Bomba d'água de má qualidade?

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Bomba d'água de má qualidade?

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá pessoal tudo bem com vocês?
Aqui vai meu desabafo:
Há cerca de um ano troquei a bomba d'água de meu Vectra por que apresentou vazamento. Há cerca de uns dois meses a bomba apresentou vazamento de novo (não aguentou 5.000km). Qual a única opção? Trocar naturalmente e a loja me informou que apesar de ter dado problema era de boa qualidade da marca Schadek. Pois é a tal bomba de boa qualidade não aturou nem mesmo dois meses. Acontece que tive que fazer manutenção no vecão por conta de um vazamento de óleo no retentor do eixo do comando e quando desmontei toda a frente olha a surpresa! a Tal bomba d'água estava vazando novamente!!! Será que é coincidência ou é uma bomba mesmo?! :oops:
Eu rodei com um Monza uns 8 anos e nunca troquei bomba d'água (80.000 km) Outro Monza rodei mais 6 anos (40.000 km) nunca troquei bomba por vazamento, a cada 3 ou 4 anos eu trocava o kit (bomba, tensor e correia) mas por prevenção.
A que eu tenho no meu Monza MPFI é da marca Nakata, ele não serve de base por que anda muito pouco, mas já tem 6 anos rodando uns 10.000km. Alguém dos colegas tem alguma sugestão? :?:

Gilmar
Abs.
P.S Em todos os casos água com aditivo na proporção recomendada.
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Bomba d'água de má qualidade?

Mensagem não lida por tyo »

Hoje em dia está dificil achar uma bomba boa. Eu gosto bastante das da marca Vetore.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Bomba d'água de má qualidade?

Mensagem não lida por LeoStrop »

Gilmar Martins escreveu: 08 Mar 2023, 18:23 Olá pessoal tudo bem com vocês?
Aqui vai meu desabafo:
Há cerca de um ano troquei a bomba d'água de meu Vectra por que apresentou vazamento. Há cerca de uns dois meses a bomba apresentou vazamento de novo (não aguentou 5.000km). Qual a única opção? Trocar naturalmente e a loja me informou que apesar de ter dado problema era de boa qualidade da marca Schadek. Pois é a tal bomba de boa qualidade não aturou nem mesmo dois meses. Acontece que tive que fazer manutenção no vecão por conta de um vazamento de óleo no retentor do eixo do comando e quando desmontei toda a frente olha a surpresa! a Tal bomba d'água estava vazando novamente!!! Será que é coincidência ou é uma bomba mesmo?! :oops:
Eu rodei com um Monza uns 8 anos e nunca troquei bomba d'água (80.000 km) Outro Monza rodei mais 6 anos (40.000 km) nunca troquei bomba por vazamento, a cada 3 ou 4 anos eu trocava o kit (bomba, tensor e correia) mas por prevenção.
A que eu tenho no meu Monza MPFI é da marca Nakata, ele não serve de base por que anda muito pouco, mas já tem 6 anos rodando uns 10.000km. Alguém dos colegas tem alguma sugestão? :?:

Gilmar
Abs.
P.S Em todos os casos água com aditivo na proporção recomendada.
Também passei por isso recentemente, como muitos, percebi nessa busca que atualmente está complicado a questão das bombas.

No meu caso foi com meu Kadett, toquei a bomba como manutenção preventiva. Era uma Urba e estava no carro desde que tenho ele (4 anos ~ 25 mil km), tinha rotor de plástico e saiu em ótimo estado. Coloquei uma Nakata (rotor de metal), parecia uma boa peça, mas depois de menos de 2 mil km começou a vazar no selo.

Após pesquisar vi outras reclamações de vazamentos em diversas marcas de 1° linha (Nakata, Schadek, SKF, Urba). Resolvi buscar outras opções e encontrei a Nidec, pois pelo que pude perceber parece ser a melhor indicada no momento, junto com a Vetore.

O modelo que comprei era NBA0149, a engrenagem era GM e pelo que pesquisei os rolamentos são INA. O rotor era de plástico apesar de na foto do anúncio ser de metal.

Enfim...fica complicado até de indicar, mas eu iria em uma dessas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba d'água de má qualidade?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal!

Só agora estou entrando na conversa devido ao tópico estar erradamente na seção boteco. Acho que não era para estar aqui.

Vamos lá! Já troquei duas vezes a bomba d'água do meu Monza 94. A primeira foi por vazamento e não me lembro de qual marca era a bomba que deu problema. Na segunda vez foi por causa de ruído, que descobri depois de muita pesquisa era folga no rolamento. Também não me lembro da marca.

