Câmbio Automático - troca do oleo e filtro
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- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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Câmbio Automático - troca do oleo e filtro
Ola,
Hoje fiz a troca do óleo e filtro do cambio automático em meu Monza.
Segundo o manual, ele indica fazer a troca a cada 35 mil KM, e a cada 10 mil km verificar o nível do óleo.
Meu carro está com 114 mil km, e como comprei a poucos dias, a primeira manutenção que decidi fazer foi no cambio.
Meu cambio tem um funcionamento macio e uniforme.
Abaixo segue itens que devem ser comprados:
6 litros de óleo tipo DEXRON 3 (R$ 100,00)
1 filtro de óleo (R$ 70,00)
1 junta de cárter (R$ 20,00)
1 tubo Cola de Junta 3M
No manual do carro aconselha-se a usar oleo tipo Drexron 2, mas consultei algumas casas de Câmbios Automáticos e me indicaram a utilizar Drexron 3 pois é uma evolução do Drexron 2.
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Detalhe do filtro de óleo e anel do filtro:
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Ferramentas necessárias:
1 chave de boca numero 10 para soltar os parafusos do protetor de carter
1 chave tipo socket numero 13 para soltar os 16 parafusos do carter
1 bacia bem grande para esgotar o óleo
2 cavaletes para deixar a frente do carro levantada
1 macaco hidráulico, ou mecânico
Com todos os itens na mão,
Levante a frente do carro e coloque em cima dos cavaletes.
Procure colocar os cavaletes nas posições originais que o manual pede quando é necessário trocar um pneu.
Depois basta soltar os parafusos do protetor de carter que são 6.
Depois basta soltar os parafusos do carter do cambio,e preste bem atenção no aperto que eles estão quando soltar, pois quando for coloca-los de volta você devera dar a mesma quantidade de aperto.
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Procure soltar os parafusos na ordem de cruz, ou seja primeiro um lado, depois o lado oposto, e assim por diante.
Quando for soltando os parafusos, logo irá começar a cair muito óleo, pois são muitos litros que ali fica armazenado.
Basta ficar com a bacia em baixo.
Depois de soltar todas os parafusos, desça com cuidado o cárter, e tire o filtro que fica pendurado e encaixado no cambio.
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Atente bem para a cor do óleo que está no cárter.
No meu carro o óleo estava bem escuro, mas no fundo do cárter não havia peças metálicas soltas ou fuligem. (Que bom!!!!)
Notem que no meio do cárter, existe um imã, esse imã está lá para que as fuligens das engrenagens do cambio soltam com seu desgaste.
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Detalhe do meu filtro de óleo velho: (impregnado com oleo velho)
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Próximo passo:
Pegue o cárter, e lave com óleo diesel, e finalize com gasolina.
Deixe ele bem limpo e sem fiapos de pano, ele deve ficar bem limpo, observe na foto:
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Detalhe do Imã:
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Agora, vamos passar cola de junta no carter, aguarde uns 10 minutos e cole a junta no carter.
Depois de colar a justa passe novamente a cola de junta, mas agora em cima da junta, como na foto a seguir:
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Limpe bem as bordas do cambio a onde a junta do cárter irá se assentar, observe na foto:
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Depois coloque o novo filtro com o novo anel que acompanha o filtro novo.
Coloque o cárter no lugar.
Aperte todos os parafusos com a mão, logo em seguida comesse a apertar em forma de cruz, e com a mesma força que você percebeu quando soltou os parafusos.
Feito isso, de um novo reaperto bem de leve, para certificar se todos os parafusos estarão com a mesmo torque.
Segue foto dele montado:
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Coloque 5 litros de óleo pela vareta de medição, utilize um funil.
Tire o carros dos cavaletes.
Ligue o motor
Engate o D, depois engate o R, e repita isso umas 3 vezes.
Com o carro ligado e o cambio na posição N, coloque a vareta do medidor de novel de óleo, e ja com o motor quase quente (temperatura normal de funcionamento, veja se o nive do óleo já está no máximo ou próximo do máximo.
OBS: Na vareta do óleo note que existe uma numeração 92º que é a medida de óleo que deve-se estar no máximo quando o motor está quente.
Verifique se não há nenhum vazamento no cárter.
Vá dar uma volta com o carro, mas sem acelerar muito forte.
No meu carro logo no primeiro momento percebi que as trocas de marchas ficaram mais macias, e algumas vezes imperceptível.
Depois verifique o nível novamente, se necessário complete.
