Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
mapbonalumi
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Jul 2023, 13:43
Cidade: Londrina
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Mensagem não lida por mapbonalumi »

Bom dia pessoal, a saga continua.
Ele está me dando código de sensor de temperatura 14.
E código de MAP 33 e 34, quando retirei o MAP estava cheio de álcool vou trocar ele hoje.
O carro liga e morre.
Troquei o sensor de temperatura e mesmo assim ele continua acusando código 14 chega 5 volts no sensor e tem negativo. Alguém sabe me dizer se esse problema pode estar em outro componente influenciando o sensor de temperatura?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17762
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mapbonalumi escreveu: 15 Jul 2023, 10:40
Ele está me dando código de sensor de temperatura 14.

E código de MAP 33 e 34, quando retirei o MAP estava cheio de álcool vou trocar ele hoje.
O carro liga e morre.
Troquei o sensor de temperatura e mesmo assim ele continua acusando código 14 chega 5 volts no sensor e tem negativo. Alguém sabe me dizer se esse problema pode estar em outro componente influenciando o sensor de temperatura?
Quando temos muitos códigos, o procedimento é fazer o reset da UCE e depois monitorar para verificar se os códigos reaparecem ou mostram outros.
Se soltar os conectores e ligar o motor, os códigos serão gravados e não vão apagar até que faça o reset dos códigos ou da UCE.

Depois, com auxilio de um scanner e um termômetro de mira a laser, faça os testes de funcionamento do do sensor de temperatura CTS e comparando a temperatura real com a indicada no scanner.

O MAP, confira se está no local correto na base do TBI e se tem líquido na mangueira. Se tiver líquido, remova com ar ou soprando a mangueira.
A mangueira do MAP tem posição no TBI e de montagem. Ela faz uma espécie de sifão e deixar o lado conectado ao sensor em linha reta de aproximadamente 5cm.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mapbonalumi
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Jul 2023, 13:43
Cidade: Londrina
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Mensagem não lida por mapbonalumi »

Bom dia Carlos!

Algum modo de fazer o reset sem o scanner?
Infelizmente estou trabalhando em casa e com ferramentas bem limitadas. Os últimos ajustes como ponto do distribuidor na pistola ajuste de CO com analisador de gases serão feitos posteriormente em uma oficina, porém gostaria de deixar ele pelo menos funcionando e sem erros.
Estou com algumas dificuldades, porquê a fiação foi quase toda refeita e com fio sem distinção de cores, então dificulta na hora de fazer os testes, outro detalhe que quase todos os fios estão direto sem conectores. Então preciso medir e confirmar no esquema tudo antes de testar.
O sensor de temperatura mesmo estava com dois fios encostados e cheios de cola, está feia a situação.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17762
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Melhor fazer as correções desses conectores. Todos conectores de sensores são vendidos no mercado de reposição.
Para fazer o reset da UCE, pode desconectar a bateria por alguns minutos e depois é só reconectar.
O problema é que vai perder todos ajustes do carro, do rádio e do relógio, rs!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mapbonalumi
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Jul 2023, 13:43
Cidade: Londrina
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Mensagem não lida por mapbonalumi »

Boa noite pessoal!

Na luta ainda com o Monza!

CO do carro está em 1.80 v sem medir os gases
Borboleta em 0.48 v
Válvula IAC 50.8 de resistência pinos 1 e 2 3 e 4
Bobina impulsora 840 frio e 1060 quente de resistência
Módulo HEI diodo funcionando e 1 de resistência no pino G
Teste de disparo ok no módulo hei
Sensor de temperatura novo
MAP tem massa no pino A
Chega 5 volts no pino C
Pino B retorna 4.5 volts
Isso com meia chave motor parado.
Porém quando ligo o carro, segundo a tabela e fazendo a ligação no multímetro nos pinos B e C teria que marcar de 1 a 1.2 volts, senão indicaria vazamento, e aqui está marcando 3.4 volts, entretanto, não encontrei vazamentos nem entradas falsas de ar

Hoje o carro pegou na primeira partida e andei um pouco, quando chega a dois mil giros ele corta e falha, tem que tirar o pé ou subir a marcha. Passando a marcha ele vai bem até os dois mil de novo isso na reta na subida a conversa muda e se não vir embalado sofre subindo em primeira se trocar a marcha ele amarra, o giro fica em 900 1000 e limpo quando acelera parado.

Parei na rua ficou duas horas desligado e pegou normalmente
Andei uns 15 minutos e parei e, uns 5 minutos depois já liguei e até aí tudo normal, fora a falha acima de 2 mil giros

Parei para almoçar voltei e pronto não pega mais! na verdade pega liga bem alta a rotação e morre, quando pisa ele afoga e morre mais rápido ainda, não segura lenta!
A minha dúvida é que o problema me parece intermitente, ele não funciona 100 por cento, mas funciona de vez em quando e não tem um padrão as vezes frio funciona as vezes não e motor quente mesma coisa. Quantos aterramentos temos nesse carro? Já conferi o da bomba e alguns do cofre
Responder