Duvida com Relação a Vulcanização

Assuntos específicos relacionados à acabamentos externos, rodas e pneus.
sfsantos1995
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Jun 2017, 17:22
Cidade: Cerquilho
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Duvida com Relação a Vulcanização

Mensagem não lida por sfsantos1995 »

Pessoal, tudo bem? Comprei 4 unidades de pneus novos Pirelli Cinturato P4, infelizmente acabei fazendo um rasguinho na lateral. Me indicaram fazer vulcanização pois o pneu é novo e o furo é bem pequeno, coisa de meio centimetro. Me garantiram total segurança que posso rodar na estrada normalmente, mas nunca passei por isso então não sei.

Realmente é seguro?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza Classic 89 - 1.8 Álcool
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Duvida com Relação a Vulcanização

Mensagem não lida por dutra s a »

Melhor lugar para perguntar é direto na loja do fabricante. Se ele garantir então está​ tudo certo.

Pela foto não parece ser grave, porém, com um tempo o rasgo aumenta, mas acredito que com muiiiitos anos mesmo.

Não sei hoje em dia, mas a Michelin teve uma época que dava garantia até se subir na guia e rasgar o pneu na cara deles, assim que instalado. Trocava os 4 e colocava 4 novos.

A Pirelli já não sei.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida com Relação a Vulcanização

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Santos
Faltaram alguns dados sobre o dano ao pneu.
O rasgo de meio centímetro atingiu a lona?
O rasgo ocasiona perda de pressão?

Se o dano foi só na borracha, não vejo perigo a curto prazo. A longo prazo a entrada de sujeira e umidade no rasgo poderá afetar a lona interna. A lona é que é responsável pela integridade do pneu.
Nos pneus radiais, quase a totalidade dos pneus usados em automóveis atualmente, as lonas laterais são mais finas que as dos pneus antigos. As laterais dos pneus precisam ser mais flexíveis, já que a banda de rodagem é mais rígida, com cintas de aço.

Você chegou a desmontar o conjunto, para ver por dentro o estrago? Se fez isso, existe dano interno?

O Dutra falou sobre garantia de pneus.
Os meus são Pirelli, e eu já tive pneus substituídos por deformação, dentro da garantia de 5 anos que todo fabricante é obrigado a dar, e também já tive que morrer num pneu novo por um dano parecido ao seu. Só que o rasgo era muito maior e o pneu chegou a formar uma bolha no local, indicando que as lonas foram afetadas.
No caso de defeitos de fabricação, como a deformação (o pneu deixa de ficar totalmente redondo, você nota ao girar a roda com o carro suspenso), eu precisei pagar só pelo desgaste do pneu. Como já tinha rodado mais de 4 anos, os sulcos já estavam com meia altura, e paguei metade do preço do pneu.

Só lembrando: caso o rasgo tenha atingido as lonas, não convém dar chance ao azar. Nossa vida e de nossa família valem mais que um pneu. Ainda mais um Pirelli, que não é dos mais caros. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
sfsantos1995
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Jun 2017, 17:22
Cidade: Cerquilho
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Duvida com Relação a Vulcanização

Mensagem não lida por sfsantos1995 »

Olá pessoal, tudo bem ?

Agradeço muito!! Realmente fiquei preocupado, resolvi fazer a vulcanização e deixar ele como step. Solicitei um novo para deixar rodando.

Muito Obrigado pessoal!!
Monza Classic 89 - 1.8 Álcool
sfsantos1995
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Jun 2017, 17:22
Cidade: Cerquilho
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Duvida com Relação a Vulcanização

Mensagem não lida por sfsantos1995 »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 13 Abr 2019, 09:55
Santos
Faltaram alguns dados sobre o dano ao pneu.
O rasgo de meio centímetro atingiu a lona?
O rasgo ocasiona perda de pressão?

Se o dano foi só na borracha, não vejo perigo a curto prazo. A longo prazo a entrada de sujeira e umidade no rasgo poderá afetar a lona interna. A lona é que é responsável pela integridade do pneu.
Nos pneus radiais, quase a totalidade dos pneus usados em automóveis atualmente, as lonas laterais são mais finas que as dos pneus antigos. As laterais dos pneus precisam ser mais flexíveis, já que a banda de rodagem é mais rígida, com cintas de aço.

Você chegou a desmontar o conjunto, para ver por dentro o estrago? Se fez isso, existe dano interno?

O Dutra falou sobre garantia de pneus.
Os meus são Pirelli, e eu já tive pneus substituídos por deformação, dentro da garantia de 5 anos que todo fabricante é obrigado a dar, e também já tive que morrer num pneu novo por um dano parecido ao seu. Só que o rasgo era muito maior e o pneu chegou a formar uma bolha no local, indicando que as lonas foram afetadas.
No caso de defeitos de fabricação, como a deformação (o pneu deixa de ficar totalmente redondo, você nota ao girar a roda com o carro suspenso), eu precisei pagar só pelo desgaste do pneu. Como já tinha rodado mais de 4 anos, os sulcos já estavam com meia altura, e paguei metade do preço do pneu.

Só lembrando: caso o rasgo tenha atingido as lonas, não convém dar chance ao azar. Nossa vida e de nossa família valem mais que um pneu. Ainda mais um Pirelli, que não é dos mais caros. :lol:

Abs
Luiz ele havia atingido internamente também, não tenho fotos mas o rasgo passou
Monza Classic 89 - 1.8 Álcool
Responder