Um grande abraço a todos!
Hoje fiz a troca do óleo e filtro do cambio automático em meu Monza.
Segundo o manual, ele indica fazer a troca a cada 35 mil KM, e a cada 10 mil km verificar o nível do óleo.
Meu carro está com 114 mil km, e como comprei a poucos dias, a primeira manutenção que decidi fazer foi no cambio.
Meu cambio tem um funcionamento macio e uniforme.
Abaixo segue itens que devem ser comprados:
6 litros de óleo tipo DEXRON 3 (R$ 100,00)
1 filtro de óleo (R$ 70,00)
1 junta de cárter (R$ 20,00)
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No manual do carro aconselha-se a usar oleo tipo Drexron 2, mas consultei algumas casas de Câmbios Automáticos e me indicaram a utilizar Drexron 3 pois é uma evolução do Drexron 2.
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Detalhe do filtro de óleo e anel do filtro:
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1 chave tipo socket numero 13 para soltar os 16 parafusos do carter
1 bacia bem grande para esgotar o óleo
2 cavaletes para deixar a frente do carro levantada
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Levante a frente do carro e coloque em cima dos cavaletes.
Procure colocar os cavaletes nas posições originais que o manual pede quando é necessário trocar um pneu.
Depois basta soltar os parafusos do protetor de carter que são 6.
Depois basta soltar os parafusos do carter do cambio,e preste bem atenção no aperto que eles estão quando soltar, pois quando for coloca-los de volta você devera dar a mesma quantidade de aperto.
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Quando for soltando os parafusos, logo irá começar a cair muito óleo, pois são muitos litros que ali fica armazenado.
Basta ficar com a bacia em baixo.
Depois de soltar todas os parafusos, desça com cuidado o cárter, e tire o filtro que fica pendurado e encaixado no cambio.
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Atente bem para a cor do óleo que está no cárter.
No meu carro o óleo estava bem escuro, mas no fundo do cárter não havia peças metálicas soltas ou fuligem. (Que bom!!!!)
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Próximo passo:
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Agora, vamos passar cola de junta no carter, aguarde uns 10 minutos e cole a junta no carter.
Depois de colar a justa passe novamente a cola de junta, mas agora em cima da junta, como na foto a seguir:
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Limpe bem as bordas do cambio a onde a junta do cárter irá se assentar, observe na foto:
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Depois coloque o novo filtro com o novo anel que acompanha o filtro novo.
Coloque o cárter no lugar.
Aperte todos os parafusos com a mão, logo em seguida comesse a apertar em forma de cruz, e com a mesma força que você percebeu quando soltou os parafusos.
Feito isso, de um novo reaperto bem de leve, para certificar se todos os parafusos estarão com a mesmo torque.
Segue foto dele montado:
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Tire o carros dos cavaletes.
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OBS: Na vareta do óleo note que existe uma numeração 92º que é a medida de óleo que deve-se estar no máximo quando o motor está quente.
Verifique se não há nenhum vazamento no cárter.
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No meu carro logo no primeiro momento percebi que as trocas de marchas ficaram mais macias, e algumas vezes imperceptível.
Depois verifique o nível novamente, se necessário complete.
Um grande abraço a todos!
Editado pela última vez por vitor nonato em 08 Jun 2012, 23:04, em um total de 1 vez.
Atenciosamente:
Vitor Nonato
Monza SL/E 2.0 EFI 91/92 Gasolina Automático
Opala Diplomata 4.1 87/87 Álcool Automático
Chrysler Stratus LX 2.0 97/97 Gasolina Mecânico
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Re: Cambio automatico - troca do oleo e filro.
Ótimo tutorial! Parabéns. Esse vou guardar para a próxima troca de óleo, onde quero eu mesmo fazer a troca do filtro.
Parabéns!
Parabéns!
Visite meus tópicos de restauração:
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
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http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
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Re: Cambio automatico - troca do oleo e filro.
E um serviço simples.
Basta tomar os cuidados mencionados no tutorial.
Pois para manter a saúde de um cambio automático basta sempre trocar o óleo, que a vida dele é longa!
Um abraço
Basta tomar os cuidados mencionados no tutorial.
Pois para manter a saúde de um cambio automático basta sempre trocar o óleo, que a vida dele é longa!
Um abraço
Atenciosamente:
Vitor Nonato
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Re: Cambio automatico - troca do oleo e filro.
Ótimo tutorial, não tinha visto nada parecido aqui no fórum até hoje. Como você falou tendo atenção ao óleo essa caixa dura décadas. Parabéns pela iniciativa.
