correta do cavalete da termostática é: bico inferior ligado a base do coletor de admissão e o bico superior vai para o ar quente ou é isolado.

Mas no meu está com com o bico superior ligado a base do coletor e o bico inferior retornado para o tudo de distribuição, pois acredito que no passado isolaram o ar quente.

Me ajudem, por favor. Estou com receio de andar com o carro assim :(
Há duas configurações de mangueiras para o Monza. Uma delas tem uma derivação que sai da mangueira de saída do radiador e vai conectada ao reservatório de expansão. A outra mangueira é sem a derivação e o reservatório de expansão vai para o tudo de distribuição.
De qualquer forma, no cavalete da válvula termostática, indo para o coletor de admissão vai ser sempre a saída debaixo e a de cima vai para o ar quente ou isolada quando não tem ar quente.
Na configuração com derivação, a mangueira que sai da parte debaixo do cavalete também tem uma derivação. Sendo una ponta para o coletor de admissão e a outra para o tubo de distribuição.
Na configuração sem a derivação, sai da saída debaixo do cavalete para o coletor de admissão.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Caio_Matheus
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2023, 15:40
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Mensagem não lida por Caio_Matheus »

Certo, Carlos. No meu a mangueira que sai do radiador e vai conectada ao reservatório de expansão é a da imagem, logo a com derivação correto?

Mas apesar da configuração, a mangueira do coletor do meu não tem derivação, é simples, uma que vai do cavalete ao coletor, e outro nas costas do coletor ao tubo.

Imagem

Será que essa do coletor com derivação não é apenas para Monza tubarão?

Imagem

Do mesmo vendedor para monza caixote:

Imagem
Caio_Matheus
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2023, 15:40
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Mensagem não lida por Caio_Matheus »

De qualquer forma, como está errado. Quero tampar a entrada superior do cavalete e deixar a inferior apenas para o coletor, e tampar a entrado do tubo que era o retorno do ar quente, pois o tudo do meu só tem duas entradas. Acredito que se a VT e o cebolão estiver corretos e funcionando bem, o fluxo de água será constante. Concorda?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Caio_Matheus escreveu: 26 Jan 2024, 02:01 Certo, Carlos. No meu a mangueira que sai do radiador e vai conectada ao reservatório de expansão é a da imagem, logo a com derivação correto?

Mas apesar da configuração, a mangueira do coletor do meu não tem derivação, é simples, uma que vai do cavalete ao coletor, e outro nas costas do coletor ao tubo.

Imagem
Na verdade a mangueira com derivação da saída do radiador do Monza é essa:
Se aplicar a da foto que postou, vai ficar perto do cabo de embreagem e pode furar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Caio_Matheus escreveu: 26 Jan 2024, 02:13 De qualquer forma, como está errado. Quero tampar a entrada superior do cavalete e deixar a inferior apenas para o coletor, e tampar a entrado do tubo que era o retorno do ar quente, pois o tudo do meu só tem duas entradas. Acredito que se a VT e o cebolão estiver corretos e funcionando bem, o fluxo de água será constante. Concorda?
Se usa a derivação na mangueira de saída do radiador, tem a derivação também na saída da VT.
Mangueira II.jpg
Então, na saída debaixo do cavalete da VT, vai essa mangueira de 3 pontas (também com derivação), outra ponta no coletor de admissão e outra ponta no tubo de distribuição de água. A saída do coletor de admissão vai a mangueira parecida do cabo de guarda chuva e vai também para o tubo de distribuição.

Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Mensagem não lida por RAMIREZ »

Responder