Excesso de pressão

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Excesso de pressão

Mensagem não lida por tyo »

Boa noite. A bomba de combustível do meu Monza estava vazando óleo, hoje troquei ela por uma Brosol nova. Fui dar uma volta para testar e ai foi que manifestou o excesso de gasolina, encharcou o carburador. Logo pensei que fosse a agulha, desmontei e não era estava vedando. Ai montei a bomba velha e o problema parou ficou perfeito. Alguém já passou por esse defeito numa bomba mecânica nova? Me parece que está​ com pressão excessiva.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Excesso de pressão

Mensagem não lida por jorgeAP »

Não será a bóia?
Afinal a bomba velha pode ter perdido a pressão pelo vazamentos, daí não força a bóia.
Deste muito tempo prefiro as bombas Nakata, já tive problemas com uma Brosol nova que vazava combustível pelo diafragma.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Excesso de pressão

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tyo

Quem determina a pressão da bomba de combustível é a mola do diafragma e o calço que fica entre a base da bomba e o motor.
Quando uma bomba vai envelhecendo, a mola vai ficando fraca (como toda mola) e o sistema de acionamento sofre um pequeno desgaste.
Isso é suficiente para diminuir a pressão.
A bomba que saiu estava com o calço original? Você instalou a nova com o calço que veio com ela?
Sobre a válvula agulha, às vezes ela parece estar boa mas quando a pressão da bomba aumenta um pouquinho ela deixa passar combustível. Já tive esse problema até com válvula nova.
Se você não conseguir resolver isso, sugiro instalar um desborbulhador (que também reduz a pressão) na entrada do carburador.
Sobre o vazamento de óleo na bomba velha, isso é causado por deficiência de um "O"ring no pino de acionamento.
Nas bombas do meu tempo, que eram desmontáveis, isso era resolvido facilmente, sem precisar comprar uma nova bomba.
Infelizmente hoje em dia tudo é descartável, e isso às vezes causa esse tipo de problema, por não haver uniformidade nas características das peças de vários fabricantes.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Excesso de pressão

Mensagem não lida por tyo »

jorgeAP escreveu: 26 Out 2019, 23:54 Não será a bóia?
Afinal a bomba velha pode ter perdido a pressão pelo vazamentos, daí não força a bóia.
Deste muito tempo prefiro as bombas Nakata, já tive problemas com uma Brosol nova que vazava combustível pelo diafragma.
Não é, a boia não esta furada.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Excesso de pressão

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 27 Out 2019, 08:57 Tyo

Quem determina a pressão da bomba de combustível é a mola do diafragma e o calço que fica entre a base da bomba e o motor.
Quando uma bomba vai envelhecendo, a mola vai ficando fraca (como toda mola) e o sistema de acionamento sofre um pequeno desgaste.
Isso é suficiente para diminuir a pressão.
A bomba que saiu estava com o calço original? Você instalou a nova com o calço que veio com ela?
Sobre a válvula agulha, às vezes ela parece estar boa mas quando a pressão da bomba aumenta um pouquinho ela deixa passar combustível. Já tive esse problema até com válvula nova.
Se você não conseguir resolver isso, sugiro instalar um desborbulhador (que também reduz a pressão) na entrada do carburador.
Sobre o vazamento de óleo na bomba velha, isso é causado por deficiência de um "O"ring no pino de acionamento.
Nas bombas do meu tempo, que eram desmontáveis, isso era resolvido facilmente, sem precisar comprar uma nova bomba.
Infelizmente hoje em dia tudo é descartável, e isso às vezes causa esse tipo de problema, por não haver uniformidade nas características das peças de vários fabricantes.

Abs
Então Luiz, a bomba nova não vem com baquelite novo, só com as juntas o baquelite é o original do carro. Vou fazer isso do desborbulhador mesmo, e realmente as peças de hoje são feitas pra serem jogadas fora.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Excesso de pressão

Mensagem não lida por tyo »

Coloquei o desborbulhador novo, o velho estava trincado por isso estava isolado, e resolveu o problema aparentemente.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Rubenstimoteo1973
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Fev 2024, 07:01
Cidade: São Vicente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Excesso de pressão

Mensagem não lida por Rubenstimoteo1973 »

Olá, bom dia.
Sou novo por aqui, gostaria de saber quanto de pressão (bar), para o diafragma de injeção.
Monza GLS 94 etanol.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Excesso de pressão

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rubenstimoteo1973 escreveu: 29 Fev 2024, 07:07 Olá, bom dia.
Sou novo por aqui, gostaria de saber quanto de pressão (bar), para o diafragma de injeção.
Monza GLS 94 etanol.
Bom dia e seja bem vindo.

Imagino que esteja se referindo a pressão da linha de combustível, que se ajusta no regulador de pressão no TBI.
A pressão é de 2bar para todo EFI e a vazão é de 1,5litros/min.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder