ventoinha do radiador num funfa

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Danilo_m85
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Mar 2011, 01:14
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por Danilo_m85 »

bom dia... amigos...tô com um problema na ventoinha do radiador..... parou de funfar....e eu notei que o fusivel de numero 8 está queimando, vc troca ele até derrete...coloqei um de 30 A ... nada adiantou...ele tá derretendo...tô desconfiado ke possa ser o porta fusivel..... mais não tô axando um meio prá tirar a caixa de fusíveis....
vcs sabem se tem ke desmontar o painel!??? e o ke mais manda o fusível 8 ??????????
algem me ajudar por favor!???

mto obrigado! um bom donimgo a todos!...
Imagem

Monza 1.8 SL/E 1985 adquirido em 1991, todo original, motor nunca foi aberto!! além do conforto...excelente carango!!!
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 509
Registrado em: 04 Jan 2010, 15:21
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por Jose JJ »

Cara, venho tendo um problema parecido. Há um tempo atrás os fios da ventoinha na caixa de fusíveis começaram a tostar, troquei os os fios velhos por outros, aí resolveu. Mas na semana passada, outro problema: qd o marcador da temperatura chegava na metade, acendia a luz de temperatura ao invés da ventoinha. Levei o carro no eletricista e ele fez uma ligação meio "direta" e disse que por enquanto resolve, mas que é bom parar o carro o mais rápido possivel pra refazer toda a instalação da caixa de fusíveis, que está feia mesmo. :(
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por waldir »

Danilo_m85 escreveu:bom dia... amigos...tô com um problema na ventoinha do radiador..... parou de funfar....e eu notei que o fusivel de numero 8 está queimando, vc troca ele até derrete...coloqei um de 30 A ... nada adiantou...ele tá derretendo...tô desconfiado ke possa ser o porta fusivel..... mais não tô axando um meio prá tirar a caixa de fusíveis....
vcs sabem se tem ke desmontar o painel!??? e o ke mais manda o fusível 8 ??????????
algem me ajudar por favor!???

mto obrigado! um bom donimgo a todos!...
Danilo,
costuma ter 2 parafusos mais ou menos na indicação em vermelho
depois tem uma aba central indicado na seta verde... coloque uma chave de fenda e abaixe-a empurrando a cx para tras... as duas abas seta azul são de apoio

Não coloque fuziveis acima do indicado pq 'piriga' por fogo no carro

A foto abaixo eu peguei do manual do 1985 no Monza Clube

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Danilo_m85
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Mar 2011, 01:14
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por Danilo_m85 »

PROBLEMA ENCONTRADO E RESOLVIDOOO!!!

Jose JJ, amigo... o problema eh qe a caixa de fusível do monza mais precisamente o fusível de número 8, não é apropriado para ligar o ventilador da ventoinha.....o porta fusível não suporta qualker fusivel, vai derreter qualqer fusível qe é colocado.... isso foi um grande erro da GM....
eu passei os fios por de trás e ligei num DISJUNTOR TÉRMICO DE 30 A !!! .... já era..... problema solucionado....

WALDIR.... mto obrigado cara....fico mto agradecido!!! sua imagem e sua instrução foi de extrema importância para ke eu desmontasse esse painel ......hehehehehe


ufaaa...dpois de um domingo de trabalho intenso ... taá ai meu monzão pronto prá outra....

mto obrigado pessoal!!!! sem a ajuda de vcs eu não teria consegido.... :)
Imagem

Monza 1.8 SL/E 1985 adquirido em 1991, todo original, motor nunca foi aberto!! além do conforto...excelente carango!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17762
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em geral, quando o fusível derrete sem abrir ou abre mas derreteu antes, o defeito está em mau contato no porta fusível ou no chicote onde ele protege.

Seu Monza já tem 26 anos... com esse tempo, não pode ser considerado um erro da montadora...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Danilo_m85
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Mar 2011, 01:14
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por Danilo_m85 »

compreendo caro amigo.... porém o problema é que mesmo que seja trocado o porta fusível....o circuito sendo só pro ventilador...... ele vai esquentar da mesma forma!!!!....acaba que derretendo o fusível mas não queima entende!?
penso que um disjuntor térmico faz a função do fusível sem problema algum....
abraços
Imagem

Monza 1.8 SL/E 1985 adquirido em 1991, todo original, motor nunca foi aberto!! além do conforto...excelente carango!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17762
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Então, continuo a dizer que se esquenta é por que há mau contato o que causa resistência e aquecimento ao circuito que o fusível está protegendo. Tenho amigos do Monza Clube com Monza 83 com Monza 86, Monza 90 e diversos outros Monza e não tem esse problema por qual está passando.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Danilo_m85
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Mar 2011, 01:14
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ventoinha do radiador num funfa

Mensagem não lida por Danilo_m85 »

então...pode ser também o motor estava um pouco enfraquecido....já não estava girando como há algum tempo atrás.....hoje comprei outro motorzinho prá ventooinha... troquei....o carro ta trabalhando em temperatura mais baixa...tah refrigernado mais.... pode ser que essse seria o problema de eskentar, pois já havia trocado o porta fusível anteriormente sem sucesso.....
mais ainda continuei com a idéia do disjuntor térmico... hehehe...vamos ver se não vai dar problema.....
abraçosss obrigado!
Imagem

Monza 1.8 SL/E 1985 adquirido em 1991, todo original, motor nunca foi aberto!! além do conforto...excelente carango!!!
Responder