Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 624
Registrado em: 21 Jun 2009, 09:24
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por sergioelf »

Diego,

É indispensável que ela tenha controle de velocidade.
A rotativa é mais perigosa para iniciantes, pois, pela falta de experiência pode-se queimar a pintura se ficar muito tempo na mesma área, etc.
Tem também as orbitais que diminuem bastante esse risco, porém, aumentam o tempo de corte e custam mais caro e são ideais para as fases finais de refinamento.
A minha é uma Orbital V-8 Brasil 900w, paguei 450,00, dá uma pesquisada e veja a que melhor vai se encaixar no seu perfil.

Abs
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por vrsilva »

Diego Paiva escreveu:Parece ser boa, mas pra mim... tá meio salgado esse valor.... tava pensando numa coisa mais em conta, heheh! Será que existe? No mercado livre tem umas de 100 reais, kkkkkkkkkk.... capaz de nem ligar qd chegar em casa...
Diego, até pode ser uma politriz dessas baratas do ML, mas veja bem:
Tá é barata, mas barata quanto?
Das meia bocas que eu vi no ML estão por volta de uns 250 reais, lembrando que estou falando de politriz com controle de velocidade, sem isso nem pegue que vai ferrar a pintura...
Beleza, compra uma dessas de "duzentão" e tá feliz, até ela começar a dar problema por esquentar e não aguentar o serviço, MESMO que hobby a maquina deve aguentar, e elas esquentam, e quando esquenta o motor elétrico ele tende a esquentar cada vez mais, isso porque essas maquinas não tem um padrão de qualidade primoroso como uma black'n'decker...
Essas maquinas normalmente não tem rolamentos, ou seja a peça se desgasta, e para trocar? Onde comprar? Cade o distribuidor? Cade a assistencia técnica... as vezes um problema simples nessas máquinas, fazem você simplesmente perder os 250 conto por uma questão tão ..., que numa black'n'decker de 450 não teria acontecido.

Se você tem vontade de ter uma só para seu uso exclusivo, veja bem:
Quantas vezes você pensa que vai polir seu carro?
Eu chuto no máximo 2 vezes.
Porque?
Porque o polimento não é um serviço a ser feito mensalmente, ou semestralmente, ou anualmente como MUITA gente acha, o polimento é um serviço corretivo assim como a repintura, ou seja, faz uma vez, o resultado foi bom? Ótimo.

Então o que faz a pintura se manter se eu não polir ela sempre?

Primeiro, Selar o carro com um boa cera de selamento, ceras de selamento, são ceras que criam filmes de proteção por cima do verniz, protegendo esse das adversidades da natureza, fezes de animais, substancias de arvores. Poeira que fica dias no carro, e pegando sol e cereno, fazendo aquilo COLAR no verniz.
É de EXTREMA IMPORTANCIA selar o carro depois do polimento, se não todo o seu investimento vai pro lixo...

Primeiro começa com a lavagem correta, 2 baldes, luva de micro-fibra, NADA DE LUVA DE CARNEIRO DA PEROLA, aquilo é HORRIVEL SIM... mergulha a luva no balde com shampoo, passa no carro SEM fazer pressão, somente com o peso da luva, fazendo movimentos RETOS, nada de circular, FAZER PEÇA POR PEÇA, depois de finalizar a peça, chacoalhar a luva no balde com agua somente, afim de tirar a sujeira e particulas da luva, para evitar que elas grudadas na luva risquem o carro...

Agora entendem porque os carros são cheios de riscos circulares, comecem a observar os carros pretos nas ruas, verão como são horriveis, todos riscados... sabe porque?
Porque o zémané, pega a cueca velha, achando que é macia só porque nunca fez mal a bagagem dele, aí ele pega o detergente, ou no pior dos casos que eu já ouvi falarem, SABÃO EM PÓ.... gente nunca façam isso... E aí o cabloco lava o carro todo no sol, porque a chapa quente ajuda a tirar a sujeira, porque lavar loça na agua quente ajuda a desengordurar, então a pintura quente é melhor... ANTA...
Pintura quente amolece o verniz, por mais que não acreditem, mas amolece sim... e aí você vem com sua cueca zorba e sabão em pó, esfregando e carregando toda a sujeira em movimentos circulares... querem o que, que o carro fique igual diamanete... só se for na cabeça do lula...