Às vezes questionamos a qualidade de um componente e a falha pode não ser dele. Uma correia dentada com excesso de tensão (acho que foi o meu caso na última troca, pois eu já havia notado essa tensão excessiva e fiquei com preguiça de ajustar a correia, pois conseguir mover uma bomba d'água instalada há muito tempo dá trabalho). No caso de vazamento pelo selo, pode ser que o aditivo usado não seja o recomendado. Já li por aí que esse aditivo vermelho (ou rosa) usado nos carros modernos e também por alguns usuários de Monza, não se dá bem com guarnições feitas para o aditivo antigo. Não sei até onde isso é verdadeiro. Mas eu só uso o verde. Dura menos, mas sei que não vai atacar nada no motor.

Então, pode ser que a causa dos vazamentos não seja a bomba em si. Sobre vazamentos da bomba, o que não deixa aparecer vazamentos é a qualidade do selo. Quem fabrica o selo? Alguém sabe?

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Bomba d'água de má qualidade?

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 15 Abr 2023, 10:04 Olá pessoal!

Só agora estou entrando na conversa devido ao tópico estar erradamente na seção boteco. Acho que não era para estar aqui.

Vamos lá! Já troquei duas vezes a bomba d'água do meu Monza 94. A primeira foi por vazamento e não me lembro de qual marca era a bomba que deu problema. Na segunda vez foi por causa de ruído, que descobri depois de muita pesquisa era folga no rolamento. Também não me lembro da marca.

Às vezes questionamos a qualidade de um componente e a falha pode não ser dele. Uma correia dentada com excesso de tensão (acho que foi o meu caso na última troca, pois eu já havia notado essa tensão excessiva e fiquei com preguiça de ajustar a correia, pois conseguir mover uma bomba d'água instalada há muito tempo dá trabalho). No caso de vazamento pelo selo, pode ser que o aditivo usado não seja o recomendado. Já li por aí que esse aditivo vermelho (ou rosa) usado nos carros modernos e também por alguns usuários de Monza, não se dá bem com guarnições feitas para o aditivo antigo. Não sei até onde isso é verdadeiro. Mas eu só uso o verde. Dura menos, mas sei que não vai atacar nada no motor.

Então, pode ser que a causa dos vazamentos não seja a bomba em si. Sobre vazamentos da bomba, o que não deixa aparecer vazamentos é a qualidade do selo. Quem fabrica o selo? Alguém sabe?

Abs
Do aditivo eu já ouvi também sr. Luiz.
Eu uso aqueles inorgânicos, eles duram "só" um ano, mas sei que não atacam plásticos e borrachas.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Bomba d'água de má qualidade?

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Por que deixaram de usar óleo mineral como aditivo? Utilizei 10 anos na minha Caravan e troquei o selo da bomba d'água apenas uma vez logo no que a comprei e nunca mais tive problemas com bomba d'água. Usava também no meu primeiro Monza (85), em 5 anos troquei a bomba apenas uma vez.
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Bomba d'água de má qualidade?

Mensagem não lida por tyo »

Gilmar Martins escreveu: 18 Abr 2023, 21:10 Por que deixaram de usar óleo mineral como aditivo? Utilizei 10 anos na minha Caravan e troquei o selo da bomba d'água apenas uma vez logo no que a comprei e nunca mais tive problemas com bomba d'água. Usava também no meu primeiro Monza (85), em 5 anos troquei a bomba apenas uma vez.
Eu acho que deve ser por conta de poluição que o óleo vai causar na água, Gilmar. Eu nunca consegui achar esse óleo solúvel em autopeças.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba d'água de má qualidade?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Por que deixaram de usar óleo mineral como aditivo? Utilizei 10 anos na minha Caravan e troquei o selo da bomba d'água apenas uma vez logo no que a comprei e nunca mais tive problemas com bomba d'água. Usava também no meu primeiro Monza (85), em 5 anos troquei a bomba apenas uma vez.
Gilmar

Nos carros com sistema de radiador aberto era comum o uso de água potável + óleo solúvel C.

Nos Monzas, que já tinham o sistema selado, nos primeiros anos de fabricação também o manual mandava colocar 25cm³ e água. Em alguns anos o manual mandava acrescentar 3 litros de aditivo etilenoglicol azul em climas frios ou quando o carro tinha ar condicionado. Mandava misturar tudo.
Com o tempo, os manuais mandavam colocar 22 cm³ de óleo C e aditivo.
Em 1991 começou a proibição de misturar óleo solúvel e aditivo, com a explicação de que o aditivo já continha tudo o necessário. Deve ser o aditivo verde.
Esse óleo solúvel C é utilizado por torneiros mecânicos e outros profissionais, para resfriar ferramentas de corte e brocas durante o trabalho.

Mas acho que você não deveria colocar óleo solúvel, tendo em vista o alerta dos manuais de proprietários mais novos.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder