Carlos A. Freire escreveu:Tanto no analisador de gases da oficina como do empresa de inspeção o filtro da máquina era trocado após algumas análises (quantidade de carros), e não eram muitos carros, para não afetar o resultado final. Lembro de ver carro reprovado e o inspetor trocou o filtro para ver se enquadrava. Isso quando estava perto do limite.
Carlos o filtro é barato mesmo, ate pq é feito do mesmo esquema dos de óleo, o que não é barato é a calibração periódica. A máquina precisa ser calibrada e aferida de tempos em tempos com certa frequência (máquina de uso continuo diário como inspeção veicular), se tu notar vai ver um selo da empresa calibradora no gabinete da máquina. Para quem tem oficina não é o problema, mas a gente precisa confiar se a empresa prestadora de serviço faz sua parte :smt023
Mesmo com o filtro passa um pouco de sujeira e com o tempo se perde a calibração da máquina, imagina milhares de carros fazendo mesmo ritual, chega a um ponto que satura a sonda e perde a referência (assim como uma ponta de prova de um osciloscópio) por onde passa os gases. Assim como é um torquímetro, phmetrimo e etc... É preciso aferir a calibração de tempos em tempos, e ai onde entra a parte da confiança da máquina com a empresa.
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Esclarecendo, não existe relação da queima (resultado final) entre combustíveis... Não interessa o combustível queimado na analise. Os valores são referencial por fator Lambda sempre. Ou seja, fator 1.0 significa estequiométrica para qualquer combustível, álcool, gasolina, GNV, diesel, querosene, propano e etc...
Então se diz 3% de CO tanto faz o combustível queimado. O resultado é sempre o mesmo. 3% CO à gasolina são os mesmo 3% no álcool. Por isso que não se vê descrimação como o Felipe falou antes.
Não podemos confundir a relação AF/R de cada combustível. Ai sim muda, mas a queima é sempre a mesma para qualquer combustível.
Exemplo:
AFR estequiométrica antes da queima.
gasolina: 14.7:1 (gasolina pura 99.9%)
álcool: 9.0:1 (álcool puro 99.9%)
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