De volta

Você é novo na comunidade? Seja bem-vindo e apresente-se... :-)
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Set 2013, 23:19
Cidade: Jacarei
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

De volta

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Olá Monzeiros. Saudações.

Estive afastado daqui do fórum por quase uma década, pois a vida cobrou outras responsabilidades e prioridades.

Durante este tempo, meu Monza ficou parado, jogado em um canto em local sem cobertura, empoeirando e queimando a pintura. Aff.
O importante foi manter este carro comigo desde novo, para após 30 anos de idade que se completou agora em Agosto (tenho a NF original), para pensar em restauração e placa preta :D

O Monza está todo original, sem quaisquer peças paralelas. Ao longo do tempo fui juntando várias peças originais, usadas ou novas na embalagem, essenciais ou opcionais, para o momento da restauração. O estoque é grandinho, rsrsrs. Nunca se sabe o que pode ser necessário.
A restauração vai envolver todo visual, com re-pintura, substituição de cantos do estofamento dos bancos que são em camurça preta e substituição da camurça beje ou cinza do teto. Recolar borrachões, logos, substituir frisos, etc.

Deixei de morar em apartamento em São José dos Campos e voltei para minha casa térrea em Jacarei, onde tenho garagem decente. O carro voltou a funcionar. Está rodando sem problemas e com desempenho normal. Já virou 500.000 KM, e apesar de uma pequena batida de mancal no motor, quase imperceptível, não apresenta nenhum problema sério. Mas há coisas que sofrem deterioração com o tempo.
A mola do porta-malas do lado direito está quebrada.
Identifiquei a necessidade de substituição do sensor de temperatura no bloco do motor e sensor de nível de combustível (boia). Revisei contatos elétricos nos chicotes e continuidade da fiação. Nenhum problema foi encontrado. O sistema elétrico do carro está perfeito.

Mas houve alguma deterioração no funcionamento dos instrumentos do painel. Já estou trabalhando nisso em bancada. Estou aproveitando e escrevendo um tutorial bastante completo sobre o painel, instrumentos, chicotes, conectores, calibragem, etc. Quando estiver pronto, vou disponibilizar em PDF por aqui.

Tudo anda bem. Mas, o único item que está me dando problemas é o instrumento de marcação de temperatura do motor, pois não conheço as referências térmicas e resistivas do sensor que vai no bloco do motor. O instrumento funciona, parece estar enroscando um pouco, mas isso se resolve.


Um abraços a todos e viva o Monza!
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
Responder