Fazendo a lavagem correta, basta aplicar o selador, depois uma cera para puxar o brilho, de preferencia uma de carnauba, lembrando que a cera de selamento deve ter uma cura de 8 horas quando aplicadas a mão.

Mas qual produto usar... vou citar aqui os que EU uso... ninguém precisa ou deve usar os mesmos, é somente uma indição.

Pra lavagem eu uso o shampoo da 3m, gosto muito dele por ter boa lubricidade, e limpa muito bem, tem um cheirinho gostoso e não retira a cera mesmo limpando muito bem. Não rende muito, da para umas 15 lavagens, na embalagem marca 10, porque a diluição dele é 1 medida da tampa para cada 2l de agua, eles falam em 4l com duas tampa, mas é muito, já lavei o monzão com 2l de agua e 1 tampa de shampoo tranquilo, então daria 20 lavagens, mas não da pois as vezes tem partes com sujeiras mais grossas e é necessário usar uma concentração maior... custa na casa dos 17 reais, 1 frasco comigo dura uns 4 meses.

A luva é uma da que eu comprei no mercado extra, uma verde, tem tentaculos de micro fibra, NUNCA vi riscos feitos por elas quando EU utilizo, ela é um pouco pesada encharcada mas eu gosto assim, só não tentem enfiar a mão dentro que é um saco, não serve pra nada, pois se quiser virar a luva que é bem recomendado virar ela na metade da pela, com ela vestida não tem como.... essa luva acho que custa uns 20 também não me lembro, faz e cumpre o que promete. Desde que utilizada de maneira adequada.

Tenho uns baldes de 4L em casa, uso 1 para o shampoo, e um outro balde qualquer grande para a agua de limpeza da luva, é importante as vezes dependendo da sujeira, bater a agua com a própria mangueira na luva para retirar sujeiras mais densas...

Pra secar eu uso a toalha mágica, nunca tive problemas de riscos com ela também, a minha senão me engano é da luxxcar, deve custar em torno dos 30 reais, ela enxuga MUITO bem... eu apenas coloco ela em cima da pintura, e puxo nas peças mais planas, nas laterais eu dobro ela algumas vezes e vou passando como um pano qualquer, quando ela começar a deixar muita sobra dagua, torço e passo novamente. No começo essa luva decepciona um pouco, pois ela parece ruim, mas eu JURO E PROMETO que depois ela se torna fantástica, quase, QUASE comprei toalhas de banho de fio egipcio para enxugar o carro, custam de 50 a 80 reais, e tem que cortar uma parte delas que podem riscar, são enormes, mas custam caro... caso não confiem na toalha mágica procurem por essas toalhas de fio egipcio da buddmeyer ou da M.martan... da M.martan eu comprei para meu enxoval de casamento, o jogo, toalha maravilhosa...

Depois de enxuto o carro, tem que ser feita a descontaminação, pois passar o selante com a pintura contaminada, além de reduzir o brilho, suja todo o aplicador e dificulta muito a aplicação do selante. O selante eu uso o PLC da lincoln como já disse antes, MUITO bom, custou em torno de 25 reais, vem 500ml que da para várias aplicações, e ele não precisa ser aplicado todo mes, eu apliquei no capo do meu monzão e tem mais de um mes, e ele ainda continua repelindo MUITO bem a agua, sujeira, outro dia deixei o carro debaixo de uma arvore e caiu um monte daqueles pingos de resina, fiquei com medo de não sair na lavagem, porém saiu TUDO...
Pra aplicar eu uso os lenços de polimento da 3m, custam barato e vem 10 no pacote, os lenços são grandes, e da para usar bastante um lenço... o ideal , alias aconselho os aplicadores de espuma, o lenço com o PLC agarra na pintura...

A cera eu ainda não tenho, quero a carnauba premiu da lincoln mesmo...

Pra polir eu to pensando em comprar a politriz, mas penso em fazer serviços em outros carros também, se for pra uso somente meu, eu acho desnecessário, poderia mandar polir em um lugar de confiança depois só manter... acho mais barato e viável do que comprar a maquina para usar uma vez e deixa-la parada. Ela pode até servir para passar o selante, alias ele só tem sua função de selar por vários e vários meses quando aplicado pela politriz mesmo, mas aí vai de cada um se cabe gastar o dinheiro para encerar o carro ou não... Eu penso em comprar para fazer trabalhos profissionais mais adiante, tendo retorno financeiro, tenho vontade de ter um comércio e cuidar de carros é uma coisa realmente gostosa e que vem tendo cada vez mais espaço no mercado. Mas estou com um pouco de dificuldades financeiras por conta do meu casamento que virá ano que vem... então tenho que pensar MUITO bem antes de investir um dinheiro nisso.

