Página 1 de 1

Funcionamento do motor

Enviado: 13 Jun 2022, 14:52
por Igor Azevedo
Boa tarde a todos. Meu Monza tem o motor todo feito, desde virabrequim e pistões até o comando e tuchos novos. Carro no ponto na correia e avançado no distribuidor, porque se eu deixar na marcação o carro fica fraco. Tem problema adiantar muito o ponto? Tem risco de quebra?
Enfim, minha pergunta real não é essa. Independente do ponto do distribuidor, percebe-se que, o carro não tem um funcionamento totalmente linear. Parece meio que pula centelha, motor trambulha um pouco. O que poderia ser? A bobina, vela e cabos são novos, penso que pode ser o distribuidor porquê está com o imã enferrujado. Mas fica a dúvida. Abraços e aguardo resposta.

Re: Funcionamento do motor

Enviado: 13 Jun 2022, 22:16
por Felipe Lichirgu
Vamos lá, amigo!


Primeiramente, tem certeza que a sincronia do motor (vide Correia Dentada) está correta mesmo? Montou com base nas marcações da engrenagem do virabrequim (6h30min, no relógio) alinhado com o "pique" quadrado na bomba de óleo, junto com o comando com as marcas em cima (12h00min, como se fosse num relógio)? Se não, corrija isso primeiro. E aviso que não adianta querer colocar a sincronia com base no pistão no topo, porque não rola nesse motor. Inclusive, esclareço que a sincronia não é 0º ou PMS no pistão. Ali, só siga as marcas e mais nada!

Segundo, no distribuidor, com quantos graus está ajustado? Se estiver com ponto muito adiantado ou atrasado demais, o motor não vai parar em pé. Outra coisa, se estiver fora na correia, não dá acerto no distribuidor. Ajuste com 10º APMS, com pistola estroboscópica. Não vá nessa de ajustar de ouvido que deixará o motor muito fora de ponto e nunca terá um ajuste satisfatório. Na polia de acessórios, a primeira marca da esquerda para direita é de 0º. As seguintes correspondem a cada uma a 2º APMS. A marca do meio (funda) é 10º APMS. Ou se dispor de pistola com seletor de avanço, use como referência a primeira marca. Lembrando que essas posições são válidas, caso a polia não tenha corrido do miolo de borracha (damper) dela. E o ajuste deve ser feito com o circuito fechado nos pinos A+B do conector ALDL com motor em funcionamento e aquecido.

Se estiver certo tudo que mencionei acima, meça a pressão do combustível com o auxílio de um manômetro na linha de pressão (entrada) do TBI. Deve dar 2,0 bares em marcha lenta e acelerando em qualquer RPM. Tolerável entre 1,9 a 2,1 bares. Se fugir disso, para menos, o regulador de pressão pode estar ruim, vazamento na linha de pressão de combustível, ou bomba fraca. Se estiver acima, pode ser obstrução na linha de retornou ou regulador defeituoso.

Faça esses testes e verificações que sugeri. Se não resolver, volte aqui nos conte e te passo outros testes mais aprofundados.

Re: Funcionamento do motor

Enviado: 20 Jul 2022, 21:51
por Alex
Excelentes sugestões, Felipe! Pelo visto entende muito desse motor...

Re: Funcionamento do motor

Enviado: 21 Jul 2022, 18:51
por Luiz Carlos (Rio)
não adianta querer colocar a sincronia com base no pistão no topo, porque não rola nesse motor. Inclusive, esclareço que a sincronia não é 0º ou PMS no pistão. Ali, só siga as marcas e mais nada!
Felipe, quer dizer que quando o pistão está no seu ponto mais alto esse não é o PMS do motor 2.0 do Monza?
Explica pra gente como é isso. E porque seria diferente dos outros motores.

Abs

Re: Funcionamento do motor

Enviado: 21 Jul 2022, 18:58
por Luiz Carlos (Rio)
Carro no ponto na correia e avançado no distribuidor, porque se eu deixar na marcação o carro fica fraco. Tem problema adiantar muito o ponto? Tem risco de quebra?
Igor, se você avançar o ponto do motor paulatinamente, grau por grau, não vai quebrar nada. Vai chegar um ponto onde o motor vai grilar, ou bater pino, como dizem alguns. Aí você volta para o grau onde os grilos cessam.
Como nossos Monzas foram fabricados quando a mistura de etanol na gasolina era em torno de 20% (o manual do meu 94 fala em 21,5% de etanol), acredito que adiantar uns poucos graus no distribuidor vai melhorar o desempenho sem provocar batida de pino. Hoje temos quase 30% de etanol na mistura.
Mas, como disseram os colegas, primeiro você terá de ver o ponto da distribuição e o ponto da ignição (10 graus antes do PMS). Depois você avança grau a grau, de preferência com pistola estroboscópica com escala de avanço própria, pois as marcações do motor acho que vão até 10 graus, não me recordo.

Abs

Re: Funcionamento do motor

Enviado: 22 Jul 2022, 08:53
por tyo
Luiz Carlos (Rio) escreveu: 21 Jul 2022, 18:51
não adianta querer colocar a sincronia com base no pistão no topo, porque não rola nesse motor. Inclusive, esclareço que a sincronia não é 0º ou PMS no pistão. Ali, só siga as marcas e mais nada!
Felipe, quer dizer que quando o pistão está no seu ponto mais alto esse não é o PMS do motor 2.0 do Monza?
Explica pra gente como é isso. E porque seria diferente dos outros motores.

Abs
Não é isso, ele quis dizer que quando a polia está na marca do ponto o pistão não está em PMS, não que o ponto mais alto do pistão não seja o PMS. Mesmo essa questão da marca na polia eu acho que é o PMS sim, as vezes o motor que ele viu estava com folga na chaveta. Eu vou pegar um relógio comparador, quando tiver com tempo e testar isso, kk.