Assim como o Evandro Monza SR pretendo eu mesmo fazer a próxima troca de óleo, que será daqui a 1 ano e meio mais ou menos.
Uma dúvida apenas, é realmente seguro utilizar dexron 3 ? Utilizo tanto na caixa de marcha quanto na DH o Dexron II, pelo menos pra mim tenho grande facilidade de encontrar esse óleo aqui no Ceará.
Assim como o Evandro Monza SR pretendo eu mesmo fazer a próxima troca de óleo, que será daqui a 1 ano e meio mais ou menos.
Uma dúvida apenas, é realmente seguro utilizar dexron 3 ? Utilizo tanto na caixa de marcha quanto na DH o Dexron II, pelo menos pra mim tenho grande facilidade de encontrar esse óleo aqui no Ceará.
- Carlos A. Freire
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Re: Câmbio Automático - troca do oleo e filtro
Vale lembrar que dentro do conversor de torque fica óleo que não sai ao esgotar pelo carter do câmbio. Amigos meus com Monza de transmissão automática, fazem a troca duas vezes para minimizar a quantidade de óleo antigo dentro da transmissão.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Câmbio Automático - troca do oleo e filtro
Complementando a resposta do Carlos Freire, vale lembrar que ficam 2,5 l de óleo Dexron II no conversor e engrenagens, que será misturado com o Dexron III, formando uma mistura estranha a qualquer sistema de transmissão. Existe aqui um tópico de um monzeiro que é vendedor de óleo e especialista no assunto e o mesmo diz que o Dexron III NÃO é uma "evolução" do Dexron II, apenas foram criados para aplicações diferentes. O amigo deve tomar cuidado com "especialistas" que querem vender o único tipo de óleo ATF que está no estoque deles e elaboram teorias de botequim para vender seu produto, desconsiderando anos de estudos dos engenheiros e químicos que criaram o óleo para uma aplicação específica, levando em conta materiais e condições de trabalho de cada caixa de marcha. Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos aí.
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- Carlos A. Freire
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Re: Câmbio Automático - troca do oleo e filtro
jlbalter escreveu:Complementando a resposta do Carlos Freire, vale lembrar que ficam 2,5 l de óleo Dexron II no conversor e engrenagens, que será misturado com o Dexron III, formando uma mistura estranha a qualquer sistema de transmissão. Existe aqui um tópico de um monzeiro que é vendedor de óleo e especialista no assunto e o mesmo diz que o Dexron III NÃO é uma "evolução" do Dexron II, apenas foram criados para aplicações diferentes. O amigo deve tomar cuidado com "especialistas" que querem vender o único tipo de óleo ATF que está no estoque deles e elaboram teorias de botequim para vender seu produto, desconsiderando anos de estudos dos engenheiros e químicos que criaram o óleo para uma aplicação específica, levando em conta materiais e condições de trabalho de cada caixa de marcha. Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos aí.
Bem lembrado!
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Re: Câmbio Automático - troca do oleo e filtro
Era o que eu imaginava, mas não tinha conhecimento suficiente para falar como o amigo jlbalter. Sendo assim aconselharia ao monzeiro vitor nonato que refizesse a troca de óleo aplicando o óleo Dexron II. O mecânico que efetuou a troca do óleo da caixa do meu carro disse que conseguia retirar mais óleo ligando o carro e deixando a caixa expelir o óleo pela mangueira que vai pro radiador, só após isso ele retirava o carter para escorrer mais óleo. Dessa forma coube 6 l de óleo novo. Infelizmente não pude acompanhar o serviço pessoalmente para bater fotos e dar mais detalhes.jlbalter escreveu:Complementando a resposta do Carlos Freire, vale lembrar que ficam 2,5 l de óleo Dexron II no conversor e engrenagens, que será misturado com o Dexron III, formando uma mistura estranha a qualquer sistema de transmissão. Existe aqui um tópico de um monzeiro que é vendedor de óleo e especialista no assunto e o mesmo diz que o Dexron III NÃO é uma "evolução" do Dexron II, apenas foram criados para aplicações diferentes. O amigo deve tomar cuidado com "especialistas" que querem vender o único tipo de óleo ATF que está no estoque deles e elaboram teorias de botequim para vender seu produto, desconsiderando anos de estudos dos engenheiros e químicos que criaram o óleo para uma aplicação específica, levando em conta materiais e condições de trabalho de cada caixa de marcha. Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos aí.