Porque o valor não fica só nos 450 reais da politriz, tem que comprar as boinas, pois tem que ter uma boina de corte, uma de refino e uma de lustro, isso SÓ PRO polimento, mais uma boina para a cera/selador, ou seja só aí são 4 boinas, cada uma de 6" custa em média uns 50 reais de marca BOA... essas que vem com a maquina pode jogar fora... E depois tem o disco da boina, tem que comprar o disco, se comprar todas as boinas da mesma marca só precisa de um, mas custa na casa dos 60 reais também, depois tem que ter escova para limpar as boinas. As vezes é necessário mais de uma boina do mesmo tipo, as boinas se desgastam, e por ai vai... Não é tão simples assim... Se colocar tudo isso no lapiz da uma conta alta...

Eu fiz um estudo básico do básico para iniciar no trabalho de detalhamento de pintura automotiva, e vai no minimo 2mil reais... pra começar com produtos baratos, se for pra usar os produtos importados, pode jogar isso vezes 5...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Tem dessa aqui...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... com-6v-_JM

A politriz seria só pra mim... não iria fazer serviço pra ngm de fora (olha que já me pediram).... Mas contando com o monza e com o opala... temos 6 carros em casa. Então a politriz serviria pra todos...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Rafaelo »

polimento com maquina faz muita força e esquenta muito a maquina eu tenho uma dewall profisional especial pra polimento e ela sai "queimando" depois de uma sessao. umas dessas custa 750,00

a questao dessas maquina xiling ling é a durabilidade, nao estou falando a longo prazo e sim no momento do polimento. no forum uma vez apareceu um cara que a dele torrou o carvao devido ao super aquecimento da ferramenta.

sei la essas custo baixo acho desnecessario. 100 é barato demais nao acham?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 624
Registrado em: 21 Jun 2009, 09:24
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por sergioelf »

Rafaelo escreveu:polimento com maquina faz muita força e esquenta muito a maquina eu tenho uma dewall profisional especial pra polimento e ela sai "queimando" depois de uma sessao. umas dessas custa 750,00

a questao dessas maquina xiling ling é a durabilidade, nao estou falando a longo prazo e sim no momento do polimento. no forum uma vez apareceu um cara que a dele torrou o carvao devido ao super aquecimento da ferramenta.

sei la essas custo baixo acho desnecessario. 100 é barato demais nao acham?
2x

Eu iria pelo menos de uma Black Decker básica para não correr o risco de passar raiva. :smt023

Abs
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por vrsilva »

Black'n'Decker é a mais barata, e da conta tranquilo do serviço...
Mas eu ainda volto a perguntar.
Quantas vezes irá polir o carro novamente?

Se for só pra passar cera, acho TOTALMENTE desnecessário... É MUITO melhor pagar para alguém fazer o polimento detalhado, do que, gastar com a maquina e ficar parada... pois como eu disse, o custo não é só a maquina, tem as boinas, produtos, os discos adaptadores, e por ai vai...

São 6 carros, mas e ai, vai gastar dinheiro comprando uma maquina mesmo que uma boa, vai arriscar deixar o carro com o verniz queimado, comprar todo material necessário, só para uso pessoal? Depois disso não irá mais usar a maquina, passar cera ainda é na mão, usar maquina pra passar cera é dispensável. O polimento exige bastante do braço quando feito a mão, e mesmo que com muito esforço não chega no resultado da politriz, porém o risco de detonar é bem menor.
Pagando para um profissional fazer, você tem motivos para cobrar qualidade do serviço, garantia.

Se quer realmente comprar uma e se aventurar, te dou uma dica que ajuda bastante, compra a maquina, compra as boinas, produtos e depois compra um capo de carro de ferro velho, de preferencia pra aquele pior, o que estiver com a pintura queimada, opaca, ou pegue um mais ou menos mesmo, e vá treinando a maquina nessa peça que não tem compromisso, aprender técnicas de lixamento de polimento também é bem interessante agiliza e MUITO o polimento se BEM FEITO. Lixas de 3000 fazem você pular a etapa de corte. Uma lanterna com um LED bem forte também ajuda a visualizar os micro riscos...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 624
Registrado em: 21 Jun 2009, 09:24
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por sergioelf »

vrsilva escreveu:Black'n'Decker é a mais barata, e da conta tranquilo do serviço...
Mas eu ainda volto a perguntar.
Quantas vezes irá polir o carro novamente?

