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Folga na Alavanca de cambio... Alavanca mesmo!

Enviado: 08 Abr 2023, 19:12
por geese howard
Colegas,

Buchas e cruzetas do varão estão ok, o meu problema esta exatamente na alavanca, que tem folga para as 4 direções sem mover o varão.
Existe algum reparo / conserto para esta alavanca ou somente trocando-a?

No caso de troca, me recomendam alguma marca?

Re: Folga na Alavanca de cambio... Alavanca mesmo!

Enviado: 08 Abr 2023, 20:59
por tyo
É essa peça com problema, é só trocar ela. Eu conheço como "pirulito", kkk! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... tOEALw_wcB

Re: Folga na Alavanca de cambio... Alavanca mesmo!

Enviado: 09 Abr 2023, 07:26
por Carlos A. Freire
geese howard escreveu: 08 Abr 2023, 19:12 Colegas,

Buchas e cruzetas do varão estão ok, o meu problema esta exatamente na alavanca, que tem folga para as 4 direções sem mover o varão.
Existe algum reparo / conserto para esta alavanca ou somente trocando-a?

No caso de troca, me recomendam alguma marca?
No que diz a alavanca de câmbio, há alguns problemas que podem acontecer com o tempo e o uso. Um é o pino com a cabeça emborrachada que o Tyo comentou acima, onde perde a parte de borracha, e outro problema é um desgaste em três pinos de metal dentro do mecanismo da alavanca e são responsáveis por cada tipo de movimento da alavanca. Esses pinos pode comprar ou mandar um torneiro mecânico reproduzi-los.

Não foi informado, mas lá no liame tem outro pino (se ainda for original), que também se desgastam e o próprio liame gasta os furos onde vai o acoplamento do varão.

Abs,

Carlos Freire

Re: Folga na Alavanca de cambio... Alavanca mesmo!

Enviado: 09 Abr 2023, 09:29
por geese howard
tyo escreveu: 08 Abr 2023, 20:59 É essa peça com problema, é só trocar ela. Eu conheço como "pirulito", kkk!
Obrigado pela resposta.
Eu esqueci de informar que o “ pirulito” tb foi verificado e esta ok…
Carlos A. Freire escreveu: 09 Abr 2023, 07:26
…e outro problema é um desgaste em três pinos de metal dentro do mecanismo da alavanca e são responsáveis por cada tipo de movimento da alavanca. Esses pinos pode comprar ou mandar um torneiro mecânico reproduzi-los.

Não foi informado, mas lá no liame tem outro pino (se ainda for original), que também se desgastam e o próprio liame gasta os furos onde vai o acoplamento do varão.

Abs,

Carlos Freire
Obrigado também Carlos.
A cruzeta estava perfeita e o liame tb não tem folga.
Acredito que a solução seriam esses pinos de metal da alavanca…
Existe algum guia para desmontagem/reparo ou até mesmo alguém que possa fazer esse serviço aqui em SP??

Não queria fazer a troca da alavanca por uma paralela…

Re: Folga na Alavanca de cambio... Alavanca mesmo!

Enviado: 09 Abr 2023, 11:16
por Carlos A. Freire
O primeiro passo é encontrar os três pinos para comprar. Depois, qualquer reparador ou pessoa com mínimo de conhecimentos em mecânica automotiva consegue trocar essas peças.

Abs,

Carlos Freire

Re: Folga na Alavanca de cambio... Alavanca mesmo!

Enviado: 09 Abr 2023, 16:59
por geese howard
No caso dos pinos eu recorreria a um torneiro para fazer novos mais justos. Agora em relação a desmontagem, eh complicado conseguir alguém com boa vontade para fazer isso, por este motivo solicitei algum tutorial para eu mesmo fazer 🥲

Re: Folga na Alavanca de cambio... Alavanca mesmo!

Enviado: 09 Abr 2023, 17:25
por Carlos A. Freire
Tutorial ou vídeo trocando os pinos da alavanca de câmbio eu nunca vi. Eu mesmo troquei os 3 pinos da alavanca de câmbio, posteriormente, o pino do acoplamento com liame do meu Monza GLS 96, e não foi difícil. Foi por volta de 2014.
Na época tinha folga mas não interferiam nos engates.
Os 4 pinos estavam bem desgastados. Mas até hoje não teve folga em buchas e na cruzeta.
Na troca lembro que usei a lógica e o bom senso pois nunca tinha trocado essas peças.
Só tem que tomar cuidado, pois tem muitos encaixes. Apesar desse trambukafor ser diferente dos modelos até 92 com modelos de 93 em diante, mas o princípio é o mesmo.

Re: Folga na Alavanca de cambio... Alavanca mesmo!

Enviado: 03 Ago 2023, 14:28
por geese howard
Amigos, troquei as buchas do varão, o liame e comprei uma alavanca nova... a folga realmente sumiu. Porém, não tem quem consiga colocar todas as marchas sem esforço.
Último mecânico disse que deixou a ré no limite para 5ª entrar, porem nenhum dessas 2 entra sem uma certa "atenção".

Existe algo que possa ser verificado ou feito para resolver isso?