Distribuidor

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Luiz Roberto
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Distribuidor

Mensagem não lida por Luiz Roberto »

Boa tarde!

Esta semana conversando com um mecânico ele comentou que tem como aposentar o distribuidor do Monza 94. Tem que comprar chicote, bobina e o distribuidor da linha Volks.
Será que é possível? Segundo o mesmo o carro fica bom, mais econômico e não tem mais o problema da queima do Módulo HEI

Desde já agradeço.

Obs: Eu já vi que colocam a ignição em Fuscas.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Distribuidor

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Luiz

Verdade, e fica ainda melhor se o distribuidor for de fusquinha. :lol:

Brincadeirinha!

Falando sério agora, o módulo HEI, esse componente que quando é original dura 20 anos ou mais, e que quando não é original não dura nada, é essencial para o desempenho e a economia de combustível do Monza EFI.
Aposto que esse mecânico nem sabe que existem Monzas carburados, com injeção multiponto, com injeção monoponto, com ignição mapeada, não mapeada, etc. Cada um é diferente do outro.

O problema do HEI não original, na minha modesta opinião, é falta de qualidade. Por estar instalado em um lugar quente, os módulos de reposição não aguentam. Pode ser Delphi, Magneti Marelli, Gauss, E-Klass, etc. Não aguentam. Já instalei uns 4 depois que o original pifou.

Já se tentou resolver esse problema instalando o HEI fora do distribuidor, em lugar menos quente. Alguns tiveram sucesso com essa medida.

O módulo HEI tem um papel importante no funcionamento do motor. Ele atua em conjunto com o módulo de injeção eletrônica. Um não vive sem o outro.
Excetuando-se durante a partida. o módulo de injeção e ignição determina o avanço de centelha, e para fazer isso depende do HEI. Até o motor atingir as 500 rpm, o HEI trabalha sozinho nisso, mandando centelha com o avanço inicial, regulado girando o distribuidor para um lado ou para o outro, com ajuda de lâmpada de ponto. Depois das 500 o sistema analisa vários vetores do motor e com isso em mãos determina qual o avanço recomendado.

Nenhuma gambiarra vai funcionar bem, ou mesmo funcionar. Não acredite em qualquer mecânico genérico, desses que trabalham com qualquer tipo de carro. E mecânico especialista em Monza não se encontra mais nem em autorizadas GM. Aliás, autorizadas nem atendem mais Monzas. Eu já passei por isso, quando levei meu carro a uma concessionária aqui no meu bairro e disseram que eu precisava submeter o Monza a um escaner. Mas ele não tinham nem o escaner nem o operador do escaner. :(

É isso.

Nota: distribuidores convencionais, como o do Monza carburado atuam no avanço da centelha levando em conta dois fatores, a rotação e o vácuo no carburador. O distribuidor do fusca atua levando em conta só a rotação. Ele não tem avanço a vácuo. Ou seja, é o distribuidor da linha Volks mais arcaico que existe.

Abs
Luiz Carlos
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Luiz Roberto
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Re: Distribuidor

Mensagem não lida por Luiz Roberto »

Boa noite!

Olá Luiz tudo bem¹olha pesquisando no YouTube até tem um mecânico fazendo essa substituição do distribuidor, mas eu sou um pouco conservador em fazer essa modificação. Só comentando, esse mecânico diz que já trabalhou com carros de Stock Car, mas eu fiquei com a pulga atrás da orelha.
Quanto a colocar o módulo externo acho uma boa alternativa.
Abs e obrigado pelo retorno.
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