Se for só pra passar cera, acho TOTALMENTE desnecessário... É MUITO melhor pagar para alguém fazer o polimento detalhado, do que, gastar com a maquina e ficar parada... pois como eu disse, o custo não é só a maquina, tem as boinas, produtos, os discos adaptadores, e por ai vai...

São 6 carros, mas e ai, vai gastar dinheiro comprando uma maquina mesmo que uma boa, vai arriscar deixar o carro com o verniz queimado, comprar todo material necessário, só para uso pessoal? Depois disso não irá mais usar a maquina, passar cera ainda é na mão, usar maquina pra passar cera é dispensável. O polimento exige bastante do braço quando feito a mão, e mesmo que com muito esforço não chega no resultado da politriz, porém o risco de detonar é bem menor.
Pagando para um profissional fazer, você tem motivos para cobrar qualidade do serviço, garantia.

Se quer realmente comprar uma e se aventurar, te dou uma dica que ajuda bastante, compra a maquina, compra as boinas, produtos e depois compra um capo de carro de ferro velho, de preferencia pra aquele pior, o que estiver com a pintura queimada, opaca, ou pegue um mais ou menos mesmo, e vá treinando a maquina nessa peça que não tem compromisso, aprender técnicas de lixamento de polimento também é bem interessante agiliza e MUITO o polimento se BEM FEITO. Lixas de 3000 fazem você pular a etapa de corte. Uma lanterna com um LED bem forte também ajuda a visualizar os micro riscos...
Somente para passar cera eu também não compraria, mas não acho que seja essa a intenção do Diego.

Talvez ele mesmo queira fazer um serviço diferenciado nos carros dele somente pelo prazer mesmo de fazer o serviço.
Conforme disse anteriormente já fiz e faço alguns trabalhos para amigos para recuperar a grana de volta e também por hobby, meus carros mesmo não fiz nenhum ainda 100%, já investi ate agora em produtos e equipamentos 3200,00 e acabei de comprar mais 120,00 em boinas, porque as boinas que vem com a roto não são boas e eu já tenho 3 LC diferentes além destas que comprei, então é um brincadeira cara mesmo conforme você disse, mas como tenho vontade de começar um negócio próprio neste ramo e assim como você vejo isso como uma oportunidade.

Abs
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Rafaelo »

é uma maquina que se paga depois rsrsrsrs, toda vez que trocar de carro ou refazer o polimento a maquina ta la guardada é so pegar e trabalhar. eu sou um cara que invisto em maquinario, e uma que se nao querem gastar é essa B&D da conta sem queimar quando começar a pegar carga no polimento. ela so nao aguentaria o pau direto dia a dia nisso... mais pelo menos nao queima quando estiver trabalhando esporadicamente.

alem que pode ganhar um cascalho polimento auto de amigos.

sei la né, um polimento paga um parcela da maquina. se fosse EU e tive-se pouca grana pra gastar compraria a bleck. mandar polir os 6 carro compra uma dewalt profissional e a pintura por mais que seja poliester pelo menos 1x a cada 2 anos precisa de um polimento mais abrasivo. e a maquina poupa muito o braço. tenta fazer um polimento completo no teu carro so no bracinho AHAHAHA 6 etapas completa no carro nao da pra fazer na mao tem que ter uma ferramenta e ela tem que pelo menos aguentar as 6 etapas completas sem queimar. nem to falando em fazer os 6 carros seguidos.

é, novato com a maquina é um perigo queimar principalmente as quinas, ou a maquina travar no momento CARGA. a minha dewall é um mostro de 1400W pesada pra burro, com quase 2CV ja me "arrancou o braço" varias vezes quando ela trava a boina é um perigo. nao se faz peso na maquina so o peso dela é o suficiente. lembro quando poli o omega tava como o popeye, musculo dorolido isso com a maquina detalhe.

minha dica é usar a politriz apenas em areas redondas e planas. as quinas sempre façam a mao, alias se usa os 2 metodo manual e automatizado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder